domingo, fevereiro 24, 2013

Dr Itamar Costa da exemplo de sua vida "SE QUERES PARAR DE FUMAR DÊ UM CIGARRO PARA SINHÁ"


Enviado por DR ITAMAR COSTA

Final de década de 50, em Alto Longá. Papai era um próspero comerciante, era vereador e tinha uma Vacaria. Vereador eleito em 1958, obtendo 200 votos, tendo ajudado na eleição de Antonio Pessoa Cabral para ser o prefeito
da cidade. Comerciante era sócio de Adonias Bezerra Lima em uma bem sortida mercearia que ficava no Mercado Público Municipal, além de um Quiosque que funcionava em frente ao referido  Mercado.
      A vacaria era no quintal da casa da tia Julieta bem ao lado de onde hoje funciona a Prefeitura municipal. Papai tinha um Sitio que ficava onde hoje é a entrada da Ipueiras, onde ficavam os bezerros durante  o dia.
       No final da tarde, íamos( Itamar. Irismar Jurandir Adoneide etc) buscar os animais e era uma festa, brincávamos no trajeto e fazíamos algumas traquinagens. Naquela tarde passei primeiro na mercearia, para pegar algumas mariolas, e, sem seu Adonias perceber, tirei uma carteira de cigarro Astória. Na volta da quinta, ao chegarmos no pontilhão do Riachinho Pouca-vergonha, resolvemos experimentar o tal cigarro, ficamos embaixo do pontilhão e tínhamos conseguido o fósforo. Na primeira tragada, ouvimos um grito ensurdecedor: "vou avisar aos pais e mães de vocês"
        Era a Sinhá uma pessoa muito conhecida na comunidade e tinha acesso aos nossos pais. Pedimos à Sinhá que não fizesse aquilo e que em troca lhe daríamos a carteira de cigarro pois ele era fumante. A Sinhá respondeu que sim, entregamos o produto do crime  para a moça e passamos a lavar as mãos e boca.
         Os animais aproveitaram nosso descuido e caíram no mussabê  Mata-pasto e fedegoso, deu um trabalho danado para juntar-lhes. Já a noitinha chegamos ao curral, qual foi a nossa surpresa a Baeta estava nos esperando e munida de um cipó de laranja da terra, passou a surrar todo mundo e esbravejava e fomos cair na besteira de perguntar por que tudo aquilo, ela prontamente respondeu Foi a Sinhá que me avisou e ao chegar em casa mais castigo.
Moral da História: depois deste episódio, não  repetimos mais esta atitude e nunca aprendi a fumar. Hoje como Cardiologista sei do grande malefício causado ao organismo pelo cigarro e agradeço sempre à Sinhá por ter coragem de nos entregar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog