sábado, junho 29, 2013

Prefeito de Caraúbas preenche todas as secretarias com a família



Desmembrado de Buriti dos Lopes, o município de Caraúbas do Piauí tem como prefeito o Sr. Manoel Pacheco Neto, que está muito próximo de ser apontado como o maior praticante de nepotismo da história dos administradores brasileiros, superando inclusive o colega vizinho Bernildo Val. A relação a seguir de familiares nomeados por Pacheco é a prova indiscutível de que nem durante os 13 anos em que a corte portuguesa se escondeu de Napoleão no Brasil no inicio do século 19 se nomeou tanto parente. Ele seguramente passará à história.


Numa carta encaminhada a este jornalista, uma senhora residente em Caraúbas, lamentando o fato com humor, reivindica para o gestor de sua terra o "título de campeão brasileiro de nepotismo" e quer a anulação da “eleeição" que conferiu esse título anteriormente, ao prefeito de Buriti dos Lopes" cuja administração é toda ocupada pela família Val.


A relação dos familiares de Manoel Pacheco, prefeito de Caraúbas do Piauí, é a seguinte:


Prefeito: Manoel Pacheco Neto


Vice Prefeito: Luzia Ramos de Sousa (Irmã do Prefeito)


Secretária de Assistência Social: Antonia Sampaio Pacheco (esposa do prefeito)


Secretária de Saúde: Simone Ramos de Sousa (irmã do Prefeito)


Secretário de Infraestrutura: Paulo Roberto de Sousa (irmão do Prefeito)


Secretário de Finanças: Emília Ramos de Sousa (irmã do Prefeito)


Secretário de Transporte: Emanoel Pacheco Neto (filho do Prefeito)


Secretário de Agricultura: Vagner Portela Miranda (genro do Prefeito)


Chefe de gabinete: Vitor Sousa (sobrinho do Prefeito)


Chefe da Divisão de Almoxarifado: Maria das Graças Miranda Portela (sogra da Filha do prefeito)


De acordo ainda com pessoas de credibilidade que fizeram esse levantamento o nepotismo não pára por ai: uma filha do prefeito é a Fonoaudióloga do município. O irmão do prefeito, Aristides Ramos de Sousa é vereador, sua esposa Marilda exerce cargo em comissão de Coordenadora da Educação, e a cunhada do prefeito, esposa do secretário de Infraestrutura, Gardênia Miranda, exerce cargo em comissão de diretora de Ensino Infantil.


Na denúncia encaminhada Ana Araújo, uma representante da população de Caraúbas, solicita que seja "anulada a eleição" que deu ao prefeito de Buriti dos Lopes o "título de maior praticamente de nepotismo do Brasil" e reivindica a "honraria" para o gestor de Caraúbas do Piauí.
 
Fonte: gp1

Dois ônibus são despedrados e queimados em José de Freitas

Por volta das 19h10min de ontem28, dois ônibus sendo um da empresa São Joaquim e outra da Santa Izabel, foram depredados e incendiados por um grupo de pessoas que bloqueavam a PI-113.

Os ônibus estavam com aproximadamente 60 pessoas em cada um, logo após o bloqueio dos veículos os passageiros desceram e em seguida depredados e queimados por algum dos presentes.
Vandalismo atacou desta vez em José de Freitas
A Policia foi chamado ao local, mais poucos poderão fazer para coibir a violência. O sargento da policia militar Allan Sampaio, solicitou o Corpo de Bombeiro que vivesse ao local e até o fechamento desta edição não havia chegado.

Os usuários de transporte da empresa São Joaquim estão em protesto pelo terceiro dia. Eles reivindicam um transporte público de qualidade e passagens acessíveis ao bolso do trabalhador e estudante.

Conheça os 13 empresários que aparecem na lista suja do trabalho escravo no PI

Treze empresários com propriedades no Piauí fazem parte do cadastro de empregadores flagrados com trabalho escravo, divulgada ontem (28). Mais conhecida como “lista suja” do trabalho escravo, a relação é mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República.

Entre os destaques negativos a novidade é uma propriedade que fica situada entre Teresina e o município de Altos, na BR-343. A lista do Piauí tem, na maioria, fazendas e grandes projetos agrícolas na região dos Cerrados, mas também foram incluídas construtoras. No total, 337 pessoas foram libertadas por fiscais do TEM nas 13 propriedades que aparecem na lista suja no Piaui. No total, a “lista suja” passa a contar com 504 empregadores em todo o País. A maioria em estados como Pará e Maranhão, além de unidades federativas da região sudeste.

O cadastro vem sendo atualizado semestralmente, desde o final de 2003, e reúne empregadores flagrados pelo poder público na exploração de mão de obra em condições análogas à escravidão. A “lista suja” tem sido um dos principais instrumentos no combate a esse crime, através da pressão da opinião pública e da repressão econômica. Após a inclusão do nome do infrator, instituições federais, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia, o Banco do Nordeste e o BNDES suspendem a contratação de financiamentos e o acesso ao crédito.

Bancos privados também estão proibidos de conceder crédito rural aos relacionados na lista por determinação do Conselho Monetário Nacional. Quem é nela inserido também é submetido a restrições comerciais e outros tipo de bloqueio de negócios por parte das empresas signatárias do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – cujo faturamento representa cerca de 30% do Produto Interno Bruto brasileiro.

O nome de uma pessoa física ou jurídica é incluído na relação depois de concluído o processo administrativo referente à fiscalização dos auditores do governo federal e lá permanece por, pelo menos, dois anos. Durante esse período, o empregador deve garantir que regularizou os problemas e quitou suas pendências com o governo e os trabalhadores. Caso contrário, permanece na lista.

confira a lista suja do Piauí

Dono/ Nome da propriedade/ Localização/ Município/ número de trabalhadores resgatados/ Atividade
Adão Ferreira Sobrinho/ Fazenda Ipê Chapada das Mangabeiras/ Barreiras do Piauí /10/ Cultivo de soja, milho e arroz

Antônio Odalto Smith Rodrigues de Castro/Perímetro Irrigado do Gurguéia/ Alvorada do Gurguéia/ 83/ Cultivo de algodão herbáceo

Carlos e Silva Ltda/ Carlos e Silva Ltda/ BR 343, km 10, Teresina/Altos/ Teresina Piauí/21/ Construção civil

Construtora Almeida Souza Ltda/ Construtora Almeida Souza Ltda/ Teresina/ Teresina/ 24/ Construção civil

Construtora Lima e Cerávolo Ltda/ AHE Salto do Rio Verdinho, BR-135/Corrente/ 95/ Desmatamento de mata nativa / Construção civil

Edson Rosa de Oliveira/ Fazenda Boi Gordo/ Morro Cabeça no Tempo/44/ Produção de carvão vegetal

Indústria, Comércio e Representações Família Betel Ltda/ Fazenda Nova Fé Cajapior/ Parnaguá/10/ Produção de carvão vegetal

José Gonçalves Rolo/ Fazendas Reunidas Jr/Santa Filomena /5/ Cultivo de soja

Josué Agostinho da Silva/ Fazenda Faveira do Horácio/Oeiras/12/ Desmatamento de mata nativa

Maicon Lima Rampelotti/Ribeiro Gonçalves/ 6/ Cultivo de soja

Márcio Antônio Bortolotto/ Fazenda Bortolotto/ Rod. Transcerrado, s/n, Serra de Palmeira/ Palmeira do Piauí /14/ Cultivo de soja

Pedro Ilgenfritz/Fazenda Alegria/ Antônio Almeida /9/ Cultivo de eucalipto

Roberto Kumasaka/ Fazendas Itambi II e III Chapada das Mangabeiras/ Barreiras/4/ Cultivo de soja


Fonte:
Da redação com informações do MTE

sexta-feira, junho 28, 2013

Um dos homens mais procurados do Piauí, morre em troca de tiros com a PM


Um elemento de alta periculosidade, acusado de vários crimes em Teresina e região, identificado apenas pelo nome de “Naldinho”, que residia em Teresina, morreu  ontem (27), durante confronto com uma guarnição do serviço reservado da policia militar de Teresina. A troca de tiros entre policia e bandido aconteceu na PI-366, que ligas as cidades de José de Freitas á Lagoa Alegre.

Durante o confronto Naldinho foi atingido por uma bala na altura da virilha. Ferido, o acusado ainda foi socorrido e levado para o hospital de Lagoa Alegre. Em seguida a vitima foi transferida para o hospital Nossa Senhora do Livramento, onde já chegou sem vida.

O corpo foi encaminhado para a pedra do necrotério do hospital local, onde ficou aguardando a remoção para o IML em Teresina. A guarnição ainda conseguiu capturar seu comparsa, que não teve o nome revelado, na ação policial. Foi apreendida uma motocicleta modelo Broz, de cor preta de placa NHV-5753- THE, usada pela dupla para pratica delituosa.

O meliante também era acusado de fazer um arrastão no ultimo domingo (23), em um estabelecimento comercial no povoado Malhada Vermelha, zona rural da cidade de Lagoa Alegre, na ação várias pessoas foram roubadas. De acordo com informações repassadas por uma fonte reservada da polícia militar, o morto tinha atuação criminal na zona leste de Teresina, aonde reside e era considerado pela polícia o terror da região.

Fonte: MN

segunda-feira, junho 24, 2013

ALEPI tem 80 propostas arquivadas de criação de novos municípios no Piauí

A Assembleia Legislativa do Piauí tem 80 propostas de criação de novos municípios no Estado, que estão arquivadas à espera da última votação no Congresso do projeto que estabelece as novas regras de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no país. O projeto foi aprovado no dia 4 de junho na Câmara Federal e vai agora para votação no Senado.
alepiNa prática, a matéria transfere para as assembleias legislativas dos estados a decisão de emancipação de povoados, a partir de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas. No Piauí, os projetos que deram entrada nas duas últimas décadas precisam necessariamente ser revistos por conta das novas regras estabelecidas no projeto da Câmara Federal.
O consultor legislativo da Assembleia Legislativa do Piauí, Adauto Soares, informou que caso os deputados tenham interesse em reativar algum dos projetos arquivados, será necessário começar o projeto do início, já que nenhum deles possui sequer o projeto de viabilidade. Entre os 80 projetos, estão dois que preveem emancipação de bairros e povoados de Teresina, que hoje correspondem às regiões da Cacimba Velha e da Usina Santana.
Além da capital, outras dezenas de povoados estão querendo emancipar-se em outros municípios. No levantamento feito pelo Diário do Povo, há projetos que apenas um povoado quer desmembrar-se de mais de um município e também existem mais de um projeto de um mesmo município. A cidade que apresenta a maior quantidade de projeto é Oeiras, que aparece com quatro propostas. Os povoados de Buriti do Rei, Oitis, São Miguel e Serrinha querem virar municípios.
Outros dez municípios aparecem na lista com três propostas cada. São eles: Pedro II, Miguel Alves, Buriti do Lopes, Batalha, Picos, Jaicós, Joaquim Pires, Pedro II, São Francisco do Piauí e Barras. Já os outros municípios aparecem na lista com um ou dois pedidos de povoados para emancipação.
Projeto estabelece regras mais rígidas – O texto já aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 4 de junho e fixa normas mais rígidas para criação de novos municípios, exigindo a realização de um estudo de viabilidade municipal e de plebiscitos, envolvendo não só a população a ser emancipada, mas também a da cidade-mãe, que irá perder parte de seu território. Entre as regras está a exigência de um número mínimo de habitantes, que irá variar de acordo com a região, além de condições econômicas que permitam a consolidação e desenvolvimento dos municípios.
O projeto diz que o estudo de viabilidade municipal só será levado adiante se o mínimo populacional for cumprido, junto com o apoio de 20% dos eleitores da área a ser emancipada. Esse pedido é encaminhado à Assembleia para a realização do estudo de viabilidade econômico-financeira; político-administrativa e sócio-ambiental e urbana. Somente após esse estudo, que os deputados enviarão o projeto para o Tribunal Regional Eleitoral para que seja realizado plebiscito com todos os moradores da região a ser modificada, como de todo o município envolvido.
O projeto determina também que qualquer procedimento deve ser realizado entre a data de posse do prefeito e o último dia do ano anterior às eleições seguintes. Se o tempo não for suficiente, apenas depois da posse do novo prefeito o processo poderá continuar.
Fonte: Diário do Povo

sexta-feira, junho 21, 2013

Copa das Confederações pode ser cancelada


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, foram vaiados durante a abertura da Copa das ConfederaçõesOs protestos nas ruas das cidades brasileiras exigem que a Fifa passe a negociar com seleções para que se mantenham na Copa das Confederações. Por lei, a falta de garantias de segurança pode fazer o torneio ser cancelado.

Isso é o que está estipulado na Lei Geral da Copa e que permite que, se o país sede não der sinais de que tem como garantir a segurança de delegações e torcedores, além de funcionários da Fifa, o evento pode ser simplesmente suspendido. Nesse caso, um seguro bilionário seria acionado.

Ao Estado, a assessoria de imprensa da Fifa garante que o debate do cancelamento da Copa não ocorreu por enquanto e que essa possibilidade não foi debatida entre a entidade e os organizadores da competição. O Comitê Organizador Local também insistiu que, até as reuniões do final do dia de quinta-feira, essa possibilidade não foi colocada sobre a mesa.

Uma decisão que poderia mudar o rumo do torneio, porém, seria uma declaração por parte do governo de que, diante do momento vivido pelo Brasil, não haveria como manter a organização do torneio e sua segurança.

O Estado revelou em sua edição desta quinta-feira que dirigentes da Fifa montaram uma estratégia para tentar blindar a Copa. Mas os acontecimentos tem superado as previsões dos dirigentes que, nos últimos dias, não disfarçam estar perdidos em relação ao que ocorre no Brasil.

Mas cresce a pressão por parte de delegações, da imprensa estrangeira e por parte mesmo de funcionários da Fifa diante da violência. A seleção italiana já se queixou à entidade, preocupada com a segurança de seus jogadores, e quer mais garantias de que não serão atacados. Na quinta-feira (20), foi divulgada a informação de que jogadores espanhóis teriam sido furtados no hotel onde estão hospedados.

Dois carros da Fifa ainda foram atacados em Salvador, enquanto os funcionários foram orientados a não sair mais às ruas vestidos com uniformes da Fifa. A seleção da Nigéria também foi orientada a não fazer passeios turísticos.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, já deixou o Brasil. Mas a entidade insiste que não se trata de uma fuga, e sim de uma viagem para acompanhar o torneio sub20 da Fifa. O governo brasileiro, porém, afirmou que não sabia da viagem de Blatter e que pensava que ele cumpriria sua agenda, com previsão de ficar no Brasil até o final da Copa.

Um eventual cancelamento do torneio representaria perdas bilionárias para o Brasil e para a Fifa. Para cobrir parte desses problemas, a entidade conta com um seguro que teria de compensar milhões em dólares em contratos.

Acidente mata mãe e filha no Piauí

Um grave acidente ocorrido por volta das 18:30h ontem quinta-feira matou mãe e filha, Identificadas respectivamente como Elizabeth de Jesus Oliveira Carvalho (42 anos) e Thalia de Carvalho Oliveira (16 anos).
O acidente aconteceu na estrada que liga Fronteiras a cidade de Caldeirão Grande do Piauí-PI, na altura do bairro Cacimbinhas na cidade de Fronteiras.

Informações iniciais dão conta que um trator que trabalha na pavimentação asfáltica da cidade colheu as vítimas a poucos metros de sua residência. No asfalto ficaram marcas do acidente, inclusive pedaços do crânio e massa encefálica de uma das vítimas.

quarta-feira, junho 19, 2013

Vereador que recebe Bolsa Família diz que só ganha R$ 30,00


Cabelo Duro: vereador pode ser cassado por mentirO cruzamento de dados do Cadastro Único de beneficiários do programa Bolsa Família, com base nas informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), identificou a existência de políticos eleitos no Piauí na composição das famílias beneficiadas pelo programa de redistribuição de renda do Governo Federal.

Entre eles, está o do vereador do município de Luís Correia, Sebastião Passos de Sousa, conhecido por Cabelo Duro, eleito em 2012, com mandato que vai de 2013 a 2016.

A família do vereador foi incluída no programa desde junho de 2001, alegando ter renda per capita de extrema pobreza, no valor de R$ 30 mensais. O vereador, a esposa e os quatro filhos recebiam o valor de R$ 198 por mês.

No parecer social datado do dia 22 de maio, assinado por uma assistente social, é narrada uma visita domiciliar em que a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fez à residência do parlamentar, localizada na comunidade de Baixa das Pedras.

A assistente social diz que “ficou comprovado que a família não possui perfil para ser beneficiada pelo Bolsa Família, tendo renda familiar de R$ 3.121 por mês, e possuir ocupante de cargo eletivo em sua composição familiar, o que caracteriza omissão de dados ou prestação de informação falsa”.

A gestão municipal do Programa bloqueou o benefício enquanto a irregularidade era comprovada e depois foi solicitado o cancelamento total dos pagamentos.

No último dia 12 de junho, o procurador do município de Luís Correia, Mauro Monção da Silva, protocolou denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o vereador na Câmara Municipal, solicitando que o mandato de “Cabelo Duro” fosse cassado.

Entre as acusações está a de inserir declaração falsa em documento público, induzindo uma entidade de direito pública de assistência social em erro, mediante meio fraudulento.

O promotor destaca que desde janeiro de 2009 o vereador recebe um salário de R$ 1200 em cargo de comissão de Assessoria de Engenharia na Secretaria Municipal de Infraestrutura de Luís Correia, durante a gestão do ex-prefeito Francisco Araújo Galeno.

Sebastião Passos recebeu o benefício até março de 2013. No registro do programa constava o nome da esposa, Maria do Socorro Fontenele Costa, como responsável familiar pelo cônjuge. Mauro Monção cita ainda como supostos crimes praticados pelo vereador falsidade ideológica e estelionato qualificado.

“O processo de cassação de mandato pode acontecer por conta da conduta incompatível do denunciado com a dignidade da Câmara”, diz o promotor em seu despacho, que solicita ainda a instalação de uma Comissão processante, formada por três vereadores sorteados, que devem determinar os atos e diligências para avaliar a solicitação do Ministério Público.

O representante do MP-PI em Luís Correia também ofereceu denúncia ao Ministério Público Federal no Piauí, pedindo que seja instaurado procedimento investigatório criminal para apuração de crime de falsidade ideológica e estelionato qualificado.

Em todo o Piauí, oito mil famílias piauienses, que se encontravam fora do perfil de beneficiário, foram descobertas através de auditoria realizada anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) este ano.

Dilma considera protestos "legítimos"


Acusada de omissão por não se pronunciar sobre a onda de manifestações que acontecem desde a semana passada em várias capitais do país, a presidenta Dilma Rousseff considerou “próprias da democracia” os protestos pacíficos no país. Ele emitiu na tarde de segunda-feira (17) uma pequena declaração por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“As manifestações pacíficas são legítimas e próprias da democracia. É próprio dos jovens se manifestarem”, afirmou Dilma. Ela estava no Palácio do Planalto no momento em que a manifestação se aproximava do Congresso Nacional. Em seguida, Dilma deixou o prédio. Cerca de 5 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, participaram do protesto em Brasília, que incluiu até uma subida ao teto do prédio do Congresso.

Já o presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou por meio de nota que o “Congresso Nacional reconhece a legitimidade de manifestações democráticas [...] desde que as instituições sejam preservadas”. Ele informou que, pessoalmente, deu ordens à Polícia Legislativa para “em nenhuma hipótese” usasse de violência para conter os manifestantes. Renan afirmou ainda que o Congresso estará sempre aberto “às vozes das ruas”.

Leia a íntegra da nota do presidente do Congresso

Nota à população

O Congresso Nacional reconhece a legitimidade de manifestações democráticas como as havidas hoje, desde que as instituições sejam preservadas. Pessoalmente dei ordens à Polícia Legislativa para que não reprimisse a manifestação popular e que em nenhuma hipótese usasse de violência, mantendo apenas a ordem necessária. O Congresso Nacional continuará aberto às vozes das ruas e recolherá todos os sentimentos das manifestações a fim de encaminhar soluções no que lhe couber, como não poderia ser diferente em um ambiente democrático.

Senador Renan Calheiros
Presidente do Congresso Nacional 

segunda-feira, junho 17, 2013

Ex-prefeito do PI condenado a devolver R$ 40 mil desviado dos cofres públicos

ChicoO juiz da 1º Vara federal da Seção Judiciária do Piauí, Francisco Hélio Camelo Ferreira condenou o ex-prefeito do Município de Uruçuí, Francisco Donato Linhares de Araújo Filho, o Chico Filho, a devolver R$ 40.448,21 aos cofres público, além do pagamento de multa no valor de R$ 6 mil por irregularidades na gestão do SUS – Sistema Único de Saúde no município.
A condenação inclui ainda o ex-secretário de Saúde de Saúde do Município, Ernani Pires Filho, e o Diretor do Departamento Financeiro e de Pessoal do Município de Uruçuí no período de de junho a dezembro de 2006, Antônio Soares dos Santos. Os réus também tiveram suspensos os direitos políticos e estão proibidos de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais por um prazo de cinco anos.

Colisão deixa duas pessoas mortas na BR-343 entre Teresina e Altos

Duas pessoas morreram na madrugada de ontem domingo (16) após a colisão de dois carros na BR-343, entre Teresina e Altos (PI). O acidente deixou os veículos totalmente destruídos.

A colisão aconteceu por volta de 4h da manhã, após o posto da Polícia Rodoviária Federal em Teresina. No acidente, morreram Luis Ferreira da Costa Júnior e Nayla Geovana Sales da Silva, 16 anos, natural de Altos.

Os corpos das duas vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal, de Teresina, onde parentes aguardam a liberação para velório e sepultamento. O condutor do outro veículo teria ficado ferido, mas ainda faltam informações precisas sobre seu estado de saúde.

Casal morre ao cair do quinto andar quando fazia sexo


Corpos ficarm próximos um do outroQuando o prazer passa os limites, e a fúria desesperadora do sexo faz com que as pessoas percam completamente suas consciências e sem muitas informações em respeito ao incidente, mas porém o fato real conta que o acontecido foi com um casal asiático.


Os mesmos estavam supostamente fazendo sexo selvagem na janela de seu apartamento no 5 º andar e como as coisas esquentaram, o casal perdeu o equilíbrio e caiu para a morte.


Os dois corpos nus dos asiáticos ficaram expostos ao solo na frente ao prédio em que os mesmos estavam cometendo o ato sexual. Isso são apenas algumas das muitas coisas bizarras que acontecem por esse mundo afora.
 
Fonte: Agencias

sábado, junho 15, 2013

Mais de 100 toneladas de peixes morrem em açude no semiárido no Piauí

Oficialmente as causas ainda são desconhecidas. Falam-se e rebaixamento brusco do nível de oxigênio na água. Mas até agora de concreto mesmo só que desde o início da semana já morreram em torno de 100 toneladas de peixes do projeto de piscicultura desenvolvido em tanques-rede na barragem de Bocaina.

“Nosso engenheiro de pesca está fazendo as avaliações para trazer um resultado mais concreto para que a gente tenha uma certeza das causas dessa redução do nível do oxigênio”, falou o membro COAPI (Cooperativa Aquícola da Região de Picos), João Francisco da Luz, acrescentando que o prejuízo calculado é de R$ 800 mil reais.

Ainda segundo o piscicultor, os peixes mortos eram da espécie tilápia. Ele informou que a mortandade atingiu todos os 650 tanques-rede mantido pelo projeto de piscicultura. As estimativas apontam que os piscicultores tenham perdido cerca de 80% da produção.

quinta-feira, junho 13, 2013

Juíza de Beneditinos marca data para ouvir testemunhas no processo que pede a cassação de mandato do prefeito

Drº Aarão Cruz Mendes, Prefeito reeleito de Beneditinos
A juíza eleitoral da Comarca de Beneditinos, Lygia Carvalho Parentes Sampaio, designou a audiência para ouviras testemunhas no processo que pede a cassação do mandato do prefeito de Beneditinos.
A Ação de impugnação de Mandato Eletivo tem como impugnante a coligação “Agora é a vez do Povo” e como impugnado o prefeito eleito Aarão Cruz Mendes e seu vice Roseiton Almeida.
O despacho da juíza foi publicado no diário oficial do TRE e audiência para oitiva das testemunhas do impugnante e do impugnado do referido processoestá marcada para o dia 26 de junho, às nove horas.
Foi determinada ainda a Intimação dos envolvidos, cientificando-os de que as testemunhas arroladas deverão comparecer à audiência independentemente de intimação.

"Cafezinho": edital prevê R$ 375 mil de gasto com lanche de senador


O Senado publicou edital que prevê gastos de R$ 375 mil para abastecer por um ano o chamado "cafezinho do Senado", localizado no plenário da Casa, e que serve lanches para senadores, assessores e convidados.

O edital prevê a compra de 2.000 pacotes de biscoito, mais de 8.000 frascos de adoçantes, 4.800 quilos de presunto e queijo, 2.000 pacotes de pão de forma, além de 2.000 litros de leite, chás e sucos, entre outros itens.

Os gastos com o lanche dos senadores e seus convidados têm custo mensal previsto de R$ 31,2 mil.

Depois de procurado pela Folha, o Senado informou que vai "readequar" o edital porque há "divergência" entre o atual contrato que está em vigor e a última compra, feita no ano passado.

O valor do edital de 2012 foi de R$ 212,8 mil e o Senado informou que até agora já gastou R$ 126,3 mil com a compra de produtos.

Por isso, segundo a Casa, o novo edital será reavaliado embora o resultado do pregão já tenha sido divulgado.

Na Câmara, os deputados pagam pelo lanche consumido dentro do "cafezinho" do plenário desde que a Casa terceirizou o espaço e o cedeu para uma empresa do ramo alimentício.

No edital do pregão, o Senado justifica os gastos ao afirmar que são itens de "primeira necessidade para uso diário", que vão garantir o "bom desempenho das atividades" dos senadores.

A despesa ocorre em meio à reforma administrativa anunciada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que promete uma gestão de "eliminação de desperdícios".

Em maio, a Folha revelou que o Senado mantém serviços como funcionários para fazer check-in e despachar malas dos senadores no Aeroporto de Brasília.

CADEIRA

O Senado também pretende desembolsar R$ 13 mil para comprar uma cadeira de rodas ao senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Aos 90 anos, ele é suplente do ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência), que se afastou da Casa há um ano para assumir o cargo no governo federal.

O edital de compra determina que a cadeira tenha seis rodas, assento com elevação elétrica e dois motores.

Segundo o Senado, o pregão ainda não foi homologado oficialmente porque o senador está "testando a praticidade" de uma das cadeiras motorizadas compradas pela instituição, que são utilizadas por visitantes.

Renan também determinou a troca dos três carros que servem a Presidência da Casa por modelos mais novos, que serão alugados mensalmente por R$ 16,8 mil.

O presidente do Senado chegou a autorizar o aluguel de um modelo blindado para servi-lo, mas depois recuou da medida.

Segundo o Senado, os carros estão em uso há mais de 10 anos e a Casa optou por alugar os veículos para não gastar com oficina.

Após 38 anos a população pedindo, Governo do Estado recupera estrada no norte do Piauí

Governo inicia mais uma obra de construção de estrada no PiauíO Governo do Estado do Piauí através do DER - Departamento Estradas e Rodagens, começou na Segunda-feira (10) a recuperação da PI-114 que liga as cidade de Cabeceiras do Piauí e Campo Maior.
Antiga aspiração popular a estrada foi asfalta pela primeira e única vez na metade da década de 1970 no Governo de Alberto Tavares Silva.

A obra, que está sendo financiada pelo BNDES e visa a recuperação total dos 53 quilômetros do trecho que compreende o Bairro Flores, em Campo Maior, até a cidade de Cabeceiras e custará aos cofres públicos do Estado cerca de R$ 8 milhões.

A recuperação a rodovia estadual teve início em Campo Maior com a retirada do asfalto antigo. Os técnicos da Reconcret, empresa responsável pela obra, afirmam que após a retirada do asfalto será feita a terraplanagem e depois a pavimentação com o novo asfalto

quarta-feira, junho 12, 2013

José Serra dá aval à Sílvio Mendes sair do PSDB e ser candidato

O ex-governador José Serra (PSDB) confirmou ontem (11), em entrevista ao Jornal do Piauí por telefone, que o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) terá seu apoio irrestrito numa candidatura ao governo do Estado em 2014, mesmo que Sílvio saia do ninho tucano.
A declaração foi dada por telefone, no momento em que os dois conversavam. Sílvio foi até São Paulo (SP), especialmente para ter a conversa de aconselhamento com o líder tucano.serra
Serra deixou Sílvio Mendes a vontade para sair do PSDB e costurar as alianças que irão compor a candidatura ao Palácio de Karnak. “Sílvio melhor do que ninguém sabe o que faz. O importante é que ele tenha uma base política. Conheço Sílvio do tempo em que eu era ministro da Saúde e ele o melhor secretário municipal de Saúde do país. Foi um ótimo prefeito e ele vai saber fazer alianças porque não se ganha eleição sem alianças. Ele tem toda liberdade para fazer isso. Darei apoio a ele para governador em qualquer circunstância, independente de questões de natureza partidária”, afirmou José Serra.
O ex-governador comentou ainda a queda da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas. Segundo ele, a queda deve-se aos problemas que o governo vem enfrentando, como a demora na condução de obras, o aumento da inflação que reflete direto no custo de vida das pessoas. “Que essa queda faça com que o governo possa trabalhar melhor porque senão quem perde somos nós”, declarou.
Ao ser questionado sobre seu destino político para 2014, Serra assegurou que tratará apenas no ano que vem. “Estarei presente no processo eleitoral e o que farei exatamente em termos individuais veremos ano que vem”, finalizou.

Deputada Ana Paula é denunciada à Justiça Federal por desvio de verbas

ana paulaA deputada estadual Ana Paula Mendes Araújo de Carvalho (PMDB-PI) foi denunciada à Justiça Federal por desvio de recursos públicos oriundos do Ministério da Saúde. A ação é referente ao período em que parlamentar foi prefeita do município de Sebastião Leal.
A ação movida pelo Ministério Público Federal aponta que, durante o segundo mandato de Ana Paula à frente do município, foram contratados e pagos serviços para implantação de sistemas de abastecimento de água. No entanto, apenas 20,13% das obras foram executadas.
Relatório da Controladoria-Geral da União no Estado do Piauí mostra que o contrato foi firmado com a empresa Mágila Construtora LTDA, de propriedade de Antônio Sobrinho da Silva – também denunciado pelo MPF.
Os serviços destinados aos povoados Campo Alegre, Cabeceira, Penha e Corrente foram contratados por meio de dispensa de licitação, tendo em vista a decretação de situação de emergência na região.
Apesar de a Mágila Construtora LTDA ter recebido R$ 104.988,78 em verbas federais, houve apenas a execução parcial do objeto do convênio. Além disso, a prestação de contas não foi enviada ao Ministério da Saúde.
Laudo produzido pela Polícia Federal no Piauí constatou que das quatro localidades contempladas, apenas em Corrente está funcionando o abastecimento de água, mas com um poço que não foi aberto com a utilização de recursos vinculados ao convênio com o Ministério da Saúde.
O mesmo documento da PF relata que as lavanderias e chafarizes construídos estão em completo abandono, situação semelhante a dos reservatórios das localidades Canto Alegre, Penha e Cabeceira.
A ação penal do MPF pede a condenação da deputada Ana Paula por crime de responsabilidade. “Tendo sido ela a signatária do contrato de execução de obras, há indício suficiente de sua participação no desvio da verba, tendo em vista que omitiu-se ao não fiscalizar a obra e fazendo pagamentos por serviços não realizados”, procurador regional da República Ronaldo Albo, autor da denúncia.
O pedido de recebimento da ação será analisado pela Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

quinta-feira, junho 06, 2013

Brasil terá 350 milhões de linhas de celulares em 2018

Nos próximos cinco anos, o número de linhas de celulares em uso no Brasil deve crescer dos atuais 265 milhões para 350 milhões. A previsão, da Ericsson, foi divulgada junto com a edição 2013 do Mobility Report, o relatório anual sobre internet móvel e telefonia celular no mundo da empresa.
O relatório traça um retrato interessante da telefonia celular e da internet móvel no mundo. Pelas contas da Ericsson, o planeta já tem 6,4 bilhões de linhas de celulares. O número equivale a mais de 90% da população mundial.
Mas só 4,5 bilhões de pessoas realmente possuem celular, já que muitas usam mais de uma linha – especialmente na Europa e na América do Sul. No Brasil, há 1,3 linha por habitante, segundo a Anatel. Já na Índia apenas 56% da população têm celular.
O Brasil foi o quarto país onde o número de linhas mais cresceu no último ano. O país ativou cerca de 5 milhões de novas linhas, atrás da China (30 milhões), da Índia (10 milhões) e da Indonésia (também 10 milhões). Em 2014, já haverá mais linhas de celulares do que pessoas no mundo. Em 2018, serão 9,1 bilhões de linhas.
O relatório mostra que os smartphones já estão ultrapassando os celulares simples em vendas, algo também apontado pela IDC nesta semana. Cinco anos foram necessários para que a marca de 1 bilhão de smartphones fosse atingida. Mas deve demorar menos de dois anos até que se chegue a 2 bilhões.

quarta-feira, junho 05, 2013

Preso pai que matou criança de um ano a chineladas

A Polícia Civil pediu à Justiça que também efetue a apreensão e determine o recolhimento da mãe da criança de um ano, morta a chineladas pelo pai, no norte de Minas.
Para o delegado do caso, Bruno Rezende, a jovem, que tem 15 anos, também teria agredido a criança e será responsabilizada pelos fatos. O inquérito deverá ser enviado nesta quarta-feira (5) à Justiça.
O pai da menina e principal suspeito do crime, Maicon Douglas Duarte Gomes, de 19 ano, será indiciado por homicídio duplamente qualificado. Já as acusações contra a adolescente também serão consideradas e ela deverá responder pela morte da menina.
Caso a Justiça conceda o pedido do delegado, a mãe da garota, que também é menor de idade, será internada em uma instituição de recuperação de menores infratores e aguardar o julgamento da Justiça.
Sofia Gabriele de Jesus, de um ano e um mês, foi espancada até a morte com um chinelo de borracha no dia 27 de maio por ter irritado o pai com choro.

Mulher fica com faca enfiada no rosto após ser agredida pela irmã

Cleidiane Carvalho Santos, que reside em Itinga (MA) mas estava a passeio na casa do pai, em Carolina (MA), deu entrada no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) na noite de sábado (1º), após ser agredida pela enteada do pai, com quem conviveu por muito tempo como irmã.
Segundo informações divulgadas no Imirante, Cleidiane foi atingida com um golpe de faca na face, na altura do olho esquerdo, e arma ficou cravada no crânio dela.
A cirurgia de alto risco para a retirada da faca durou cerca de duas horas.
Cleidiane perdeu a visão, mas pela habilidade da equipe médica, não perdeu o olho esquerdo.
Ela continua internada no hospital, em observação.

Jumento provoca acidente com cinco universitários na BR 316

Um veículo modelo Golf, de cor vermelha, placa número OEH-7626 de Teresina-PI, colidiu com um jumento e acabou saindo da pista com cinco estudantes da Faculdade R Sá em Picos, região sul do Piauí, na noite desta terça-feira (04/06)
O veículo com os universitários colidiu com um jumento em um trecho da BR-316, próximo ao bairro Belo Monte, em Picos, o que fez com que o veículo saísse pista e colidisse com uma árvore na margem da estrada.
No momento da colisão, o airbag do carro não funcionou, o que deixou a condutora do veículo com lesões no tórax. Outra estudante chegou a ficar presa dentro do carro e teve que ser socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros.
Os estudantes foram atendidos no hospital municipal de Picos.
As fotos são do Agora Ed.
AL1
jum

Trecho de via pública de Teresina é negociado por R$ 8 mil no Facebook

Área pública à venda pela internet. Uma página de negócios na rede social Facebook anuncia a comercialização por R$ 8 mil de ­­trechos da calçada e da pista da Avenida Maranhão, via que liga as zonas Sul e Norte de Teresina.
A área em questão fica às margens do Rio Parnaíba e é conhecida pela concentração de lavadores de carro.
A oferta foi publicada na noite de segunda-feira (03) na página “Piauí Negócios – Vendas, Compras e Trocas de mercadorias e/ou serviços”. Nela, um homem identificado como Danilo Rocha oferece a área onde atualmente funciona o “Speed Car”.
O negócio parece atraente. Pelo valor de R$ 8 mil o comprador leva o direito de explorar o ponto e os equipamentos próprios para a atividade. Entre eles: uma bomba para captar água do rio, mangueiras, aspirador de pó e uma tenda.
O vendedor ressalta também a localização do posto. “Posto em funcionamento, com sombra em todo entorno, área com 5 metros de calçada, tendo espaço para vários jogos de mesa, área para lavagem toda concretada recentemente, espaço para quatro carros”, descreve.
anuncio
Na “Piauí Negócios” Danilo Rocha assegura que tem “autorização para funcionamento”.  Ao ligarmos para o vendedor, se passando por uma pessoa interessada no posto de lavagem, perguntamos detalhes do negócio.
O vendedor reafirmou ter documentação em seu nome que lhe autoriza a explorar a área. “Não é invasão”, tranquilizou em conversa por telefone. Disse ainda que a forma de pagamento dos R$ 8 mil é negociável e que a atividade é lucrativa.
“Se você tiver um pessoal bom [lavadores], por semana tem como pegar uns 50 carros”, orientou. Em meses de bom movimento, disse Danilo, é possível apurar cerca de R$ 2.500.
Atualmente, a atuação dos lavadores de carro da beira do rio não é disciplinada. O superintendente da SDU/SUL, vereador Edson Melo, nega a existência de documentos oficiais que cedam áreas públicas para a exploração da atividade em Teresina.
“Não existe documento, não existe dono, não existe nada oficial. Se tem alguma documentação, não saiu do meu gabinete, porque não emiti nada desde que assumi a superintendência”, explicou o gestor, que está há seis meses no cargo.
A SDU/Sul é a responsável administrativa pela área onde o “Speed Car” funciona – próximo ao acesso à Avenida Gil Martins através da Av. Maranhão. Edson Melo adiantou que a Prefeitura de Teresina tem a intenção de pôr o tema em debate, mas não há prazos estabelecidos.

Agência bancária é explodida pela segunda vez em um ano no Piauí


Cinco homens armados invadiram a agência do Bradesco do município de Agricolândia e realizaram duas explosões durante a madrugada desta quarta-feira (5).

Com a explosão, o caixa eletrônico do banco ficou em pedaços, que foram lançados para fora da agência. A informação é de que os assaltantes levaram todo o dinheiro, mas o comandante de Policiamento do Interior, coronel Lindomar Castilho, não confirma. "Os bandidos exageraram nas explosões e a agência ficou totalmente destruída. Pode ser que eles não tenham conseguido roubar o dinheiro", disse.

Vizinhos do Bradesco contaram que viram a quadrilha fugindo em um veículo modelo Pick up. Esta é a segunda vez que bandidos explodem a agência do Bradesco de Agricolândia.