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A Infraero encerrou o ano de 2011 com a maior execução orçamentária  de investimentos de sua história, chegando a R$ 1,145 bilhão. A execução  atingiu 76% do orçamento revisado para o ano passado, de R$ 1,513  bilhão. Trata-se do maior percentual de execução dos últimos cinco anos,  cuja média foi de 48%. O crescimento em relação a 2010 foi de 77,5%,  quando foram executados R$ 645 milhões.  
O balanço foi divulgado no site da Infraero.Apesar dos valores  que impressionam, não há qualquer registro no site de investimento no  Aeroporto do Piauí.Nem mesmo nas previsões para 2012, quando o Aeroporto  Petrônio Portela deveria receber investimentos de ampliação, conforme  divulgado.No balanço,são informadas as ações de desapropriação de área  para ampliações em vários aeroportos. 
      “Esses números refletem o empenho da Infraero em dar  prosseguimento às obras e melhorias nos aeroportos da Rede. Em 2012,  dobraremos os esforços, de modo a continuar atendendo de forma adequada a  demanda da sociedade brasileira pelos serviços aeroportuários”, afirmou  o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. 
      Em relação às fontes de recursos, do total investido em  2011, R$ 457,1 milhões foram executados com recursos próprios; R$ 687,5  milhões, com recursos do Ataero; e R$ 500 mil com recursos de convênios.  O Ataero é um adicional tarifário que incide sobre tarifas - como as  taxas de embarque, pouso e permanência - previstas na Lei nº 6009/73. A  arrecadação é destinada a melhorias da infraestrutura aeroportuária em  todo o país. 
      Quanto à natureza dos investimentos, R$ 845,4 milhões se  referiram a obras e serviços de engenharia e R$ 299,6 milhões, a  equipamentos, móveis, utensílios e terrenos. Desse total, destaca-se a  instalação de cinco módulos operacionais nos aeroportos de Viracopos e  Guarulhos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT), resultando no  aumento da capacidade de passageiros. Viracopos, por exemplo, ampliou  sua capacidade em 2,5 milhões, podendo receber 4,3 milhões de viajantes  por ano.  
      O investimento realizado também compreendeu obras nos  aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Manaus (AM), Confins (MG),  Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Natal (RN), São Luís (MA), Brasília  (DF) e Recife (PE), além da desapropriação de áreas para a ampliação dos  aeroportos de Porto Alegre e Campinas. Em Cumbica, um importante  investimento foi a revitalização de um trecho da pista de maior extensão  (3,7 mil metros) do aeroporto, proporcionando maior segurança às  operações de pouso e decolagem. As pistas de Fortaleza (CE), São Luís  (MA), Uberlândia (MG) e Santarém (PA) também passaram por obras de  revitalização.  
      Já o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão –  Antonio Carlos Jobim recebeu importantes equipamentos para garantir a  operacionalidade, como a instalação do ALS (Sistema de Luzes de  Aproximação) na cabeceira de uma das pistas de pouso e decolagem. O  sistema permite que as operações de pouso sejam realizadas com mais  segurança, mesmo durante a noite ou em condições climáticas adversas. O  Galeão passou a contar também com quatro novas esteiras de restituição  de bagagens e dez novos equipamentos de raio-x de porão, para  fiscalização de bagagens despachadas.  
      A Infraero também investiu na aquisição de mobiliário para  as novas salas de embarque e desembarque, sistemas de segurança e  vigilância, veículos operacionais, equipamentos de navegação aérea e  terrenos para ampliação de aeroportos, entre outros itens. 
      Em 2012, a perspectiva é de que as obras de reforma e  ampliação dos aeroportos de Guarulhos, Confins, Manaus, Galeão e  Curitiba entrem em fase mais avançada de execução. Além disso, estão em  andamento processos licitatórios nos aeroportos de Fortaleza,  Florianópolis, Cuiabá, Salvador, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Macaé,  Goiânia e Aracaju para o início, ainda este ano, de relevantes obras

 
 
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