segunda-feira, maio 06, 2013

Ex-deputado é eleito para a Academia Piauiense de Letras

Foi eleito no sábado(4) para a Academia Piauiense de Letras, o escritor, economista e político Homero Ferreira Castelo Branco Neto. Natural de Amarante, Homero foi deputado estadual pelo Piauí e começou sua carreira política na época de estudante universitário. Em 1974 foi eleito deputado estadual pela ARENA. Eleito suplente nos pleitos de 1978, 1982, 1986 e 1990, chegou a exercer o mandato por força de convocação filiando-se sucessivamente ao PDS e ao PFL.3



Eleito mais uma vez suplente de deputado estadual em 1994, foi efetivado por conta da eleição de parlamentares para o cargo de prefeito em 1996 reelegendo-se deputado estadual em 1998 e 2002, não sendo vitorioso em 2006.



Formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará com cursos de extensão realizados em Atlanta (EUA) e Monterrey (México). Foi assessor técnico da Assembleia Legislativa, coordenador de Planejamento e chefe de gabinete da prefeitura de Teresina, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e presidente do Jóquei Clube do Piauí.



O mais novo imortal piauiense foi eleito para ocupar a cadeira de número 31, vaga com a morte, aos 95 anos, do acadêmico Júlio Romão, O escritor foi um dos pioneiros nos movimentos pela luta da igualdade racial no Brasil. Em 2010, Júlio Romão recebeu da Universidade Federal do Piauí o título de Doutor Honoris Causa.



Homero Castello Branco teve 34 votos dos 39, sendo que 5 se abstiveram. Disputavam também a vaga os escritores Macário Galdino Oliveira e Marcos Oliveira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog