sexta-feira, maio 16, 2014

Dilma vai resolver crise na "Cepisa" e concluir porto de mar de Luis Correia

Aplaudida com entusiasmo pelas mais de duas mil pessoas presentes ao Teresina Hall, na zona Leste de Teresina, a presidente da República, Dilma Rousseff, decidiu roubar o discurso da oposição. Prometeu resolver a crise na “Cepisa” e concluir o porto de mar de Luis Correia - que Dilma assegurou estar incluído do Programa de Aceleração do Crescimento em vigor.

Depois de anunciar que o Pronatec vai ser um programa de qualificação permanente, para capacitar milhões de brasileiros para o trabalho, Dilma afirmou que o Piauí integra a MAPITOBA, a maior fronteira agrícola do Brasil, a região que mais vai crescer no país - que tem o formato de um grão de feijão e é formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. O Piauí, segundo a presidente, necessita de um suporte energético à altura desse crescimento.

“O Piauí vai ter agricultura altamente desenvolvida, somos ricos em minérios e outros setores. Mas para isso são necessárias duas coisas: ter muita gente formada em áreas técnicas e energia de qualidade. A gente não se desenvolve sem energia. Quero assegurar que meu governo vai garantir que a Cepisa vai estar a altura das necessidades de crescimento do Piauí”, prometeu.

“A segunda coisa que quero assegurar é que o Piauí tem todas as condições necessárias para ter um porto marítimo e um fluvial. Estamos atentos a Luís Correia e colocamos a cidade no PAC vigente. Estamos avaliando investimento em Luis Correia”.
Autoridades durante a formatura do Pronatec, em TeresinaNa primeira parte do discurso, Dilma se reportou ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em 4 mil municípios, com investimentos de mais de R$ 14 milhões. 

Com a formatura nesta sexta-feira (16) de mais 1.500 alunos, com a entrega de certificados dos 73 cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa, o novo recorde do país, o Piauí alcança mais de 3 mil alunos formados.

"São mais de 154 mil pessoas matriculadas nos cursos do Pronatec. O Piauí, sem sombra de dúvida, será um dos estados com a maior taxa de crescimento econômico”, acrescentou a presidente, destacando a dedicação dos professores e o esforço das famílias para manter os filhos estudando.

O ministro da Educação, Henrique Paim, que também veio ao Piauí elogiou a qualidade do ensino no estado e destacou a Escola Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves, segundo ele, um exemplo de ensino de qualidade para o Brasil. "No Piauí já temos R$ 322 milhões sendo investidos no Pronatec até o final de 2014", contabilizou o ministro.

“Sou suspeito para falar desse belíssimo programa. O Pronatec tem revolucionado a vida de muitos jovens", afirmou o governador Zé Filho, que foi objetivo no discurso. Zé Filho afirmou que não pretendia repetir os pedidos feitos a presidente Dilma, pois essa já havia garantido atendê-los, após o governador ter renovados esses pleitos à presidente.

SOS Teresina

Primeiro a discursar, o prefeito de Teresina, Firmino Filho lançou o SOS Teresina, quando pediu a ajuda da presidente para resolver o problema da urgência e emergência na capital. “Teresina pede socorro... Chegamos ao ponto de comprometer 33 por cento de nossas receitas como o financiamento da saúde. Teresina é a cidade que mais gasta com saúde. Uma situação que chegou a se tornar insuportável”, lamentou.

Antes de encerrar sua fala, a presidente Dilma fez um pedido aos formandos. “Só quero pedir que todos que continuem estudando. Nem a presidente da República pode parar de estudar, de aprender. Esta é a primeira leva, os pioneiros desse programa, é a primeira geração pronatequiana, como disse um formando no Pará. O mundo é movido pelos técnicos, vocês, que empurram o país para a qualidade, para a capacidade de trabalho de seus habitantes. Vocês são vencedores e o Brasil precisa de cada um de vocês. Um beijo no coração de cada um, de cada uma”, finalizou a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog