O inicio do povoamento de Beneditinos deve-se a algumas famílias que atraídas por , um olho d`água (afirmava ser milagroso devido o aparecimento de são Benedito) foram fixando residência no local que posteriormente passou a denominar-se Corrente de Sã Benedito.
![]() |
Igreja de São Benedito em Beneditinos |
![]() |
Açude de Beneditinos |
![]() |
Morro do Miranda Cartao-postal de Beneditinos |
Com a romaria que venerava o santo surgiu uma feira que se realizava aos domingos, atraindo a vizinhança. Com o desenvolvimento do comercio a localidade foi sendo povoada em proporções cada vez gigantesca. Muitas foram as famílias que afluíram para o lugar com intuito de trocar ou vender mercadorias em geral.
Em 1925, pela Lei Estadual n°1.125 de 07 de julho foi criada a vila e município de São Benedito, com território desmembrado de Alto Longá.
No ano de 1931, Corrente de São Benedito foi extinto pela mesma lei que extinguiu outros dezoito municípios piauienses. Sua autonomia foi restaurada em 1934 com mesmos limites. O patrimônio territorial da sede municipal foi doada por Constança Alves Pessoa, Francisco Albino da Silva e Luiz Gonzaga Freire, moradores daquela região.
Devido ao desenvolvimento em 1938, pelo decreto Estadual n° 147, de 15 de dezembro, a vila foi elevada á categoria de cidade.
O município de São Benedito recebeu a atual denominação em 1942, através do Decreto Lei n° 754, de 30 de dezembro, que regulamentou a duplicidade de topônimos nas cidades e municípios brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog