Dentro das matérias colhidas pela equipe de reportagem do Ministério da Saúde, o depoimento do médico João Bosco Neto – que, desde o dia primeiro de março deste ano, atende cerca de 200 pessoas por semana na comunidade Buriti Alegre, em Beneditinos, Norte do Piauí, por meio do Provab – foi selecionado para veiculação na rádio oficial do órgão.
"O nosso maior desejo é poder melhorar a condição de vida, a qualidade de saúde e o atendimento a essas pessoas que precisam e o Provab, ele pode proporcionar isso, interiorizando o médico", disse João Bosco Neto.
Segundo dados do Ministério da Saúde, este ano, 131 médicos estão trabalhando em diversos municípios do Piauí, por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica. No Brasil, 4.400 médicos atuam em diversas comunidades carentes.
Leia a locução do programa completa:
LOC/REPÓRTER: Apenas 100 quilômetros separam o município de Beneditinos da capital Teresina, no Estado do Piauí. Mesmo assim, Beneditinos sempre enfrentou dificuldades para contratar médicos na zona rural, por conta do difícil acesso. A região é cortada por um rio e composta por 12 povoados, distantes até mais de 50 quilômetros da sede do município. Mas isso não é problema para o médico João Bosco Neto que, desde o dia primeiro de março deste ano, atende cerca de 200 pessoas por semana na comunidade Buriti Alegre, por meio do Provab, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica.
TEC/SONORA: João Bosco Neto, médico do Provab.
"E o nosso maior desejo é poder melhorar a condição de vida, a qualidade de saúde e o atendimento a essas pessoas que precisam e o Provab, ele pode proporcionar isso, interiorizando o médico".
LOC/REPÓRTER: A cidade de Beneditinos está participando do Provab pela segunda vez. A secretária de Saúde do município, Leopoldina Cipriano, comemora a chegada do médico João Bosco e diz que o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica só traz vantagens para o município.
TEC/SONORA:Leopoldina Cipriano Feitosa, secretária municipal de saúde de Beneditinos / PI.
"O profissional está indo para mais próximo da população. O que eu acho que é o intuito da Atenção Básica: estar próximo, levando a saúde pra próximo da população. Eu acho que o Provab vem para nos contemplar e contemplar a população com um serviço de melhor qualidade".
LOC/REPÓRTER: Este ano, 131 médicos estão trabalhando em diversos municípios do Piauí, por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, coordenado pelo Ministério da Saúde. No Brasil, quatro mil e quatrocentos médicos estão atendendo pessoas carentes em zonas rurais e periferias de cidades em todos os estados. Quer saber mais sobre o Provab? Então acesse: www.saude.gov.br
Reportagem, Ana Cláudia Amorim
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog