terça-feira, fevereiro 26, 2013

Marte pode abrigar formas de vida atualmente, segundo cientistas


Especialistas norte-americanos acreditam que Marte pode abrigar vida microbiana, apesar das suas condições climáticas. De acordo com os cientistas, a superfície do planeta vermelho, explorada pelo robô Curiosity, se assemelha com locais da Terra como a Antártica e o Deserto do Atacama, no Chile, onde já foram encontradas formas de vida.
A teoria foi divulgada durante a conferência “A habitalidade atual de Marte”, realizada no início de fevereiro na Universidade de Los Angeles, na Califórnia. De acordo com os estudos, evidências mostram que existem regiões de Marte que no passado não eram desérticas, como é visto hoje em dia.
“Certamente nós não podemos descartar a possibilidade de que Marte seja habitável hoje”, disse Alfred McEwen, da Universidade do Arizona. Segundo o cientista, será possível observar água salgada fluindo das encostas em alguns locais específicos durante a primavera e o verão local, constatação tida devido ao desenho do relevo local.
Apesar da provável presença de água, os cientistas defendem ainda que existem formas de vida que não necessitam do composto para sobreviver. Utilizando os exemplos de vida na Antártica e no Atacama, dois locais extremamente frios e secos, respectivamente, os biólogos defendem a teoria de que formas de vida possam se desenvolver na superfície marciana.
A Universidade de Los Angeles disponibilizou vídeos das palestras (em inglês) que fizeram parte da conferência, realizada entre os dias 4 e 5 de fevereiro. Os debates podem ser revistos no site oficial da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog