terça-feira, abril 30, 2013

Cachaça 51 aparece na série de TV americana de grande sucesso


51A famosa cachaça brasileira 51 fez uma ação de marketing no seriado The Big Bang Theory, que está entre os que fazem maior sucesso nos EUA.
A garrafa apareceu por três vezes no cenário durante episódio que foi ao ar na última quinta-feira no país e vai ao ar nesta quarta-feira no Brasil, na Warner Channel.
Durante a transmissão, a garrafa de 51 foi vista por nada menos que 15,05 milhões de norte-americanos, informa a Exame.
Cachaça 51
Cachaça 51 é uma marca brasileira de cachaça, líder em vendas do mercado. É produzida pela Companhia Müller de Bebidas desde 1951, razão da origem do nome. Sua sede operacional fica na cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo, sendo que seus conhecidos tonéis ficam à margem da Pista Sul da Rodovia Anhanguera, a SP-330, no Km 210, na conhecida Unidade Taboão

Dilma apresentará nova proposta sobre destinação dos royalties


A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (29) que enviará ao Congresso Nacional uma nova proposta sobre o uso integral dos royalties do petróleo da camada pré-sal na área da educação. A Medida Provisória (MP) 592 perderá validade no dia 12 de maio, caso não seja votada no Congresso. A comissão mista que analisa a proposta não chegou a acordo para a votação e decidiu adiá-la até que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifeste a respeito das regras de divisão dos royalties.

“Nessa questão da educação, somos teimosos, somos insistentes, e vamos enviar uma nova proposta para uso dos recursos, royalties, participações especiais e o recurso do pré-sal, para serem gastos exclusivamente na educação. O Brasil precisa de duas coisas para melhorar a educação: da vontade de todos nós, a vontade política do governo e a paixão das famílias, mas também precisa de recursos”, disse a presidenta durante discurso em Campo Grande. Ela participou da entrega de chaves de 300 ônibus escolares para transporte crianças e jovens da zona rural de 78 municípios de Mato Grosso do Sul.

Dilma Rousseff recebeu o título de cidadã sul-mato-grossense da Assembleia Legislativa do estado e ressaltou que nenhum país do mundo se torna desenvolvido sem educação em tempo integral. A presidenta disse que o governo e as famílias devem valorizar a educação desde a creche, onde, segundo ela, as desigualdades começam a ser combatidas, com as crianças recebendo os mesmos incentivos e estímulos educacionais. Depois, segundo ela, é preciso buscar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos, para que o desenvolvimento posterior se torne mais fácil.

A presidenta disse, no fim de seu pronunciamento, que o país tem avançado e deixado para trás o complexo de vira-lata. “Nós mudamos, somos respeitados no mundo, somos um país forte, somos uma das maiores economias, temos uma agricultura forte e competitiva, uma indústria forte e competitiva, temos uma população trabalhadora, capaz, que não desiste nunca, que entra pra ganhar. Nesses últimos dez anos, enterramos o complexo de vira-lata. Vamos aproveitar, levantar bem o nariz e ter muita autoconfiança, porque nós somos de um país vencedor”.

Wilson defende compensação de perdas

Governador Wilson Martins discursa durante reunião com prefeitosA ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, anunciou uma compensação financeira a Estados e Municípios pelas perdas de receitas. Foi durante o “Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas-Piauí”, que aconteceu nesta terça-feira (30), em Teresina. O governador Wilson Martins conversou pessoalmente com Salvatti a sobre a preocupação dos Estados e municípios em relação à queda das receitas, decorrente da política de desoneração dos impostos implementada pelo Governo Federal.

“Houve uma série de desonerações, que afetaram, sobretudo, os repasses constitucionais, com repercussão negativa do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e também do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para se ter ideia, o Piauí recebeu nesse mês de abril, algo em torno de 14,21% a menos, nominalmente, do que recebeu em abril de 2012. Isso é algo muito grave porque as despesas aumentam, aumentaram contratação de pessoal, custeio e repasse para os outros poderes, por outro lado, houve uma queda de receita”, lamenta o governador do Piauí. 

Segundo Wilson, desde que assumiu o governo do Estado, em 2010, nunca tinha sofrido uma queda da receita do ICMS, sendo que no mês de março a arrecadação do imposto foi negativa, nominalmente, em relação ao mês de março de 2012. “Tratamos dessa compensação. Torna-se absolutamente inviável a gestão pública quando há queda de receita. Estamos trabalhando sempre com um limite para não correr risco de comprometer o pagamento dos servidores públicos, dos fornecedores e das obras, realizando uma programação que até dá uma certa segurança, mas muitos prefeitos não se cuidaram e estão passando por muitas dificuldades”, comenta.

Para Martins, é preciso que ocorram mais reuniões como a que aconteceu hoje, entre o Governo Federal, Estadual e municípios, para que “se coloque na mesa” propostas efetivas, que resultem em compensações. “O Governo Federal faz a sua parte, desonera, mas nós estamos pagando também uma conta muito cara por conta disso. Como temos uma parceria importante com o governo da presidenta Dilma, vamos encontrar os caminhos e essa reunião é fundamental para isso”, afirma o governador. 

 

Fonteles questiona oito decisões do Supremo

1- Fidelidade partidária. Supremo disse que mudança de partidos significa perda de mandato, mas Fonteles diz que a Constituição não prevê isso.

2- Verticalização das eleições. Emenda do Congresso para que as coligações estaduais respeitassem a coerência das nacionais não valeu para a mesma eleição em que foi aprovada a mudança. “Mas a resolução deles sobre a fidelidade partidária foi feita no mesmo ano e valeu.”

3- Uso de células-tronco embrionárias para pesquisa. STF não julgou outra Adin à Lei de Biossegurança semelhante por suposto temor das multinacionais dos transgênicos.

4- Aborto de anencéfalos. STF criou uma possibilidade de aborto além do que está no Código Penal, que só pode ser modificado pelos parlamentares.

5- Royalties. O ministro Luiz Fux decidiu suspender a votação do veto aos royalties. Depois, em 2013, com a retomada da votação, a ministra Cármen Lúcia suspendeu a lei aprovada pelo Congresso.

6- Partidos políticos. Ministro Gilmar Mendes suspendeu liminarmente sessão do Senado que analisa projeto para limitar o funcionamento dos novos partidos políticos.

7- União homoafetiva. STF criou interpretação da Constituição em vez de deixar a votação para o Congresso, como aconteceu na França

8- Suspensão de votações como vetos e royalties.
Fonte: Nazareno Fonteles, autor da PEC 33

Mais polêmica

9- Reservas indígenas. STF declarou legal a demarcação da Raposa Serra do Sol, mas, sem ser questionado sobre isso, criou 19 condições para a terra indígena. Ministério Público recorreu.

10- Mensalão. STF determinou a perda imediata dos mandatos dos deputados condenados, apesar de o artigo 55 da Constituição ser contrário à medida.
 

Cinco mortos no assalto à agência do Banco do Brasil em Miguel Alves


Quatro assaltantes e o gerente mortos, foi o saldo de uma tentativa de assalto à agência do Banco do Brasil de Miguel Alves, a 118 Km de Teresina, no final da manhã desta terça-feira (30). Oito bandidos fortemente armados tentaram assaltar a agência do Banco do Brasil na cidade de Miguel Alves, na região Norte do Estado. Policiais militares foram acionados e houve intensa troca de tiros.

Quatro assaltantes foram mortos. O gerente do BB, Ademyston Rodrigues Alves, também levou um tiro e morreu. A população da cidade de Miguel Alves está assutada. Não é primeira vez que bandos armados promovem assalto e matam bancário naquela cidade.

A cidade de Miguel Alves está em pânico. As informações estão sendo repassadas à imprensa aos poucos, porque ainda estão sendo realizadas averiguações no local. Os demais bandidos que partciparam do assalto fugiram e estão sendo procurados na mata próxima a cidade.

O Comando Geral da PM enviou mais homens para reforçar a tropa que está na caça aos bandidos.
Aguarde mais informações.

Gerente morto

Ademyston Rodrigues Alves, gerente do Banco do Brasil na cidade de Miguel Alves, a 113 quilômetros de Teresina, foi morto durante um assalto a agência do BB nesta terça-feira (30). Segundo o coronel Sá Júnior, relações públicas da Polícia Militar, o gerente faleceu durante a fuga dos bandidos. Houve troca de tiro com a polícia e quatro assaltantes foram mortos. Dois criminosos estão foragidos dentro de um matagal.
saiba mais

Polícia persegue quadrilha que assaltou banco em Miguel Alves

Segundo o comandante de Operações Especiais da Polícia Militar, coronel José Albuquerque, sete homens armados entraram na cidade atirando e invadiram o banco.

“As informações que temos é que o bando fugiu em um veículo levando todo o dinheiro roubado. Houve troca de tiros com a polícia e quatro pessoas morreram”, informou Albuquerque.

O presidente do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Menadro Pedro, afirmou que durante a fuga os assaltantes levaram duas pessoas como reféns e uma desta era o gerente do banco. “Eles tentaram fugir pela estrada que dar acesso ao município de Porto, quando foram surpreendido pela polícia. Houve troca de tiro e os bandidos tentaram fugir por um barranco. O gerente estava no banco de trás do carro e assim que tentou sair do carro um dos assaltantes atirou na cabeça dele”, relata o delegado.

O coronel Sá Júnior afirmou ainda que os dois criminosos que estão escondidos dentro da mata fugiram a pé. “O matagal fica em direção as cidades de Barras ou de Porto, os municípios que fazem limite com Miguel Alves. Cerca de 20 policiais fazem o cerco e acreditamos que em breve eles serão capturados”, diz.

Ainda de acordo com o relações públicas, a ação da polícia foi rápida porque o serviço de inteligência da PM fez um levantamento dos municípios em situação de vulnerabilidade e enviou uma equipe do Bope para fazer a segurança da região. “Homens do Bope estavam perto da cidade onde o assalto aconteceu e assim que foram informados da ação dos bandidos fizeram uma interceptação”, conta o coronel.

A assessoria de comunicação do Banco do Brasil ainda não confirmou a morte do gerente da agência bancária, Ademyston Rodrigues Alves. Até as 13h30 desta terça-feira (30), a assessoria disse apenas que uma equipe da agência foi encaminhada para o município e aguarda notícias.

segunda-feira, abril 29, 2013

Atriz pornô bate recorde ao transar com 919 homens no mesmo dia

lisaLisa Sparks, na indústria erótica Lisa Sparkxxx, nasceu em Kentuchy, Estados Unidos, e é uma das atrizes pornôs mais famosas do mundo. Porém, muito antes de animar a molecada com sua carreira profissional, ela dava duro de outra forma.




Ela estudou na Universidade do Kentuchy e é mestre de artes e multimídia.Depois de se formar na faculdade, ela e o marido se muram para Redondo Beach, Califórnia (EUA). Durante os primeiros anos morando na região de Los Angeles, seu marido sugeriu que ela participasse de filmes adultos. Como o casal sempre teve uma relação aberta, isso não foi problema. Então, em 2002 ela e o marido montaram um site para exibir o corpo de Lisa e mostrar seu apetite sexual.



Desse momento em diante, a carreira de Lisa decolou. Ela participou de vários filmes, incluindo algumas participações em gravações não eróticas. Mas foi em 2004 que Lisa atingiu o ápice de sua carreira. Ela participou do Terceiro Campeano Mundial de Gangbang e Eroticon. O evento aconteceu em Varsóvia, Polônia. No evento ela quebrou o recorde mundial por fazer sexo com o maior número de parceiros no mesmo dia. Ela transou com nada mais, nada menos que 919 caras! Haja folego! O recorde anterior pertencia a Candy Apples, com 742 parceiros.


 

Piauienses fazem vídeo para integrar documentário do projeto Freenet

freenetUm grupo de cinco piauienses teve vídeo selecionado para ser exibido nos Estados Unidos durante festival que será realizado em agosto deste ano. O curta produzido em Teresina mostra diversos aspectos culturais ligados ao acesso à internet e integrará documentário colaborativo do projeto Freenet?.




Um dos estudantes a participar da produção do documentário é Wellington Coelho, apaixonado por vídeos desde criança. Ele conta que o curta mostra o lado cultural de Teresina e sua vasta produção. O curta conta com depoimentos de artistas e passeia por espaços culturais da capital como a Praça Pedro II e Espaço Trilhos.



“Temos uma produção artística bem diversificada e criativa, mas que acaba não sendo divulgada Brasil a fora por alguns motivos. Um deles é a dificuldade de acesso a internet, pois, segundo dados divulgados pelo próprio movimento, o Piauí possui o segundo pior índice de pessoas conectadas do país, seja pelo preço alto ou pela falta de conhecimento das ferramentas online”, explica Wellington.



O vídeo dos piauienses conta com apoio do projeto Freenet? que é uma iniciativa conjunta de quatro organizações da sociedade civil brasileira, mas sua abrangência é internacional, com enfoque nas preocupações dos países do Sul global. O objetivo do projeto é realizar um documentário colaborativo que exponha fatos, casos, pontos de vista e questionamentos de pessoas que estão atentas aos desafios enfrentados para assegurar que a Internet continue sendo um espaço aberto e colaborativo.



“Na primeira semana da oficina, conhecemos o projeto freenet? e, na segunda, fomos divididos em três grupos e nos dedicamos a produção dos vídeos. A proposta é que três países do mundo (Brasil, Quênia e Índia) produzissem esses materiais, que seriam reunidos em uma coletânea ou em um longa-metragem, falando sobre o direito e a acessibilidade à conexão”, explica Wellington.



A Freenet realiza campanhas de conscientização sobre a importância da conectividade e defende o amplo acesso à rede a todos os cidadãos. “Acredito que o vídeo mostra como a dificuldade de acesso a internet no nosso estado prejudica a divulgação da nossa cultura. Mostra que temos tanto o que mostrar quanto os grandes centros industriais do país, mas que não pode ser mostrado porque as pessoas não tem essa oportunidade”, disse Wellington.



Prefeito anuncia festas mesmo com município em estado de emergência

idevaldoA prefeitura Municipal de Várzea Branca, que tem como prefeito o Srº Idevaldo Ribeiro (Cuim) – anunciou essa semana em um meio de comunicação a programação festiva para comemoração dos 21 anos de emancipação política com festa das bandas, Sol Nascente e Banda Real Som da Bahia.



Porém no último dia 23 de abril de 2013 a prefeitura publicou no Diário dos Municípios uma prorrogação de 90 dias de estado de emergência. A Prefeitura já pediu cinco vezes essa prorrogação.



Por lei a Prefeitura não pode realizar eventos com bandas musicais pagas por verba da prefeitura. No decreto publicado a prefeitura fala que o município não tem recursos para ajudar as famílias carentes do município. Procurado pela reportagem o empresário da Real Som fala que o contrato para shows com a banda dependendo da data sai em média R$ 5 mil reais.documento

Cearense é único brasileiro crismado pelo Papa Francisco

Jovem vai receber a confirmação do batismo em Roma (Foto: Victor Costa/Arquivo Pessoal)
Jovem recebeu a confirmação do batismo em Roma

(Foto: Victor Costa/Arquivo Pessoal)

O estudante Victor Chaves Costa Lima, 15 anos, foi o único brasileiro a receber o sacramento da crisma pelas mãos do Papa Francisco ontem domingo (28), em Roma. O adolescente participou da Jornada dos Crismandos e Crismados no Vaticano. O evento integra o Ano da Fé, decretado pelo Papa emérito Bento XVI, e vai acontecer nos dias 27 e 28 de abril em Roma.



Victor Costa é membro de grupo de oração da Comunidade Católica Shalom, que tem sua sede em Fortaleza, Ceará. Ele foi escolhido para integrar um grupo de 44 jovens vindos de todos os continentes.



De acordo com o irmão de Victor, Roberto Chaves, o adolescente já havia realizado a preparação para a crisma em 2012, mas não se sentia preparado para receber o sacramento, por isso adiou a cerimônia por mais um ano. "Hoje entendemos que tudo se tratava de um desígnio divino", diz.



O evento é realizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, presidido por Dom Rino Fisichella. De acordo com ele, 70 mil pessoas se inscreveram para a celebração, que foi realizada em três etapas: a peregrinação ao Túmulo de Pedro, a Santa Missa com o Papa no domingo e um momento de festa que conclui a jornada.

Fonte:globo

Presidenta Dilma Rousseff é vaiada no Mato Grosso do Sul

 Dilma Rousseff pode perder o apoio do PMDB no Rio de JaneiroA presidente Dilma Rousseff enfrentou um protesto nesta segunda-feira de centenas de produtores rurais em Campo Grande ao entregar 300 ônibus escolares a 78 municípios do Mato Grosso do Sul. Aos brados de "respeite o produtor", "demarcação, não e produção, sim", os manifestantes vaiaram a presidente desde sua chegada ao hipódromo de Campo Grande, onde foi realizado o evento. Na cerimônia, Dilma entregou a chave dos veículos pessoalmente aos prefeitos, que posaram para foto ao lado da presidente.



As vaias começaram quando Dilma foi anunciada, ao lado do governador André Puccinelli (PMDB). Em seguida, houve nova vaia quando o prefeito da cidade, Alcides Bernal (PP) a chamou de "a melhor" presidente do país. Em seu discurso, a presidente foi interrompida pelos produtores por algumas vezes:



— Tem gente que acha que democracia é ausência de uns querendo uma coisa e outros querendo outra. Não é, não. Democracia é o fato de que há diferenças e de que a gente convive com elas, procura um ponto de equilíbrio e resolve as coisas. Eu não tenho problema nenhum, podem falar sem problema nenhum, só deixem eu concluir aqui o meu finalzinho, que eu estou no fim (do discurso).



Segundo o presidente da Federação de Agricultura do Mato Grosso do Sul, Eduardo Correa Riedel, Dilma o recebeu antes do encontro. Ele disse que ela ouviu a reivindicação dos produtores em silêncio e recebeu um documento da entidade, que pede que as demarcações de terras indígenas feitas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) sejam suspensas até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre a questão.



— O que aconteceu hoje aqui é panela de pressão, é o limite. As pessoas não estão conseguindo mais conviver com os desmandos — disse o ruralista.



A entrega dos 300 ônibus teve tom eleitoral desde o início, quando o prefeito Bernal disse que faria uma peregrinação pelos municípios para "fazer justiça" à presidente. Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Domingos (PMDB) disse, referindo-se à petista:



— O futuro está na sua reeleição.



Ao falar com os presentes, Dilma não falou em reeleição nem de seu partido, mas disse que o Brasil está "muito melhor" do que dez anos atrás, número exato de anos em que o PT está no governo. Citando o "complexo de vira-latas" criado pelo escritor Nelson Rodrigues, a presidente concluiu:



— Nesses últimos dez anos, nós enterramos o complexo de vira-latas. Somos um país vencedor.



Este mês, a presidente participou de mais dois eventos de entrega de veículos a prefeitos. Na semana passada, ela entregou as chaves de ônibus escolares e retroescavadeiras a mais de cem prefeitos mineiros. Em Porto Alegre, Dilma também posou para fotos com os prefeitos para quem repassou tratores, no início do mês.



CAMPO GRANDE — A presidente Dilma Rousseff entregou nesta segunda-feira 300 ônibus escolares a 78 cidades do Mato Grosso do Sul. Antes do início da cerimônia, Dilma recebeu vaias de produtores rurais insatisfeitos com o projeto de demarcação de terras da Fundação Nacional dos Índio (Funai).



Hoje, Dilma também foi vaiada ao ser chamada ao palanque, ao lado do governador André Puccinelli, do PMDB. Em seguida, quando foi citada pelo prefeito Alcides Bernal como a melhor presidente do país, Dilma novamente foi surpreendida por vaias do grupo de produtores rurais que estava na plateia. Ao iniciar o seu discurso, porém, foi recebida com muitos aplausos.



Os ônibus foram adquiridos por R$ 64,67 milhões em recursos da União, por meio do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

Comissão de juristas avalia proposta de liberdade automática ao fim da pena

A extinção do sistema do alvará de soltura é uma das propostas que serão examinadas pela comissão especial de juristas criada para apresentar um anteprojeto de reforma da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984). Pela proposta, o condenado deverá ter conhecimento prévio, assim que começar a cumprir a pena, da data certa de sua soltura. Deixaria de ser necessário o alvará de soltura do juiz de execução para que ele seja posto em liberdade ao terminar a pena.

O presidente da comissão, ministro Sidnei Beneti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi um dos defensores da medida, apontada como solução para o problema da pena vencida. Ele ainda sugeriu a criação de um sistema de registro central que deverá interligar os estabelecimentos penais para facilitar o controle da soltura. No dia final, o próprio diretor do estabelecimento deverá assegurar a liberdade ao detento, sob pena de responder por abuso de autoridade se ultrapassar o prazo.
- O problema da pena vencida é uma verdadeira chaga nacional – lamentou o ministro, que considera a soltura do condenado ao fim da pena um direito sagrado do prisioneiro.

No primeiro encontro de trabalho depois da instalação do colegiado, em 4 de abril, os integrantes apresentaram sugestões de pontos para discussão. Duas novas reuniões foram marcadas, para os dias 10 e 26 de maio, que poderão ser também transformadas em audiências. Ficou ainda acertado que o ministro Sidnei Beneti vai acumular a presidência e a relatoria da comissão.

O ministro adiantou que pedirá a renovação do prazo de funcionamento da comissão. As reuniões ocorrerão preferencialmente em Brasília, mas o ministro estimulou os outros cinco membros a disseminarem discussões pelo país, por meio de audiências regionais.

Superlotação
Uma preocupação geral se relaciona ao problema da superlotação e da precariedade dos presídios. O promotor de Justiça de Pernambuco Marcellus Ugiette sugeriu que a nova lei defina parâmetros para evitar situação verificada em seu estado, onde uma unidade com capacidade para 98 presos abriga cerca de 1.500. Ele apresentou a sugetão de criação de um pequeno percentual de tolerância em relação ao limite técnico da unidade. Quando atingido esse limite, seria taxativamente proibido admitir o ingresso de qualquer outro preso na unidade.

- Precisamos tirar o Estado da zona de conforto e chegaremos a isso se conseguirmos que ninguém mais possa entrar no presídio depois de atingido o teto de capacidade – afirmou Ugietti.

Depois de mencionar as condições “medievais” dos presídios, o advogado Carlos Pessoa Aquino defendeu verbas obrigatórias para o sistema prisional e de execução penal como um todo. O presidente da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep), Edemundo Dias, criticou as retenções de verbas e desvios de finalidade. Contra isso, ele defendeu o orçamento impositivo para a área, embora considerando que a Lei de Execução pode não ser o lugar certo para esse tipo de mecanismo. Informou que no dia anterior havia tomado conhecimento de que cerca de R$ 13 bilhões destinados ao sistema prisional no Orçamento estavam retidos.
- O próprio Estado passa a ser um Estado infrator – lamentou.

Explosão carcerária
Projeções apresentadas por Maria Tereza Uille Gomes, secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, ampliaram os temores sobre o futuro do sistema prisional brasileiro. Também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Justiça e de Administração Penitenciária, ele mostrou tendências para o crescimento de vagas, em comparação com o número de presos no país, que possui a quarta maior população carcerária do mundo.

Hoje, para quase 550 mil presos, existem pouco mais de 309 mil vagas nos presídios, o que revela um déficit de 43,7%. Levando em conta a tendência estatística, Maria Tereza afirmou que o número de presos pode chegar a mais de 1 milhão até 2023, enquanto até lá as vagas serão pouco acima de 338 mil. Então, o percentual do déficit poderia ter chegado a 68,77%. Superar o problema exigir um aumento da oferta de vagas em 220%, com impacto financeiro estimado em R$ 22 bilhões, considerando um custo médio de R$ 30 mil por vaga.

De acordo com Maria Tereza, a pressão carcerária vem principalmente da condenação por tráfico de entorpecentes, depois furtos e roubos. Homicídios simples e qualificados estariam na sexta posição. A seu ver, os números estão indicando a necessidade de soluções menos encarceradoras, que devem ser reservadas para crimes mais graves.
- Furto e receptação não são tão graves e continuam gerando superlotação, além de despesa elevada – afirmou.

Praticidade e eficiência
O presidente da comissão assinalou que o sentido geral da reforma da Lei de Execuções Penais deve ser a “praticidade e a eficiência”. Em sua opinião, deve-se atingir dois objetivos: a prevenção individualizada quanto ao transgressor, para que não volte a cometer infrações; e a prevenção geral, para infundir o sentimento de que a prática delituosa acarreta punições.

Entre outros pontos a serem analisados pelacomissão, o ministro Beneti sugeriu ainda a necessidade de fixação de medida máxima de tempo para a prisão preventiva. Porém, o tema é da esfera do Código Penal. Por isso, essa e outras sugestões podem ser encaminhadas para a comissão de senadores que examina a reforma desse código, a partir de anteprojeto elaborado por outro grupo de juristas.

Penas alternativas
Embora esteja no Código Penal a definição sobre o preso que terá direito a penas alternativas, cabe à Lei de Execução Penal definir como elas podem ser cumpridas. Quanto a esse ponto, Sidnei Beneti pediu aos colegas ideias para a criação de um rol de medidas alternativas, pois entende ser necessário algum grau de padronização. A prestação de serviços, se muito longa, a seu ver, pode criar “ma vontade” e problemas operacionais, tanto para o condenado como para as instituições que devem ser por ele atendidas, muitas vezes resultando em “comparecimento fictício”.

- Vamos tentar fazer uma lista de medidas que, dentro do possível, seja de fácil aplicação – assinou.
A questão do trabalho dentro das prisões também foi citada para exame, com sugestão, por parte de Edmundo Dias, para que o trabalho seja obrigatório, na medida da aptidão e da capacidade do preso, inclusive o provisório. O promotor Ugiette observou que, em Pernambuco, o governo proibiu o trabalho de presidiários se não houver salário. O objetivo é impedir futuras ações trabalhistas, resultando numa queda elevada de presos que hoje estãos em qualquer atividade. A seu ver, a nova lei deve enfrentar essa questão de forma equilibrada.

Saidões
Ugiette também defendeu o exame de novas regras para as saídas temporárias. Ele acredita que a melhor forma é diluir as saídas, para que o preso possa deixar a prisão mais vezes, mas por tempo mais curto. A seu ver, o fato de o preso ficar por muito tempo na prisão faz com que, ao sair em situação temporária, se encontra sob maior pressão, o que inclusive contribui para o mau comportamento.
Para Carlos Aquino, a nova lei deve ainda definir prazos de prescrição para as faltas disciplinares, sugerindo que o teto seja de dois anos desde a imputação. Em relação ao direito de vista, o advogado citou a importância de que seja assegurado ao preso o direito de receber visita do companheiro, independentemente de orientação sexual ou qualquer outro aspecto.

Temperatura do centro da Terra é mais alta do que imaginávamos


terraTudo o que você sabia até agora a respeito do centro da Terra pode sofrer algumas alterações surpreendentes. Aparentemente, a temperatura do núcleo do nosso planeta já não é 5.000 °C, mas 6.000 °C, o que a torna tão quente quanto a superfície solar.
Essa descoberta foi possível porque alguns cientistas realizaram uma série de testes para calcular a real temperatura das profundezas da Terra. Se você está se perguntando como os caras conseguiram fazer esse tipo de cálculo, preste atenção.
O núcleo do nosso planeta é feito de ferro sólido cristalino, devido à imensa pressão sofrida nesse ambiente. Novos estudos sugerem que esse aspecto cristalino aumenta ainda mais a temperatura desse material.
Para descobrir a temperatura exata à qual o ferro está sujeito nesse tipo de ambiente, pesquisadores usaram raios X para explorar amostras mantidas em temperaturas extremamente altas, a fim de entender como um único cristal se forma nessas condições térmicas e de pressão.
O efeito da superpressão foi criado com a ajuda de uma estrutura conhecida como “bigorna de diamante”, cuja função é manter o cristal entre dois diamantes mecânicos sintéticos. Isso garante que a amostra sofra muita pressão enquanto os raios X são direcionados à mesma estrutura, em temperaturas superaltas, para que se possa observar o que ocorre enquanto o cristal transita entre os estados sólido e líquido.
E foi dessa maneira que se conseguiu calcular a temperatura do núcleo terrestre, sendo que os resultados empíricos foram confirmados por meio de cálculos feitos através de simuladores.

Acidente com carro da Chesf deixa dois mortos e três feridos no interior do Piauí


Por volta das 21:00 hs deste domingo,28, um acidente envolvendo um veiculo L-200 de placa KJT 1726 de Teresina, vitimou um funcionário da empresa Chesf identificado por José Teixeira da Silva conhecido por ‘Teixeirinha’,56 anos. No acidente também faleceu uma jovem identificada por Ana Célia Soares de aproximadamente 24 anos. Os outros três ocupantes do veiculo tiveram apenas ferimentos leves.

O acidente aconteceu na estrada que da acesso ao balneário da Barragem do Jenipapo há 16 km da cidade de São João do Piauí. O veiculo sobrou em uma curva vindo a capotar por diversas vezes, os dois ocupantes que faleceram foram sacados para fora do veiculo e não usavam cinto de segurança.

De acordo com a Polícia que esteve no local do acidente, uma das vitimas contou que pediram ao Teixeirinha para ir busca-lós na Barragem quando anoitecesse, e não sabe contar como exatamente o acidente aconteceu. Ainda segundo a Polícia Teixeirinha, era o condutor do veiculo e estava alcoolizado. Ele é natural de Teresina, e estava em São João do Piauí prestando serviço para a Chesf, já Ana Célia é natural do município de Nova Santa Rita.

Homem é expulso de país por ser "bonito demais"


Omar Borkan al-GalaSemana passada, um homem dos Emirados Árabes Unidos foi deportado pelas autoridades da vizinha Arábia Saudita. A justificativa dada para impedir a entrada do homem em terras sauditas é que ele seria "bonito demais e por isso representaria risco para as mulheres sauditas". Eles estavam em um festival cultural em Riad, capital da Arábia Saudita.

O blog Asian Town descobriu a identidade do rapaz: ele atende por Omar Borkan al-Gala e em seu Facebook se define como ator, fotógrafo de moda e poeta. Segundo as autoridades religiosas sauditas, al-Gala "poderia monopolizar a atenção das mulheres presentes ao evento".

Homem é assassinado pelo cunhado com um golpe de foice quando dormia


Com requinte de crueldade, Antonio José Pereira do Nascimento, de 24 anos, residente na avenida Pinheiro Machado, no povoado Boa Vista, zona rural de Bom Principio do Piauí, matou com um violento golpe de foice seu próprio cunhado (amasiado com a irmã da vítima), de nome Antonio Gomes de Lima, de 20 anos, que residia naquela localidade.

O fato aconteceu por volta das 20hs da noite deste sábado (27), quando a vítima se encontrava dormindo numa rede em sua casa. O acusado chegou lentamente e desferiu um violento golpe de foice no rosto de seu próprio cunhado, que este, ainda conseguiu se levantar, caminhou até em frente ao bar da Batata, localizado nas imediações da cena do crime, onde caiu já vida sem vida.

Após o crime, o acusado caminhou com a foice pela avenida do povoado e gritava: "Quem é que tem coragem de vir aqui", ameaçando populares.

Com a chegada da policia, Nascimento empreendeu fuga em posse da foice conseguindo se esconder no mato, onde ficou deitado embaixo de uma moita, sendo localizado e capturado por uma guarnição da policia militar daquela cidade.

De acordo com a policia, o acusado alegou o motivo do crime em consequência de uma antiga rixa É que há dois anos atrás, a vítima teria lhe cortado com golpes de facão, motivo pelo qual, o assassinou.

quinta-feira, abril 25, 2013

Teto de Escola desaba durante aula e fere estudante no municipio no interior do Piauí


 O teto de uma escola municipal desabou na tarde de antes de ontem (23) no povoado Malhada da Areia, em Campo Largo do Piauí, 197 quilômetros ao Norte de Teresina. O incidente aconteceu no momento em que 18 alunos assistiam aula no local. Uma criança chegou a ficar ferida, mas sem gravidade, segundo autoridades locais.

O estudande, não identificado, foi levado para o hospital da vizinha cidade de Porto, mas já teria recebido alta por apresentar apenas ferimentos leves.

O prefeito Rômulo Aécio Sousa, ainda assustado com o incidente, relatou que uma ambulância foi enviada ao local, com médico e enfermeiro, além de psicólogo para acompanhar as famílias. Ele anunciou que um engenheiro foi acionado para verificar o problema, mas também deverá verificar a condição de todas as outras instalações de ensino do município.

De acordo com o prefeito, as unidades escolares passaram por reformas pontuais no início da sua administração, em função dos espaços estarem deteriorados. Na Escola Municipal Eustáquio Portela Nunes, local do incidente desta terça, não foi diferente. Paredes quebradas foram reparadas e pintadas, enquanto o forro consertado. No entanto, dessa vez todo o teto caiu.

Rômulo Aécio Sousa informou que ainda estuda um local na região para abrigar os estudantes e não interromper o período letivo. Apesar de apenas uma sala ter sido atingida, toda a escola ficará fechada para reformas.

Cientista cuida de fragmentos de 23 mil meteoritos em museu nos EUA


Timothy McCoy gerencia um acervo de 35 mil amostras de meteoritosUm cientista que trabalha em um museu da capital americana, Washington, tem um trabalho incomum: ele cuida de um acervo com 35 mil amostras retiradas de 23 mil meteoritos diferentes e estuda as rochas para ajudar a esclarecer as origens do Sistema Solar.

A coleção do Museu Nacional de História Natural, ligado ao Instituto Smithsonian, inclui meteoritos que caíram em lugares como Argentina, Chile, Espanha, França, Estados Unidos e Canadá, além de rochas da Lua e de Marte.

O curador da coleção, Timothy McCoy, deixa claro que gosta de estar cercado pelas rochas. Ele explica que, desde jovem, sempre foi apaixonado por "sentir o espaço em suas mãos". "Este é um pedaço de Marte", mostra McCoy pegando uma pequena rocha preta.

Depois mostra outra rocha à reportagem. "Não é uma construção teórica, nem um raio de luz que vem de uma estrela. É algo que se pode tocar: um fragmento da Lua", afirma.

Pesquisa
Como muitos dos meteoritos preservam as propriedades físicas e químicas de bilhões de anos atrás, estas amostras ajudam a entender os eventos das primeiras eras do Sistema Solar. "Nunca pegamos amostras do lugar mais profundo da Terra e nem chegamos ao seu núcleo", diz McCoy.

"Assim, se alguém quiser saber como começamos para entender onde estamos agora, isto é o que essa pessoa precisa. Estas são peças fundamentais de nosso Sistema Solar", afirmou.

O problema é que os cientistas não têm todas as peças desse quebra-cabeças espacial. E por isso o trabalho de McCoy é relevante.

"Temos amostras tão imperfeitas do nosso Sistema Solar que, frequentemente, vemos uma peça do quebra-cabeça aqui, outra ali, e alguém tem que ser suficientemente capaz de descobrir se estão relacionadas ou não", explica.

"E também temos que apreciar o que não vemos. Boa parte do trabalho é procurar as coisas que alguém sabe que deveriam estar ali, mas simplesmente ainda não encontramos."

Rochas e polêmicas
Na mesa do laboratório de McCoy, entre dezenas de amostras, há dois meteoritos que ele descreve como especiais. O primeiro, diferentemente de quase todos, não pode ser tocado, está guardado em um recipiente selado.

O fragmento é de um meteorito chamado ALH84001. Ele foi encontrado na Antártida em 1984, tem 4,2 bilhões de anos e vem de Marte. A amostra é importante pois tem minerais que, para serem formados, precisam de água, o que indica que deve ter existido água no planeta.

Além disso, em 1996 um grupo de cientistas sugeriu que a rocha poderia conter também sinais de vida microscópica, algo que ainda gera polêmica entre especialistas. A segunda rocha é menos polêmica e, diferente do ALH84001, pode ser tocada. É um pedaço do meteorito Allende, que caiu no México em 1969 e tem 4,5 bilhões de anos.

Segundo o Instituto Smithsonian, o Allende é "pré-planetário" e sua importância é tanta que mudou o estudo dos meteoritos. McCoy afirma que, se alguém dissolver partes desta rocha, poderá encontrar grãos minúsculos que não se formaram em nosso Sistema Solar, mas durante a morte violenta de outras estrelas.

O curador do Smithsonian sabe o valor deste meteorito e se emociona ao manuseá-lo. "Se alguem quer ser um verdadeiro explorador espacial, isto é o que tem que analisar", afirmou.

Garota morre após tomar agrotóxico vendido como remédio para emagrecer

Uma investigação sobre a morte de uma estudante de medicina britânica de 23 anos concluiu que ela morreu após ingerir um agrotóxico que comprou pela internet como pílula para emagrecer.

Sarah Houston, da cidade de Chesham, na Inglaterra, foi encontrada morta em seu quarto em setembro do ano passado.

Apesar de proibido para consumo humano, o DNP (cujo composto ativo é o dinitrofenol) está disponível para compra online por seu uso legítimo como herbicida.

Os pais da jovem, Geoff e Gina Houston, disseram à BBC esperar que a morte de Sarah sirva de alerta para o perigo do consumo do DNP por outras pessoas.

'Esta é a terceira morte nos últimos seis meses. O consumo deve ser muito mais amplo do que imaginamos. Queremos que as pessoas saibam que estão correndo um grande perigo', disse o pai da jovem.

Ele fez ainda um apelo aos fornecedores da substância que estão oferecendo o produto em cápsulas de emagrecer para compra online.

'Por favor, por favor, parem, se vocês tiverem alguma noção de decência. Essas pílulas estão matando pessoas', apelou Geoff.

A mãe, tentando justificar por que a filha recorreu à substância para emagrecer, contou que Sarah tinha um problema de autoestima, se achava acima do peso e se recuperava também de uma bulimia.

'Ela se achava gorda, apesar de nunca ter sido', disse ela.

Falência dos órgãos

Gina explicou que o DNP age acelerando o metabolismo do organismo e aumenta a temperatura corporal para queimar gordura.

'Basicamente, isso leva à falência dos órgãos. É um caminho sem volta, você cozinha por dentro. E foi isso que matou nossa filha', disse Gina que, junto ao marido, disse que não sabia que Sarah estava tomando a substância 'extremamente perigosa'.

'Só descobrimos depois dos resultados do relatório toxicológico', afirmou a mãe da jovem.

Além do DNP, a estudante de medicina também estava tomando um remédio para tratar bulimia, que pode ter como efeito colateral o aumento da temperatura corporal. Na avaliação da mãe de Sarah, isto pode ter 'mascarado' os sintomas letais provocados pelo DNP.

Em um comentário na Câmara dos Comuns sobre os resultados do inquérito sobre a morte da jovem, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que vai discutir com o governo formas eficientes de alertar as pessoas sobre o perigo deste tipo de substância.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Avião com destino ao PI cai na BA e piloto morre carbonizado


Um avião, que saiu da cidade baiana de Luis Eduardo Magalhães e tinha como destino a cidade de Bom Jesus (PI), caiu pouco tempo depois de ter decolado e pegou fogo. A aeronave modelo RV-10 era pilotada por um empresário de 28 anos que morreu carbonizado.

A queda aconteceu ainda dentro do aeroporto de Luis Eduardo Magalhães. O amigo do empresário informou ainda que ele atuava na área de agronegócios em Barreiras (BA), onde morava, era casado e tinha uma filha de pouco mais de um ano.

Piauiense sargento do Exército morre em acidente no Rio Grande do Norte

Um trágico acidente no estado do Rio Grande do Norte acabou vitimando o sargento do Exército, o piauiense, Wendell Marcell Silva Souza de 35 anos de idade.

O Sargento piauiense e mais dois ocupantes, o funcionário da prefeitura de Currais Novos-RN, Salustiano Medeiros, 47 anos, que também morreu e outro militar, o sargento Edmundo Souza Santos, 37 anos, que ficou preso nas ferragens com a perna quebrada e foi socorrido, sendo levado em seguida para o hospital no município de Currais Novos.

Os três ocupantes estavam numa S-10 branca de placa MOA-4343 e vinham no sentido Natal / Currais Novos. Segundo o subtenente Araújo, do Corpo de Bombeiros de Caicó, o veículo saiu de Natal com o intuito de participar da operação carro-pipa. “Eles saíram de Natal com destino a Santa Cruz para participarem da operação que iria levar carro-pipa para Santa Cruz”, disse.

De acordo com testemunhas, o veículo capotou várias vezes numa descida íngreme na via e depois caiu numa ribanceira. O carro perdeu o controle, entrou no acostamento e depois capotou para a contramão. Salustiano e Wendell foram arremessados para fora do veículo e morreram na hora. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local e prestou o apoio necessário.

Caminhão perde controle e tomba na estrada que liga Picos a Paquetá do Piauí

Um caminhão Ford Cargo 2422 de placa LVR-6149 de Teresina da empresa Coca-Cola perdeu o controle e tombou na manhã de  ontem (22) por volta das 8h30 na PI 242 que liga Picos a cidade de Paquetá do Piauí.Toda a carga ficou destruída

O acidente aconteceu na descida da ladeira próximo ao povoado Campestre, zona rural do município. Duas pessoas estavam no veículo no momento do acidente. Um dos ocupantes veio a óbito no local.

Segundo informações de populares, o motorista perdeu o controle do caminhão após passar por uma curva, invadindo a roça e tombando logo em seguida. O motorista e o ajudante ficaram presos nas ferragens. O Corpo de Bombeiros de Picos foi acionado.

segunda-feira, abril 22, 2013

Governo prorroga dívida de agricultores

O governo decidiu prorrogar por dez anos as dívidas de agricultores atingidos pela seca. O Conselho Monetário Nacional (CMN) já oficializou a decisão, valendo para as parcelas vencendo nos anos de 2012, 2013 e 2014. A medida beneficia agricultores piauienses que tenham contraído empréstimos junto a bancos oficiais.



Segundo o CMN, o pagamento do valor refinanciado começa só em 2015 para produtores em geral e em 2016 para agricultores familiares. No Piauí, a seca castiga uma população superior a 1,2 milhão de pessoas, com maior intensidade na região do Semiárido, a mais seca do Estado.



Além do direito de renegociarem as parcelas referentes aos três anos, a medida do governo garante aos agricultores familiares um desconto de 80% caso quitem em dia as prestações do refinanciamento. O prazo alongado do início da quitação para os anos 2015 e 2016 é para dar tempo aos produtores rurais para recomporem as perdas com a seca de 2912 e 2013.



O Banco do Nordeste, por sua vez, lançou um pacote de medidas para regularização de dívidas dos agricultores afetados pela seca. A iniciativa oferece uma série de benefícios a clientes que possuem dívidas vencidas ou a vencer neste ano e no próximo. De acordo com o enquadramento, o cliente pode obter descontos ou dividir o saldo devedor em 10 parcelas anuais.

Simões já tem candidatos a prefeito das eleições suplementares de junho

O município de Simões, no semárido do Piauí terá nova eleição em 2 de junho de 2013 e os partidos de situação e oposição já realizaram suas respectivas convenções. No sábado, 20, em convenção realizada na Câmara Municipal de Simões, a situação lançou seu candidato a prefeito e vice-prefeito. Francisco Dogizete Pereira, mais conhecido como Doge será o candidato tendo como vice, Luis de Carvalho Morais (PHS), mais conhecido como Neto de Liço Morais.



O ex-prefeito Edilberto Abdias e o prefeito interino Pedro Custodio, seguem no apoio à candidatura de Doge, que é graduado em matemática e funcionário público há pouco mais de 27 anos. Ele milita pelo DEM e foi secretário de finanças na gestão do prefeito Edilberto Abdias.



Já a chapa oposicionista terá uma mulher como candidata a prefeita, e o nome escolhido foi o da médica Dra. Adelaide (PRTB). Ela terá como companheiro de chapa o vereador Cícero de Getúlio (PMDB). A convenção do grupo oposicionista foi realizada na tarde de sábado, 20, numa escola municipal de Simões.



O prazo para a entrega dos documentos das convenções partidárias bem como de seus respectivos candidatos em Cartório Eleitoral e do requerimento de registro de candidatura, por meio dos partidos ou coligações encerrar-se-á, improrrogavelmente, às 19h desta segunda-feira, 22 de abril de 2013.




Brigas de gangues terminam com quatro pessoas mortas na região do Promorar

A violência tomou de conta da zona Sul de Teresina, principalmente das vilas do entorno do conjunto Promorar. Em menos de 12 horas quatro pessoas foram assassinadas em brigas envolvendo gangues que disputam os pontos de vendas de drogas. Três assassinatos estão relacionados e o quarto pode está relacionado com uma outra briga registrada no dia anterior quando um homem saiu ferido à bala. Neste caso um acusado seria um traficante conhecido como “Negro Wilson”.



O primeiro crime teve como vítima, Alisson Lima Costa, conhecido popularmente como “Azim”. Ele foi perseguido e morto ao deixar um baile reggae na madrugada de ontem (21) na zona Sul de Teresina..



“Temos informações de que ele foi seguido por cinco homens que estavam em um carro. Provavelmente o caso tem ligação com disputa entre gangues da Vila Santa Cruz e a Vila São José”, conta o comandante da Companhia Independente do Promorar, capitão Flávio Santos, em declarações ao cidadeverde.com.



O corpo foi encontrado por volta das 2h da madrugada próxima a fábrica da Ambev, no bairro Angelim. A polícia realiza diligências para esclarecer fatos que possam elucidar o caso.



“Temos que esclarecer muitas coisas. O Alisson teve cunhado morto recentemente que foi vítima de briga de gangues. Não sabemos e não podemos afirmar se ele participava do tráfico, mas todas as hipóteses serão investigadas”, explica o capitão Flávio Santos.



Os outros casos aconteceram em menos de cinco horas: três pessoas foram assassinadas. As mortes aconteceram no bairro Angelim I e Parque Vitória. O primeiro crime aconteceu por volta de 18h20. Um homem identificado como Antônio da Silva foi encontrado morto. A princípio, populares e peritos acreditavam tratar-se de uma morte súbita provocada por overdose.



Mas, exames realizados no Instituto Médico Legal (IML) mostraram que a vítima recebeu um golpe na cabeça desferido com um pedaço de madeira. As lesões internas causadas pela pancada causaram a morte de Antônio.



Segundo o capitão Flávio Santos, Antônio da Silva era irmão de um traficante conhecido como Mestre Sapo. As duas mortes que aconteceram na sequência seriam vinganças do homem pelo assassinato do irmão.

Antes das 19h, Mestre Sapo perseguiu e assassinou um menor de 13 anos com dois tiros na cabeça. O homicídio aconteceu no Parque Vitória. Horas depois, por volta de 23h, a segunda vítima caiu em outra emboscada armada pelo traficante. O jovem Erick Ramon, conhecido como "Facim", 24 anos, foi alvejado seis vezes e morreu no local. O algoz, aponta a PM, seria Mestre Sapo

domingo, abril 21, 2013

Wilson anuncia concurso interno na PM e investimentos de R$ 20 milhões


Durante solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar do Piauí, na sexta-feira (19), o governador Wilson Martins promoveu 230 soldados a cabos e mais 41 oficiais (tenentes e capitães) e anunciou que quer mais mil homens nas ruas até o final do ano. Também foi anunciado o investimento de R$ 20 milhões para a Segurança e um concurso interno para 400 vagas voltado para praças e oficiais.
A cerimônia também marcou a conclusão de cursos de formação de 230 cabos e de aperfeiçoamento de 271 sargentos. Ainda foram entregues 34 medalhas de ouro, 144 de prata e 151 de bronze aos militares por conta de seu tempo de serviço, respectivamente, 30 anos, 20 anos e 10 anos.
solenidadeO governador Wilson Martins declarou em seu discurso que desde seu primeiro mandato tem como prioridade a Segurança, pois até o momento já incluiu mais de 800 militares no quadro da PM. Ele confirmou ainda a realização de um concurso para o preenchimento de 400 vagas para praças e oficiais. “Quero que eles estejam nas ruas até o final do ano, na pior das hipóteses em janeiro do ano que vem. A nossa intenção é colocar mais mil homens para fazer o policiamento ostensivo, inclusive os coronéis”, declarou.
Martins também anunciou que foi criado um fundo no valor de R$ 20 milhões para investir na frota do Ronda Cidadão, compra de equipamentos para delegacias e os GPMs em todo o Estado.

Heráclito pode ingressar no MD e assumir a presidência do partido no Piauí


O Movimento Democrático, partido que surgiu da fusão do PPS com o PMN, pode ser presidido no Piauí pelo ex-senador Heráclito Fortes. Por suas ligações com o deputado Roberto Freire, presidente nacional do MD, Fortes iria para o novo partido levando com ele seus seguidores, entre eles o vice-prefeito de Teresina Roney Lustosa. Freire e Fortes já tiveram encontros em Brasília e São Paulo, mas devem marcar outras conversas.
Os dois têm fortes ligações com o ex-governador de São Paulo José Serra, do PSDB, que já se manifestou favorável ao projeto do governador de Pernambuco Eduardo Campos de se candidatar a presidente da República em 2014. Com isso, Campos teria mais um palanque no Piauí, além do palanque do PSB liderado pelo governador Wilson Martins. Ao MD se somaria o apoio do prefeito de Teresina Firmino Filho.
No meio dessas articulações pode está a mudança de intenção do ex-prefeito Sílvio Mendes, que estuda o convite do senador Ciro Nogueira para se filiar ao PP. Em vez do PP, Mendes pode ingressar no Movimento Democrático. Na última sexta-feira (19), Firmino deu declarações revelando que a saída do ex-prefeito do PSDB pode servir de base para uma estratégia eleitoral.Heraclito
Essa estratégia seria o ingresso no MD para sair candidato a governador e oferecer uma alternativa a Eduardo Campos. Com o controle do partido na mão, Heráclito Fortes atrairia importantes políticos do estado, além de Sílvio Mendes, como o deputado e secretário de Segurança, Robert Rios Magalhães, o deputado Antonio Uchôa, além de Fernando Monteiro e Lisiê Coelho. Com esses egressos, o MD do Piauí nasceria no Piauí como um partido de tamanho médio e com condições de ter um bom desempenho eleitoral, principalmente pela perspectiva de lançar um candidato a governador.

Carro bate em poste e deixa cidades sem energia por 10h no interior do Piauí

Motorista dorme no volante, bate em poste e deixa cidades sem energia elétrica por quase 10 horas no interior do Piauí. O acidente aconteceu na madrugada desta sábado, por volta das 3:00h, quando o corsa sedan prata com destino Fortaleza, colidiu frontalmente com um poste de rede elétrica na Avenida Santos Dumont, na saída da cidade de Capitão de Campos.Capitão de Campos ficou sem eletricidade
No impacto, o automóvel ainda atingiu parte da estrutura de um comércio de alimentos da Senhora Maria Francisca. Não houve vítimas, só ferimentos leves no motorista e no passageiro. Ambos foram socorridos por vizinhos do local do acidente e levados ao Hospital Chagas Rodrigues em Piripiri.

A empresa de manutenção da rede elétrica precisou trocar o poste e passou a manhã inteira na operação. Fato que resultou na interrupção do fornecimento de energia.

Paróquia faz campanha para recuperar vitrais

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas, pertencente à Diocese de Campo Maior, inicia em maio campanha para restauração dos 16 vitrais da igreja de São Francisco, como parte da reforma do templo religioso que se destaca como um dos principais do município.Vitrais da igreja de José de Freitas

A igreja é conhecida pela beleza dos vitrais que retratam momentos descritos no evangelho e nas ações pastorais da igreja católica, os mesmos estão em sua maioria quebrados por conta da ação de vândalos e do próprio tempo, já que foram colocados nos primeiros anos em que o tempo foi erguido.

O trabalho será feito pela empresa Atelier Sarasá (São Paulo – SP) e custará R$ 69.000,00(sessenta e nove mil reais). A campanha foi intitulada: CAMPANHA DA RESTAURAÇÃO DOS VITRAIS DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO! EU PARTICIPO!, criada com o objetivo de angariar recursos para o valor da restauração.

Raio cai na zona rural de São Miguel do Tapuio e mata dez bovinos


Uma forte chuva carregada de trovões, muitos relâmpagos e raios ocorridos na última quinta-feira (18/04), resultaram na morte de 10 (dez) cabeças de bovinos em uma chapada, entre a fazenda Mato Verde de propriedade de Dr. Furtado e o Assentamento Caprisa, ambas localizadas na zona rural do município de São Miguel do Tapuio.

Segundo informações repassadas a nossa reportagem, os animais foram encontrados anteontem, dia 19, pelos vaqueiros Francisco Raulino e Leilivan, sendo que 05 (cinco) das 10 (dez) cabeças encontradas mortas pertencem à Raulino, 01 (um) pertence a um senhor identificado como Francisco, e outras 04 (quatros) não foram identificadas o dono.

O local onde os bovinos foram encontrados mortos fica distante 90 km da sede do município de São Miguel do Tapuio. Há Suspeita é que eles foram atingidos por um raio quando procuravam um local para dormir, pois todos estavam mortos em um raio de aproximadamente 10 metros de extensão.

No mesmo dia 17 caprinos foram encontrados mortos na zona Rural de Castelo do Piauí, município vizinho a São Miguel do Tapuio, também vítimas da queda de um raio.