sábado, julho 30, 2011

Ao menos 20 novos partidos tentam registro na Justiça, diz TSE

Ao menos 20 novos partidos políticos buscam atualmente registro na Justiça Eleitoral, segundo levantamento realizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em parceria com os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).

A legislação exige que um partido obtenha o registro nacional pelo menos um ano antes da eleição a qual pretende concorrer.

Para os interessados em participar das eleições de 2012, esse registro deve ser concedido pelo TSE dentro dos próximos 70 dias, uma vez que o primeiro turno do pleito será no dia 7 de outubro de 2012. Quem pretende se candidatar a cargo político também deve estar filiado a partido dentro desse mesmo prazo.

Entre as exigências para a criação de um partido estão que a nova legenda obtenha o apoio de eleitores por meio de assinatura acompanhada do respectivo número do título eleitoral. A quantidade de assinaturas deve ser equivalente a, no mínimo, 0,5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos brancos e nulos.

Além disso, os eleitores que assinarem o documento devem estar distribuídos por um terço ou mais dos Estados e deve, ainda, equivaler a, no mínimo, 0,10% do eleitorado que votou em cada um desses estados.

Se considerarmos as eleições de 2010 para a Câmara dos Deputados, um novo partido deve colher aproximadamente 490 mil assinaturas, em pelo menos nove Estados.

Novas Siglas

De acordo com o levantamento, o PSD, do prefeito Gilberto Kassab, comunicou sua busca por assinaturas em 15 diferentes locais: AC, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MT, PB, PE, RN, RO, SC, SP e TO.

O PPL, por sua vez, informou sobre o recolhimento de assinaturas em 12 locais: BA, CE, DF, GO, MG, MT, PA, PE, PB, RS, SC e SP. O PN também: AM, BA, DF, GO, MG, PE, PB, RN, RO, RS, SC e SP.

Já o PEN está presente no AM, BA, CE, DF, MG, MA, PA, PE, RN, SP e TO em busca do apoio de eleitores.

Outros sete partidos em formação se registraram apenas em um Estado para colher as assinaturas: PEC, em São Paulo; PDSP, em Tocantins; PGT, no Rio Grande do Norte; PF, PMH e PLD, no Ceará; e PCN, no Acre.

PTS, PMA, PC, PS, PSPB, PMB, PSJ, PROS e PCS tentam atender às exigências para obter registro na Justiça.

Registros

Atualmente, existem 27 agremiações partidárias no Brasil registradas no TSE. Três desses partidos foram criados na última década: PRB, PSOL e PR.

O levantamento contém informações de 17 Estados e do Distrito Federal sobre a coleta de assinaturas. Outros nove TREs não repassaram dados dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Piauí, Roraima, Amapá, Sergipe e Alagoas.

Autor de novelas diz: 'Cajuína é o melhor refrigerante do mundo'

O jornalista Aguinaldo Silva, autor de novelas da Rede Globo, publicou em sua página no Twitter (@aguinaldaosilva) uma breve propaganda à genuína cajuína piauiense.
Ele postou, por volta das 23h da quinta-feira passada, dia 29, a seguinte frase: “Hoje tomei uns dois litros de cajuína. Pra mim é o melhor refrigerante do mundo, se você ainda não bebeu, tente encontrar e experimente”.
A ‘propaganda’ feita de forma espontânea por um dos mais conhecidos nomes entre as celebridades em todo o Brasil para a cajuína, bebida típica do Piauí e marca do estado, serve para o piauiense acreditar ainda mais no potencial cultural local.
Recentemente a Coca Cola sinalizou com a possibilidade de lança um refrigerante feito com base na cajuína e vender com uma marca própria, chamada Crush. E o pior: a bebida não seria produzida no Piauí, mas sim ou no Maranhão ou no Ceará. A Coca Cola já fez isso com o tradicional refrigerante maranhense, o Jesus, famosa bebida ‘cor de rosa’ fabricada na cidade de São Luís (MA).

Ação movida por W. Dias pode mudar até Constituição, no PI

De volta do recesso, os onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reúnem para julgar, entre outros casos, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) do ex-governador Wellington Dias contra cinco incisos do artigo 77 da Constituição Estadual.
A ADIN pede que o governador do Estado do Piauí tenha mais liberdade para conseguir mudanças na legislação estadual em assuntos como servidores públicos civis e militares, segurança pública, magistério e estatuto do fisco estadual. Essa liberdade seria mudando a obrigatoriedade legislar sobre esses assuntos através de lei ordinária e, não, lei complementar como é hoje.
De acordo com a Constituição do Estado do Piauí, o governador só pode dispor desses assuntos através de lei complementar, ou seja, lei que só pode ser aprovada por maioria absoluta dos deputados. Na época, em 2003, o governador Wellington Dias não tinha o mesmo apoio na Assembléia que seu sucessor, Wilson Martins dispõe hoje, com 28 deputados ao seu lado e somente dois na oposição.
O relator da ADIN é o ministro Luiz Fux. A Procuradoria Geral da República já emitiu parecer a favor do Governo do Estado, entendendo que o governador pode sim, através de lei ordinária dispor sobre esses temas que sempre envolvem muitos debates perante à sociedade. O julgamento está marcado para as 14h desta segunda-feira(01/08). A TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasília; SKY, canal 117) e a Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília) transmitem os julgamentos ao vivo, inclusive pela internet.

quarta-feira, julho 27, 2011

Prefeito de Beneditinos é indicado ao PRÊMIO JK 2011.

Dr. Aarão Prefeito de Beneditinos
Dr. Aarão Cruz Mendes, Prefeito de Beneditinos - PI, foi apontado neste mês de julho, entre os 100 melhores Prefeitos do Brasil, sendo indicado para receber o disputado “Prêmio JK – Juscelino Kubitschek”, no dia 25 de agosto, em Santa Catarina.


A homenagem é oferecida pela empresa M.S. Brasil Congressos, atuante na organização e promoção de Congressos e Feiras Nacionais que além do Prêmio JK, homenageia gestores com os prêmios “Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, “Educa Brasil”, “Educando”, “Êxito DAdministrativo” e, “Qualidade no Turismo e Top de Linha”, todos reconhecidos nacionalmente.


Para chegar à lista oficial nacional dos (as) 100 Prefeitos (as) destaques do Brasil, a empresa realizou uma séria e profunda pesquisa junto a Ministérios, sites governamentais, as leis de responsabilidades fiscais, e indicações estaduais, constatando a efetiva atuação da Prefeitura de Beneditinos, como também aprovação junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Homem compra DVD pornô e descobre traição da mulher

Um carpinteiro de Taiwan comprou um DVD pornô e acabou descobrindo a traição de sua mulher. O filme foi gravado secretamente em um motel onde sua mulher manteve relações sexuais com um amigo do marido, segundo o jornal taiwanês "Liberty Times".
O marido, identificado apenas pelo sobrenome Lee, descobriu a traição da mulher após comprar o DVD em 2002. Em agosto de 2008, Lee atacou o açougueiro na cidade de Chungli e acertou uma facada na coxa do ex-amigo.
De acordo com o jornal, o filme pornográfico tinha sido feito com uma câmera escondida no motel e estava em um DVD chamado "casos com as esposas dos outros", que o marido comprou de um vendedor para assistir em casa.
Lee, que vive no Condado de Taoyuan, se separou da mulher depois de assistir ao filme. O ex-amigo fugiu da aldeia. O açougueiro processou Lee por agressão física, mas Lee não conseguiu processar o açougueiro por adultério, porque já havia passado cinco anos.
A Justiça pediu para os homens resolverem o caso fora dos tribunais, mas eles recusaram. Lee foi indiciado na terça-feira acusado de provocar danos corporais em outra pessoa, segundo relatou o jornal "Liberty Times".
Lee deve pegar menos de seis meses na prisão, pena que pode ser convertida em multa.

Carlos Villagrán, o Quico, chama Bolanos, o Chaves, de 'trapaceiro'

Polêmica envolvendo atores do consagrado seriado mexicano "Chaves".
Carlos Villagrán, intérprete de Quico, resolveu atacar mais uma vez Roberto Gomez Bolaños, criador e protagonista da série.
Em entrevista ao site mexicano LaBotana.com, Villagrán chamou seu ex-colega de trapaceiro. “Ele não paga impostos sobre os royalties que cobra”, acusou.
O humorista também fez um questionamento: “Por que fizeram uma homenagem somente a ele, quando todos nós triunfamos?”, e afirmou que o personagem que mais gera dinheiro a Bolaños é o Quico. “E eu não recebo nem cinco centavos. Tudo quem leva é o Roberto, que é multimilionário. Tudo que ele faz, ele se registra como escritor, mas já está pagando, porque está trocando dinheiro por saúde”, atacou.
Na entrevista, Carlos Villagrán também não poupou Florinda Meza, atriz que viveu Dona Florinda no seriado, com quem já teve um romance. Porém, há anos, ela é casada com Roberto Bolaños.
“Ela gosta de se fazer de vítima”, alfinetou. “Ela usa relógios de plástico nas entrevistas, quando tem casas em todos os lugares”, revelou.

segunda-feira, julho 25, 2011

Para concorrer em 2012, Kassab tem 75 dias para registrar PSD

A corrida de Gilberto Kassab contra o tempo para conseguir criar seu PSD até 7 de outubro --prazo limite para que a legenda possa participar das eleições de 2012-- encontra obstáculos não só na certificação pelos cartórios das quase 500 mil assinaturas de apoio.
Após validá-las, a nova sigla terá que percorrer, para obtenção do registro, uma trilha que se inicia nos TREs e termina no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Sem contar a hipótese de pedido de vista dos juízes eleitorais ou questionamento adicional do Ministério Público, a lei prevê cerca de 60 dias para esse trâmite, sendo que é comum estouro de prazos. A contar deste domingo, Kassab tem 75 para não só validar as assinaturas que faltam, mas superar o rito dos tribunais.

sábado, julho 23, 2011

Playboy divulga primeira foto das dançarinas do Aviões do Forró

A Playboy divulgou a primeira imagem do ensaio que vai revelar o que tem por debaixo das roupas das dançarinas da banda nordestina Aviões do Forró. Daiana, Rose e Dani ‘pousaram’ (como diz a própria publicação) para a revista em um ensaio pra lá de quente.

Segundo informações divulgadas pelo blog oficial da Playboy, o ensaio levou dois dias para ser feito, em um galpão e em um hangar, no interior de São Paulo. As meninas mostraram estar bem desinibidas durante os cliques.

As fotos já estão prontas, mas a publicação ainda não tem previsão para ir às bancas.

Paraibano tenta invadir Palácio do Planalto com uma moto

No início da noite desta sexta-feira(22), um homem tentou invadir o Palácio do Planalto com uma moto.
Jandilson Pereira Galdênio, de 32 anos, de Campina Grande (PB) disse que é ex-presidiário, mas não disse o motivo de ter tentado invadir a sede da Presidência da República. Ele subiu a rampa principal do palácio e tentava atravessar a porta de vidro que fica no segundo andar do prédio, mas foi impedido pela segurança da Presidência. A moto era uma CG-125 Honda.

Piauí registra mais de 10.500 casos de dengue

A Coordenação de Epidemiologia da Secretária Estadual de Saúde divulgou, na tarde de sexta-feira mais um boletim de monitoramento dos casos de Dengue no Piauí. Até amanhã de hoje foram contabilizadas 10.543 notificações.
O número, de acordo com o boletim, representa um aumento de 61,4 % em relação ao mesmo período do ano passado. Nesta mesma data, em 2010, o Piauí registrava 6.532 casos de Dengue.
A capital do Piauí é a mais afetada pelo Aedes Aegypti. São 4.504 casos. Piripiri e Parnaiba compõem a lista das três cidades mais atingidas pela doença com 852 e 634 casos respectivamente.
As chuvas corriqueiras do mês de Julho contribuíram para o aumento de casos. A Secretaria de Saúde continua monitorando o avanço da doença enviando equipes nas regiões mais afetadas do Piauí. Dois óbitos foram registrados esse ano, um em Ilha Grande e outro em Parnaíba.
Veja lista das 20 cidades mais afetadas pela Dengue
Acauã (86 casos)
Avelino Lopes (67 casos)
Beneditinos( 108 casos)
Bom Jesus (257 casos)
Cocal (61 casos)
Corrente (144 casos)
Esperantina (188 casos)
Floriano (100 casos)
Jacobina (101 casos)
Luís Correia (143 casos)
Matias Olímpio (172 casos)
Monsenhor Hipólito (97 casos)
Parnaíba (634 casos)
Paulistana (170 casos)
Pedro II (180 casos)
Picos (186 casos)
Piracuruca (207 casos)
Piripiri (852 casos)
Redenção do Gurguéia (131 casos)
São João do Piauí (59 casos)
Teresina (4.504 casos)

sexta-feira, julho 22, 2011

Tiririca admite ter usado atores para retratar seus pais

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), admitiu nesta sexta-feira, por meio de sua assessoria, ter utilizado atores para retratar sua família no programa eleitoral do partido na televisão. De acordo com o parlamentar, a estratégia já havia sido utilizada durante a campanha eleitoral que o alçou à condição de deputado mais votado no País e reflete uma "piada".
"Isso é coisa de campanha, já tinha sido usado na campanha. Ele não usa a família dele nisso (em propagandas políticas). Ele apenas chistou. Como ele é um palhaço, um humorista, ele usou isso também e se valeu deste artifício", disse o deputado, por meio de sua assessoria.
As declarações de Tiririca foram motivadas por informações divulgadas pela jornalista Mônica Bergamo, colunista do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a jornalista, a recente peça televisa de propaganda de Tiririca apresenta uma "mãe" diferente para o humorista daquela que apareceu durante a campanha eleitoral do então candidato. "O anúncio do PR em que Tiririca (PR-SP) exibe seus 'pais' recrutou atores para fingirem ser a família dele. A 'mãe' nem sequer era a mesma que Tiririca apresentou na campanha eleitoral", escreveu a colunista.

Deputado Júlio César afirma que divisão do pré-sal não tem acordo

Defensor do pré-sal, o deputado Júlio César afirmou ter perdido a esperança da realização de um acordo sobre a divisão dos royalties, após o veto do presidente Lula, em 2010.
Júlio César Lima
De acordo com o deputado, os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo não irão abrir mão do valor dos recursos que recebem hoje, em beneficio dos outros estados. “Perdi a esperança de acordo sobre o pré-sal. Nenhum estado quer sair perdendo. Eles têm mostrado resistência a todos os projetos apresentados”.
Os governos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, são contrários à proposta apresentada pelos senadores Wellington Dias (PT) e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB). “Ainda tem a minha, que propõe dividir só o pré-sal. Queremos que fique o do mar e o de terra como está e divida o pré-sal. Isso não dá prejuízo a ninguém, então nós vamos para o voto. É tudo ou nada. Vamos respeitar os contratos com as empresas. Vamos para o tudo ou nada, vence quem tiver mais voto”, afirmou.

quinta-feira, julho 21, 2011

Perícia constata fraude para fundar partido de Gilberto Kassab

Listas de apoio em São Paulo e no Rio de Janeiro à criação do PSD, partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab, foram preenchidas com assinaturas falsificadas, atesta perícia grafotécnica publicada no jornal Folha de S. Paulo. A coleta de assinaturas é uma exigência da Justiça Eleitoral para a criação de uma nova sigla. Kassab corre contra o tempo para apresentar cerca de 490 mil assinaturas até setembro deste ano, para que o partido tenha condições de participar das eleições municipais de 2012.
A reportagem de Daniela Lima e Catia Seabra teve acesso a cópias digitalizadas de três fichas de apoio ao PSD. Em todos os documentos foram detectadas fraudes. Segundo a perícia, assinaturas atribuídas a diversos eleitores foram feitas, na verdade, por uma mesma pessoa. Em uma das fichas, de 10 assinaturas coletadas, 5 foram feitas pela mesma pessoa. No documento do Rio, há assinatura atribuída a um eleitor que morreu.
O PSD reconhece a existência de "erros" na coleta de assinaturas e que, só no Rio, o partido descartou 36 mil assinaturas "inadequadas". O laudo foi elaborado por Orlando Garcia, que, entre outros casos, foi perito oficial da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou as atividades de PC Farias, em 1992.
Na conclusão do laudo que conta com nove páginas ele afirma: "As listas de apoiamento ao PSD examinadas apresentam falsas assinaturas de eleitores, eis que, atribuídas a pessoas diversas, foram produzidas por mesmos punhos escritores". No Rio, as fichas foram preenchidas no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em São Paulo, na zona leste da capital.

quarta-feira, julho 20, 2011

Ex-prefeito de São Miguel da Baixa Grande é condenado no TCU a devolver recursos da Educação


O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares as contas dos ex-prefeito de São Miguel da Baixa Grande, Osmar Teixeira Moura, referentes a recursos transferidos para o atendimento das ações do programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos - EJA, e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar - PNATE, no exercício de 2004.
O ex-prefeito foi condenado a pagar quase R$ 25 mil, valor atualizado monetariamente e acrescido de juros atpe a quitação do débito e ao pagamento de multa no valor de R$ 4 mil. O relator do processo, Augusto Nardes, afirmou que a argumentação de defesa de Osmar Sousa se mostrou contraditória, pois, "a justificativa apresentada para a realização de sques diretamente na conta-corrente, pela inexistência de agência bancária no município, não foi corroborada documentalmente.
O ex-prefeito já foi condenado pela Justiça Federal a devolver recursos do SUS, aplicados indevidamente, além de ser réu em outras três ações por improbidade administrativa.

Piauí perde milhões de reais todos os anos com a sonegação fiscal

A sonegação fiscal é hoje um dos grandes desafios enfrentados pela Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz- PI). No ano passado, a secretaria constatou um prejuízo de duzentos e quarenta milhões de reais em evasão fiscal.


No mês de junho o presidente do Sindicato dos Fazendários (Sindifaz), Manoel Filho, denunciou ao promotor de Justiça Fernando Fernandes, da Vara dos Feitos da Fazenda Pública, o indício de irregularidade em procedimentos de fiscalização nas atividades do trânsito interestadual de mercadorias.De acordo com a denúncia apresentada pelo Sindicato, o Estado do Piauí tem mais de 1,3 bilhão de reais em Passes Fiscais interestaduais em aberto, contabilizando uma perda de mais de 400 milhões de reais em impostos e multas não recolhidos nos últimos cinco anos, por ausência de ação fiscal.Para solucionar o problema foi proposto aos gestores do Sefaz e do governo o reconhecimento legal da atribuição de constituição do crédito tributário nas atividades do trânsito de mercadorias a ser concedida aos Técnicos da Fazenda Estadual.Para saber como o estado prentede fazer para combater a sonegação assista a entrevista com o secretario da fazenda , Silvano Alencar.

Site para "pulada de cerca" bate recorde de inscrições no Brasil

Há apenas uma semana no Brasil, o site de relacionamentos para infiéis Ohhtel diz já ter descoberto algo sobre o país: o brasileiro está entre os povos mais infelizes do mundo no casamento e é um dos mais afoitos para pular a cerca. Não é por acaso que a operação do site no Brasil foi a que mais rapidamente angariou gente disposta a trair, em comparação com os outros três países onde atua.
Em apenas sete dias, o Ohhtel Brasil diz já ter atingido 63.317 usuários. Durante sua primeira semana nos Estados Unidos - país com maior população e mais internautas - foram 10.993 cadastrados. Na Argentina, 30.114 se cadastraram nos primeiros sete dias. No Chile, foram 17.017.
Polêmicas à parte, essa infidelidade recorde brasileira parece estar rendendo lucros interessantes. Laís Ranna, vice-presidente de operações do Ohhtel no país, diz que 37% dos cerca de 42 mil homens cadastrados no site já pagaram pelo menos uma vez a taxa de R$ 60 que dá direito a interagir com até 20 mulheres na rede. O que dá um total mínimo de aproximadamente R$ 940 mil em apenas uma semana.
Como as mulheres não pagam nada e, por enquanto, não há anúncios no site, essa é a única fonte de receita. Essa cifra não pode ser confirmado por outras fontes, mas, se for mesmo verdadeira, representa um resultado excepcional para uma página de internet.
- Nós superamos todas as nossas expectativas, não podemos reclamar - disse Ranna, que defende a infidelidade como salvação para casamentos sexualmente em ruínas e confessa quase ter traído o marido com um colega de trabalho no passado. - Nós não inventamos a infidelidade, só oferecemos uma opção mais segura, saudável e discreta. O objetivo é que as pessoas que usem o site salvem seus casamentos.
A boa recepção no país levou o Ohhtel a dobrar sua expectativa de usuários cadastrados no país até o final do ano para 200 mil pessoas. O site também quer adicionar funcionalidades, como chat e vídeos. Por enquanto, o infiel cadastrado só pode visualizar fotos das possíveis amantes e se comunicar com elas por e-mail.
Mas a companhia quer vencer desafios muito maiores até lá: almeja estar em todos os países da América do Sul. Ranna afirmou que o próximo deve ser a Colômbia e disse que nem pequenos países, como Guiana Francesa, ficarão de fora.
Por aqui, o Ohhtel não foi pioneiro no mercado das traições on-line. O similar Second Love já funciona no país. Espera-se que até agosto o Ashley Madison também esteja por aqui.

TRE deve recadastrar 31% do eleitorado

O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Piauí encaminhou estudo ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) amplicando para sete o número de municípios com votação biométrica. Se o planejamento for aprovado, a Justiça Eleitoral deverá recadastrar 696.806 eleitores, o que representa, 31% do eleitoroado piauiense, segundo a última estatística divulgada pelo Tribunal.
O presidente do TRE.Raimundo Eufrásio, disse à Rede Meio Norte que a votação biométrica deve ser ampliada para as cidades de Oeiras,Picos,Floriano, Nazaria e Teresina, que é o maior colégio eleitoral com estado - 20% do total de eleitores inscritos no Piauí - votam nas zonas eleitorais da capital piauiense.
"Aguardamos a aprovação do TSE. Pois os custos são altos mas encentemos que o novo método é o mais seguro", diz o presidente.O desembargador acredita que no próximo mês, a Justiça Eleitoral já terá a definição do total de municípios com votação biométrica nas eleições municipais de 2012. Atualmente, apenas os eleitores de Piripiri e Piracuruca votam através do sistema, que tem segurança reformada,uma vez que o eleitor é reconhecido através da digital.
"Caso seja confirmado, o recadastramento será feito num prazo de 40 dias,"estima o presidente do TRE.

domingo, julho 17, 2011

Ex-prefeito de Capitão Coelho da Luz é denunciado pela Procuradoria Geral da República

A Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1) ofereceu nova denúncia contra o ex-prefeito do município de Capitão Gervásio Oliveira , Agapito Coelho da Luz, por deixar de prestar contas de R$ 132 mil dos recursos federais recebidos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para a execução de melhorias sanitárias nos domicílios do município.
O prazo para a prestação de contas foi estabelecido em 14 meses, sendo 12 meses para execução e 60 dias destinados à prestação de contas. Devido ao atraso na liberação dos recursos, o prazo do convênio foi prorrogado por mais oito meses, tendo vigência até junho de 2003.
Três vistorias realizadas pela Funasa indicaram que o objeto do convênio foi inadequadamente executado e constataram a ausência de prestação de contas da aplicação dos recursos federais por parte do ex-prefeito, mesmo tendo sido notificado. Também foi aberto processo no Tribunal de Contas da União (TCU), que confirmou a irregularidade de omissão na prestação de contas.
Para a procuradora regional da República Raquel Branquinho, o denunciado “deixou de cumprir a obrigação legal relativa à prestação de contas, no devido tempo, crime que se consuma com a consciente omissão na prestação de contas dentro do prazo estabelecido”.
A denúncia aguarda o recebimento pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Juiz vê fraude em ficha de partido criado por Gilberto Kassab

Um juiz eleitoral do Amazonas identificou possível fraude em dois terços de uma lista de assinaturas entregue em apoio à criação do PSD, sigla do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A Polícia Federal vai periciar o documento para atestar as supostas falsificações.

A suposta fraude foi identificada pelo cartório da 62ª zona eleitoral do Estado, em Manaus. De acordo com o juiz Carlos Zamith, das 900 assinaturas entregues em sua zona, cerca de 600 estão sob suspeita. As firmas da lista foram comparadas com as do caderno de votações. "Apostaria o meu salário que foi uma pessoa que assinou uma das folhas inteirinha. A firmeza da escrita é a mesma", disse Zamith.
Outras assinaturas foram entregues nas demais zonas eleitorais do AM. O juiz disse que funcionários identificaram um eleitor morto numa lista enviada à 59ª zona eleitoral de Manaus. A assessoria de Omar Aziz não se manifestou.
A coleta de assinaturas para a criação do PSD é alvo de dois inquéritos da PF, no Paraná e em Santa Catarina.
Kassab precisa do aval do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à assinatura de 490,3 mil eleitores até o dia 7 de outubro para que o novo partido participe das eleições municipais do ano que vem -238 mil já foram certificadas por cartórios do país. Aliados do prefeito temem que questionamentos atrasem o processo.

Presidenta Dilma diz que nomes para o Dnit agora são escolha dela

A presidente Dilma Rousseff avisou ontem a assessores que, depois de mais um afastamento de diretor do Dnit (Departamento Nacional de infraestrutura  de Transportes) sob suspeita de irregularidades, não aceitará mais indicações políticas para o órgão.
A partir de agora, ela vai decidir pessoalmente a escolha dos novos nomes do comando do departamento e optará por técnicos para a nova diretoria. O atual colegiado era comandado por indicados principalmente pelo PR e pelo PT.
Dilma já estava decidida a dar preferência a técnicos, mas ontem reforçou essa disposição e informou sua equipe que irá compor uma diretoria técnica para o órgão, sem vinculações políticas.
A decisão vale para a direção do órgão em Brasília, formada por sete diretores. Segundo integrantes do governo, a presidente também está disposta a rever as regras para a composição do colegiado.
Nas conversas, a presidente manifestou preocupação com o desmonte do órgão, já que, dos sete diretores, apenas três titulares se manteriam nos postos com as férias do diretor-geral, Luiz Antonio Pagot, e a demissão José Henrique Sadok de Sá, seu interino.
Outras duas cadeiras já estão vazias. Como a diretoria toma decisões de forma colegiada, o quadro atual pode ser de falta de quorum para deliberações.Ainda ontem o governo analisava a possibilidade de indicar nomes temporariamente até que os substitutos definitivos tenham seus nomes encaminhados e aprovados pelo Senado.