quarta-feira, outubro 31, 2012

Mandu Ladino o único índio genuinamente Piauiense

Nasceu em São Miguel do Tapuio (Altos-PI), era um índio Arani e ficou órfão de pai e mãe aos 12 anos de idade, e que fora recolhido ao aldeiamento cariri do Boqueirão, a 70 léguas de Recife, para estudar e ser cristianizado pelos religiosos da Ordem dos Capuchinhos, logo fora batizado. Sem esconder o ódio aos brancos que haviam exterminado a sua família e seu povo, seu sentimento se tornaria ainda maior quando presencia os mestres que o educavam queimarem os ídolos, vestimentas e outros objetos de adoração de seu povo, após isso, fugiu do aldeiamento e uniu-se a vários indígenas cariris que buscavam o vale do Longá, no Piauí, no meio do caminho foi aprisionado e vendido como escravo para um criador de gado que com o passar do tempo conquista a sua confiança trabalhando muito tempo como escravo-vaqueiro. Como condutor de boiadas, conhece várias tribos da região, até que em uma de suas viagens de rotina, no ano de 1712, se revolta ao presenciar uma índia sendo brutalmente morta por soldados portugueses. Inconformado com essa cena, ele consegue reunir vários índios, retornando ao local, exterminando toda a guarnição militar. A partir daí inicia-se sua fase de liderança indígena.
A revolta
A pecuária desempenhou papel importante na economia colonial, pois além da carne utilizada na alimentação humana, os bovinos também forneciam o couro aproveitado de diversas maneiras, além de servirem como meio de transporte nas zonas mineradoras. Mas uma carta régia de 1701proibiu a criação do gado numa faixa de 10 léguas a partir do litoral, já que as extensas áreas destinadas à pastagem seriam mais lucrativas se utilizadas na cultura de cana, matéria-prima na produção açucareira. Com isso as fazendas de gado se multiplicaram pelo interior, invadiram os férteis terrenos marginais do rio Parnaíba, no Piauí, provocando assim, e mais uma vez, a expulsão das nações indígenas. O movimento iniciou-se pelo assassinato do fazendeiro Antônio da Cunha Souto, pelos indígenas, revoltados com a crueldade dele. A partir daí, o movimento contra os fazendeiros, liderado por Mandu Ladino, da tribo dos Caririsbatizado e educado pelos jesuítas nacapitania de Pernambuco, ganhou fôlego, estendendo-se pelo sertão do Maranhão, do Piauí e alcançando o do Ceará. Muitos portugueses morreram e muitas fazendas foram arrasadas nessas regiões.
Com o auxílio dos aldeamentos jesuítas da região da serra da Ibiapaba, onde predominavam os Tabajaras, os fazendeiros portugueses organizaram uma grande expedição contra os revoltosos. Desse modo, partiu do Maranhão, em 1716, uma expedição chefiada por Francisco Cavalcante de Albuquerque à qual se uniu o Mestre-de-Campo da capitania do Piauí, Bernardo de Carvalho Aguiar. Mandu Ladino, entretanto, logrou escapar a estas forças, que entretanto, chacinaram os Aranis.
O movimento extingui-se com a morte por afogamento, nas águas do rio Parnaíba, do seu líder.

Piauí é preso em São Paulo


É a primeira vez que as autoridades do Estado de São Paulo 
admitem que o PCC está por trás de pelo menos uma parte dos quase 90 assassinatos de PMs ocorridos apenas neste ano. Até agora, o discurso minimizava o papel do crime organizado na atual onda de violência - a Grande São Paulo teve quase 60 homicídios só na última semana de outubro. Ferreira Pinto chegou a acusar a imprensa de "glamourizar" o PCC e de dar importância excessiva à facção - que, para ele, se limita a "30 ou 40 indivíduos que estão presos há muito tempo e se dedicam ao tráfico". O governador Geraldo Alckmin, por sua vez, atribuiu o aumento dos homicídios em São Paulo a "acerto de contas" entre traficantes.

Na prática, a operação em Paraisópolis atacou um dos nervos do PCC em São Paulo. A favela é base da facção para o tráfico de drogas, negócio que constitui 80% de sua renda. É também esconderijo de alguns de seus principais líderes. Um deles, Francisco Antonio Cesário da Silva, o Piauí, chefe do tráfico na região, foi preso em 26 de agosto passado pela Polícia Federal em Itajaí (SC). Embora não admita que o assassinato de policiais militares seja uma ação coordenada do crime organizado, Ferreira Pinto acredita que tenha partido de Piauí a ordem para matar ao menos seis policiais militares. A operação da PM prendeu Edson Santos, o Nenê, considerado o braço direito de Piauí. Segundo o deputado Major Olímpio, ele teria dito aos policiais que a ordem do PCC é matar um PM para cada integrante da facção preso e dois para cada bandido morto. Em junho, escutas da Polícia Civil indicaram que os bandidos em Paraisópolis estavam arrecadando R$ 300 de cada um dos integrantes do PCC, os "irmãos", para os ataques.

Em vista disso, parece claro que, se os agentes de segurança pública tinham alguma intenção de frear a ofensiva do PCC, Paraisópolis era um bom lugar para começar. A demonstração de força foi inequívoca: a PM mobilizou 600 homens da Tropa de Choque e usou 100 carros, 28 motocicletas, 60 cavalos e 1 helicóptero. Em poucas horas, foram presos 8 suspeitos e apreendidos 10 quilos de cocaína e 125 quilos de maconha, além de armas de fogo e munição. No entanto, tal intervenção inevitavelmente cria atritos - moradores reclamaram que não foram avisados com antecedência e se assustaram com os PMs fortemente armados. Em 2009, numa operação semelhante em Paraisópolis, que durou 82 dias, os moradores também se queixaram de abuso policial.

A atual ofensiva, que não tem data para acabar, "é só a primeira de outras que devem ser feitas pela PM para combater a onda de homicídios", disse Ferreira Pinto. Consciente do peso que a atual sensação de violência tem para os paulistanos, Alckmin admitiu que a cidade vive "um momento de maior estresse" e usou a Operação Saturação em Paraisópolis como exemplo de que o governo não está indiferente. Espera-se, no entanto, que a reação das autoridades a esse estado de coisas se revista principalmente de inteligência, e não de mera truculência, com ações de grande impacto midiático, mas de efeitos limitados.

terça-feira, outubro 30, 2012

Homem toca fogo na própria casa por causa de ciúmes da mulher em Alto Longá-PI

O Desempregado Antônio da Cruz de Sousa Nunes natural de Alto Longá conhecido como “DACRUZ” incendiou na tarde do último domingo a própria casa que fica localizada no povoado Timor ante (conhecida como As Mangueiras) no interior de deste município, margeando a PI 233 sentido Beneditinos à Altos, pelo motivo segundo populares Sr. Antônio  e sua Maura natural de Beneditinos foram de uma manhã de lazer no Açude de Beneditinos, Maura teria convidado seu esposo para “ tomar um tibungo” e ele se recursou, então ela passou mergulhar sozinha incomodado o esposo pois mais ele mergulhava mais ele se aproximava de uns rapazes que estava também tomado banho, e houve uma discursão entre o casal, ao retornar para casa os dois foram para casa  do pai de DACRUZ que fica na localidade acima cintada, e por volta das 16 horas ainda enraivado resolveu mandá-la Maura embora e queimar a própria casa e ameaçou se jogar no meio das chamas, o moto taxista Cirilo afirmou que quando percebeu o fogo correu em direção a chave do transformador para desliga-lo pois pensou que tinha um curto-circuito elétrico e ao chegar na casa de DACRUZ pode perceber que a casa tinha sido incendiada pelo próprio DACRUZ.
 
 
CONFIRA AS FOTOS:
 








 

Wilson Martins garante trabalhar em parceria com o prefeito Firmino Filho


Globo Rural mostra a vergonha das estradas do PI

O programa Globo Rural (TV  Globo) de ontem segunda-feira (29) destacou as dificuldades dos produtores de soja do Piauí em transportar o produto pela PI-139.
Os produtores do cerrado piauiense estão na fase final de preparação do solo, aguardando apenas a chuva para iniciar o plantio. A previsão é do estado aumentar em 10% a área de soja na próxima safra.
Em uma propriedade no município de Uruçuí, a 480 quilômetros de Teresina, mais de 600 hectares de terra foram abertos para incrementar o plantio do grão.
O bom preço da soja tem levado os agricultores a caprichar na adubação das lavouras. Na safra do ano passado, uma empresa vendeu 60 mil toneladas de fertilizantes, agora, 85 mil toneladas já foram vendidas e ainda têm as negociações da safrinha, conforme explica Roger Dietrich, gerente comercial.
O agronegócio responde por 10% do PIB piauiense, o que representa R$ 1,2 bilhão. O crescimentoverificado entre os anos de 2002 e 2009 é de 500%, mas enquanto a produção bate recorde, os produtores ainda enfrentam velhas dificuldades.
A rodovia estadual PI-391 está em péssimas condições. O trecho sem asfalto é de apenas 30 quilômetros, mas parece interminável, alegam os caminhoneiros.
A Secretaria de Transportes do Piauí informa que está dependendo de um projeto que está sendo preparado pelo governo do estado para começar a reforma.

Filha de Whitney Houston está grávida do irmão

De acordo com o site americano MediaTakeOut, Whitney Houston vai ser avó duas vezes. Isso porque a publicação garante que a filha da falecida cantora com Bobby Brown, Bobbi Kristina, está grávida do noivo e irmão adotivo, Nick Gordon.
O site ainda afirma que a vida da adolescente é uma bagunça total, e agora com a gravidez então, ficará pior.
Depois da notícia da MediaTakeOut, várias revistas correram atrás da confirmação da notícia. Um representante do pai de Kristina disse que desconhecia a informação, e que portanto, ela não está grávida.
Bobbi Kristina disse em seu reality show esta semana que ela e Gordon estão noivos e que grande parte de sua família não concorda com esse relacionamento.

domingo, outubro 28, 2012

Ex-prefeito Silvio Mendes pode ter o voto anulado


O advogado do PTB Greg Maranhão revelou que a assessoria jurídica do candidato Elmano Ferrer vai pedir a impugnação do voto do ex-prefeito Silvio Mendes pelo fato dele ter votado sem documento com foto.
A legislação eleitoral rege que é necessário a apresentação de um documento com foto para a votação.
O ex-prefeito votou no colégio da rede pública de ensino Darcy Araújo, zona Leste de Teresina, na sessão 148. O detalhe é que trata-se do mesmo lugar onde vota o candidato adversário Elmano Ferrer (PTB). Por isso, quando o Silvio votou pela manhã, os assessores jurídicos de Elmano já observaram aquilo e que consideram uma ilegalidade.

Firmino Filho é eleito prefeito de Teresina

  • O Atual Deputado Estadual Firmino Filho/PSDB foi eleito prefeito de Teresina com 212741 dos votos válidos ou 51,54%, o segundo colocando atual prefeito Elmano Ferrér do PTB com 200062 dos votos válidos ou 48,46%, dos 531138 mil eleitores da Capital foram as urnas 433027 eleitores ou 81,53% contra 98111 que não compareceram, que corresponde 18,47%, já votos nulos e branco foram subsequência 13814, (3,19%) e 6410 (1,48%). Essa é a terceira que Firmino é eleito prefeito da Capital.

Terremoto de 7,7 graus no Canadá tsunami chega ao havai com pouca intensidade


O tsunami gerado pelo terremoto de 7,7 graus da escala Richter que atingiu neste domingo, 28, o litoral noroeste do Canadá, chegou ao Havaí com ondas menores que as previstas, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC).

A expectativa era que as primeiras ondas tivessem dois metros de altura, mas elas foram menores e não superaram o tamanho das ondas de março de 2011, após o terremoto do Japão. Analistas esperam suspender o alerta nas próximas horas.

Segundo Gérard Fryer, porta-voz do PTWC, as ondas produzidas pelo tsunami podem continuar chegando até sete horas depois da primeira frente. Após o alerta, autoridades tiveram pouco mais de uma hora para preparar a população para chegada das primeiras ondas.

Os serviços de emergência se desdobraram no arquipélago e as sirenes de alarme começaram a soar no litoral para pedir aos residentes de áreas próximas ao nível do mar que se refugiassem em zonas altas.

Também foram habilitados centros comunitários e colégios para que as pessoas próximas ao litoral pudessem esperar que passasse o alerta.

sábado, outubro 27, 2012

Acadêmicos e Diocese comemorão 300 anos da Igreja de Santo Antônio em Campo Maior

DIOCESE/ACADEMIA DE LETRAS/PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO
Definitivamente entrará para a HISTÓRIA DE CAMPO MAIOR e do Estado do Piauí, com registros permanentes nos livros da Igreja Católica, a parceria RELIGIÃO E CULTURA, acordo proposto pela Academia Campomaiorense de Artes e Letras-ACALE e, depois de uma longa análise pelo bispo Diocesano Dom Eduardo Zielski, com o Conselho da Diocese e Paróquia de Santo Antônio, com uma COMISSÃO de acadêmicos da Acale, elegeu-se a programação das comemorações dos 300 anos de inaugurada a Igreja de Santo Antônio (12.11.1712/12.11.2012). As comissões aprovaram também a programação das comemorações dos 300 anos de instalação da FREGUESIA DE SANTO ANTÕNIO DO SURUBIM (1715/2015), cuja programação estender-se-a até o ano 2015, com um rico calendário de acontecimentos religiosos, culturais e históricos.
No próximo dia 12 de novembro às 19 horas, as famílias campomaiorenses, os intelectuais do Piauí representando suas Academias de Letras, as autoridades e a comunidade como um todo estarão celebrando a SANTA MISSA, solenidade EUCARÍSTICA presidida pelo bispo diocesano Dom Eduardo Zielski e o Diretor da Catedral Mons Paulo Mateus.
O Presidente da Academia Campomaiorense de Letras,acadêmico João Alves Filho, está designado pelo senhor bispo, para proferir palestra na Igreja Catedral de Santo Antônio, desenvolvendo o histórico sobre os 300 anos da Igreja de Santo Antônio e sua influência na formação da comunidade.
Os acadêmicos das mais variadas Academias de Letras, estão todos convidados e deverão se apresentarem à CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA. em traje esporte fino e o MANTO ACADÊMICO.
 
Fonte: enviado por Dr. Itamar Costa diretor-presidente do ITACOR

segunda-feira, outubro 22, 2012

Dr° Itamar Costa ao visitar Beneditinos relembra os tempos quando era criança e perde provindência das autoridades municipal para recuperar a Praça Benício Melo

O Médico Cardiologista Drº Itamar Costa, diretor presidente do ITACOR visitou Beneditinos no último Sábado 21 para participar da Missa de Sétimo Dia do Falecimento do Ex-Prefeito Adaildo Arêa Leão, e fez recordação dos tempos que foi morador de Beneditinos.
De:Jose Itamar A Costa
Enviada:domingo, 21 de outubro de 2012 15:00:43
Para: valderio fabio (valderiofabio@hotmail.com)

Menino, vivendo em Beneditinos, um terreno de aproximadamente meia hectare, ou seja 5 mil metros quadrados
situado em frente à entrada principal do Mercado Público Municipal, era o cenário e o local de para serem amarrados os
animais aos sábados para a tão tradicional feira, ou seja,
os agricultores e pecuaristas traziam sua mercadorias e levavam os víveres
para o sutento, manutenção de suas casas e principalmente tratar de levar as "CHITAS" e os CAQUI para enfeitar a familia.
Durante a semana era o campinho da meninada e a noite as brincadeiras: rodas, esconde-esconde, cinturanzinho queimado,e principalmente os namoricos. era toda de barro e areia mais existia muito ar para respirarmos e limpeza.

Os anos se passaram e derepente alguém resolve fazer uma "PRAÇA" e como tal tinha o abrigo e eu voltando ao local já adolescente, tomava meus primeiros aperitivos com os amigos(Tetéia, Júlio e Leônidas) estava garantido um bom caldo de carne -com-ovo, feito por Dona Engracia avó do Tetéia 5 h da manhã antes que meus tios (Adaildo eNazareth, os pais do Júlio-Cícero e Alete e Deó e Lidia, genitores do anfitrião).
No último domingo dia 14 de outubro faleceu Tio Adaildo que fora Prefeito de Beneditinos em duas oportunidades. Ontem dia 20 foi realizado a missa de Sétimo dia, ficamos com a tia Nazareth, sentado à porta das rua(velho costume de Adaido) e ao olharmos para a Pracinha e o nosso antigo espaço de peladas e o nosso iniciante abrigo, fiquei comovido: todos os espaços ocupados por Treiller-vendendo bebidas e comida e o velho abrigo -desabrigado, deteriorado, que pena! exclamei para um interlocutor.
O nome do logradoro homenageia um antigo prefeito Benico de Melo.
Prefeito ARÃO, médico, sensível, um autêntico cidadão da terra de São Benedito, faça com que um novo espaço seja criado para alocar aqueles pequenos comerciantes, que precisam vender os seus produtos para suas subsistência. e um dia quem sabe, possamos dizer: "A PRACINHA É UMA HOMENAGEM À BENICIO MELO, MAS A PAISAGEM (O CONFORTO, A LIMPEZA, AS CRIANÇAS A BRINCAR EM SEUS VELOCÍPEDES, OS NAMORICOS) É DO POETA
 
 



quinta-feira, outubro 18, 2012

Deputados baixam o nível: Rios canta para Marlos

Enquanto alguns presos amotinados destruiam a Casa de Custódia - onde se amontoam 830 detentos - em mais uma rebelião, essa liderada pelos presos José Ivaldo Celestino dos Santos, nº 2 do PCC do Nordeste, e Fábio Rener, autor de crimes em vários estados...

Enquanto mais um operário morria soterrado em Teresina, vítima de acidente de trabalho, e o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) cobrava a aprovação pela Câmara Municipal de uma lei para fiscalizar as obras na capital...

... o secretário de Estado da Segurança, Robert Rios Magalhães, sugeria ao prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, que ele tomasse lições de teatro e interpretação com a atriz Adriana Estevez, a Carminha da Avenida Brasil (TV Globo), para aprender "chorar" e sensibilizar a audiência. "Agora chora, chora, o azar foi seu, meu bem, quando eu fui embora", cantarolou Rios.


Danou-se!


O secretário de Segurança pegou pesado, muito pesado, ao revidar as críticas feitas ontem (17) pelo deputado federal e delegado de Polícia Civil Marlos Sampaio, do PMDB, candidato a vice do Elmano Ferrer, no Programa Agora da TV Meio Norte. Rios chamou Marlos de desequilibrado. E no final da entrevista, cantou versos da música de Chico Cesar - Mulher Eu Sei. Até o apresentador ficou vermelho.

Memória

Quem não lembra a letra de "Mulher Eu Sei", do paraibano de Catolé do Rocha Chico César:
Eu sei como pisar
No coração de uma mulher
Já fui mulher eu sei
Já fui mulher eu sei
Para pisar no coração de uma mulher
Basta calçar um coturno
Com os pés de anjo noturno
Para pisar no coração de uma mulher
Sapatilhas de arame
O balé belo infame
Para pisar no coração de uma mulher
Alpercatas de aço
O amoroso cangaço
Para pisar no coração de uma mulher
Pés descalços sem pele
Um passo que a revele

Arre égua!

Mais cedo, na TV Antena 10, Rios lembrou que o hoje senador Wellington Dias (PT), quando era deputado estadual, "chamou o pai dele (Marlos) de ladrão e pediu uma CPI na Assembleia Legislativa para apurar os roubos no Detran... Se alguém chamasse meu pai de ladrão seria me inimigo para o resto da vida e eu não ficaria do lado dele", completou.
Ô balão!

Recebi o e-mail com um texto da Socorrinha do PT. Com pedido de publicação na coluna.
Lá vai:

"O BLOCO DOS BACURAIS E AS OLIGARQUIAS: QUEM SÃO SEUS CÃES DE GUARDAS?

Não poderia ficar calada diante de tantos ataques ao grupo que defende a eleição de Elmano Ferrer quero resgatar alguns fatos e refrescar a memória do povo, que o Firmino e seus aliados acham que tem memoria curta, senão vejamos:

1. OS BALÕES DE FIRMINO: quem não lembra que em 2002 quando o Hugo Napoleão (aliado hoje de FIRMINO) conseguiu da noite pra o dia cassar o mandato do governador Mão Santa (aliado hoje de FIRMINO), Firmino revoltado foi buscar o Mão Santa no aeroporto carregou ele nos braços, o que ninguém esperava é que no outro dia o mesmo Firmino revoltado com Mão Santa e com os ombros incansáveis fosse carregar o governador e interventor Hugo Napoleão nos braços, hoje estão todos aliados.

AFINAL QUEM É MESMO FIRMINO FILHO E SEUS ALIADOS?

2. OS BALÕES DE ROBERT RIOS: quem não lembra que em 2002 o Deputado Roberty Rios dizendo: que apoiava o Wellington Dias por que precisava derrotar o bloco dos bacurais e das oligarquias, derrotar o atraso no Piauí, os mesmos personagens do bloco dos bacurais e das oligarquias (FIRMINO, HERÁCLITO, HUGO NAPOLEÃO) continuam os mesmo. O que ninguém esperava era o deputado Robert se presta ao papel de cão de guarda dos velhos bacurais e das oligarquias derrotadas em 2002, quem mudou o deputado Robert ou os Bacurais? A que interesses se presta o deputado ao romper com o bloco dos aliados? Esse discurso do mais ético, mais preocupado com o povo e seu bem estar é uma grande mentira, por que ele não consegue fechar uma boca de fumo, não controla as rebeliões, não aprofunda-se sobre os fatos que levaram a morte de Fernanda Lages, a quem mesmo Robert Rios está a serviço?

3. OS BALÕES DE LAZARO: quem não lembra que Lazaro fez o mesmo discurso em 2002 de derrotar o atraso dos bacurais e das oligarquias, fez campanha para o W. Dias e até se filiou ao PT, fez a música do Lula – deixa o homem trabalhar. Quando menos se espera ao terminar os governos: estadual e federal Lazaro se desfilia do PT e vai se filiar ao PC do B, e agora em um ato de traição ao PC DO B se une aos velhos bacurais (FIRMINO, HERÁCLITO, HUGO NAPOLEÃO) numa clara demonstração
que de política entende muito pouco, o que gosta mesmo é de poder e das ajudas de custos pelos suas músicas. Como confiar em um artista que se presta a esse papel de cão de guarda das oligarquias e dos bacurais?

4. OS BALÕES DE BETO REGO: como apresentador de programa policial a todo tempo ridicularizava os pobres da periferia, os jovens, os pobres que são marginalizados pelos mesmos bacurais e oligarquias que ele atualmente apoia (FIRMINO, HERÁCLITO, HUGO NAPOLEÃO) sua sobrevivência midiática só existe pela autoflagelação dos pobres e do povo da periferia. Sua campanha foi sustentada pelo PSB para qual agora ele vira as costas, como se os votos que obteve fosse somente dele, como confia em alguém com esse tipo de postura?

5. OS BALÕES DE FIRMINO, PARTE 2 – O Firmino faz um discurso como se nunca tivesse sido prefeito de Teresina, e mais ainda como se nunca tivesse na presidência da republica um presidente, quando ele era prefeito, se apresenta como o salvador de Teresina, mais teve a oportunidade de fazer as grandes obras estruturantes e não fez. Na verdade ele é uma grande mentira para Teresina, se arroga agora como POVO, FALA EM NOME DO POVO, PARA O POVO E PELO POVO achando que o povo tem memória curta. Sua preocupação com o povo é mentira pífia, senão vejam: foi eleito VEREADOR pelo povo, mas não cumpriu seu mandato que o POVO deu, depois foi eleito deputado, deixando para ser candidato a prefeito, e se eleito, situação que não espero, vai deixar a prefeitura para ser candidato a governador, e o povo onde fica? Vai entregar a prefeitura para um menino mimado chamado Rony Lustosa? O povo quando Firmino fala, é o povo dele, o grupo dele, as velhas aves de rapina que sucatearam o Estado com o slogan VIDA NOVA PIAUÍ, que corromperam a câmara municipal de Teresina, a exemplo do senhor Edson Melo. A oportunidade dada pelo povo e, que agora Firmino usa em beneficio próprio e de seus pares, representa bem os interesses de seus amigos, mas nunca os interesses do POVO.


Teresina não merece voltar ao atraso e nem ser governada
pelo bloco da mentira, que dar balão e trapaceia com seus próprios aliados sejam eles políticos e financeiros, imagine com o povo de Teresina. Estes são velhos conhecidos da política piauiense os bacurais e as oligarquias que não sabem viver sem o poder.

Socorrinha Silva, Socorrinha do PT
"

Facebook tem que armazenar 300 milhões de fotos todos os dias

O Facebook está repensando a maneira que armazena dados para lidar com os 7 petabytes de novas fotos que os usuários da rede social carregam em suas páginas a cada mês. Com o número de fotos crescendo, a empresa precisa encontrar maneiras mais baratas e que gastem menos energia para armazenar todas elas, de acordo com o vice-presidente de engenharia de infraestrutura da empresa.
Os usuários fazem upload de cerca de 300 milhões de fotos por dia, ainda mais em ocasiões especiais, disse Jay Parikh, do Facebook, na conferência Structure Europe em Amsterdã, nesta quarta-feira (16). "O Halloween é um dos dias do ano com a maior taxa de carregam de fotos. Vamos chegar a algo em torno de 1 ou 2 bilhões de fotos enviadas em apenas um único dia", disse ele.
Fotos como as tiradas no Halloween logo caem no esquecimento, sem ninguém olhando para elas depois de alguns dias ou semanas, mas "nosso contrato com os usuários é de que não podemos apagar os dados quando não são acessados, temos que mantê-los", disse ele. Isso levou à idéia de colocar as fotos em uma espécie de "arquivo morto", disse Parikh. Para isso, o Facebook pretende construir um novo centro de dados com diferentes tipos de equipamentos de armazenamento, hardware para servidores e rede que consomem menos energia e menos custos do que os centros existentes - tudo isso sem alterar os tempos de resposta dos servidores, disse Parikh.
Mas quão eficiente o Facebook pode tornar seu armazenamento secundário? Quando os custos e o consumo de energia dos centros de dados são reduzidos, o que normalmente acontece é o detrimento da velocidade de acesso. Armazenar dados em fitas, por exemplo, reduz o consumo de energia, mas retarda severamente o acesso aos dados.
A Amazon Web Services está seguindo um caminho intermediário com seu serviço de armazenamento em nuvem Glacier, que lança como uma alternativa para a fita. O serviço é otimizado para dados que são pouco acessados e para os quais várias horas de tempo de recuperação são aceitáveis.
Isso é muito lento para o Facebook, de acordo com Parikh. "Eu não posso ter uma foto que você vá acessar dentro de cinco ou dez anos e mostrar um banner ao usuário que diga ‘Ei, por que não tenta novamente em 24 horas?’ É preciso que isso esteja disponível na hora”, disse ele.
A maioria dos centros de dados usados atualmente são otimizados para utilizar grande quantidade de energia e lidar com tarefas que necessitam de poder computacional grande. A tecnologia de "arquivo morto" do Facebook está pensando no outro extremo, disse Parikh. "Você precisa de muito espaço, mas não de máxima energia", disse ele, acrescentando que tudo sobre o centro de dados precisa ser repensado para lidar com a escala de problemas com que a rede social enfrenta.
Em um alto nível, o FB está trabalhando em um software que irá descobrir como e onde armazenar uma parte do conteúdo na infraestrutura quando ele envelhece, disse Parikh. "Isso significa que as cópias dos dados irão se mover ao longo do tempo e utilizar diferentes peças de infraestrutura, que teremos otimizado para a idade do conteúdo." Algumas das invenções de software permitirão que o Facebook ainda responda rapidamente, mas armazene dados de maneira mais econômica, disse ele.
O armazenamento secundário fará parte da infraestrutura da companhia em um ano ou dois, disse ele. A empresa de Zuckerberg planeja divulgar e compartilhar as partes que acharem relevantes por meio do “Open Compute Project”, uma iniciativa lançada pelo FB para aplicar o modelo de software de colaboração open-source no setor de hardware para centros de dados.

quarta-feira, outubro 17, 2012

2 adolescentes morrem soterrados em queda de barranco em Amarante

Dois adolescentes morreram soterrados na tarde desta quarta-feira (17), enquanto trabalhavam retirando areia de um barranco e transportando para um caminhão, em Amarante, a 160 km de Teresina.
Quatro pessoas trabalhavam no local, mas o desabamento da barreira atingiu apenas os dois adolescentes identificados pela Polícia como J.L.S. de 17 anos e P.H.C.S.S. de 15 anos, ambos do sexo masculino.
De acordo com o delegado de Polícia Civil de Amarante, Tomaz Neto, os jovens estavam em condições de trabalho insalubre, o que é proibido pelo Instatuto da Criança e do Adolescente.
"Estamos abrindo um inquérito, para investigar se realmente os adolescentes estavam trabalhando no momento do soterramento. A perícia já esteve no local e agora começam as investigações", informou o delegado.
Caso seja detectada a ligação de trabalho dos adolescentes, o responsável pode ser condenado por homicídio culposo, quando não há intensão de matar, ou ainda por dolo Eventual, quando a pessoa assume os riscos, mesmo sabendo da possibilidade de acidentes.
 
Fonte: cidadeverde

terça-feira, outubro 16, 2012

Prefeito eleito acusado de promover baderna no Piauí.


As barbáries eleitoreiras em cidades provincianas foram pauta em programas de alarde nacional esta semana, mas em Capitão de Campos, cidade situada na região norte do Piauí, as margens da BR 343, poderia ser um quadro de um programa de entretenimento. TÚNEL DO TEMPO, pois as atrocidades são habituais nas sangrentas ou constrangedoras comemorações destes 4 últimos pleitos em que os integrantes da tradicional família governante se extravasam em ações que ferem a democracia.
Dia 22 de Setembro de 2012 a Família Brígida, perdeu sua matriarca a ex prefeita Edisa Batista, e nem isso, o luto, a dor da perca os deixaram menos revoltosos e partiram para o assédio moral e bullying, uma conduta mais neonazista que democrática.
Precisamente domingo dia 07/10/2012 no divulgar dos vencedores da eleição vigente deu-se início ao tradicional ritual de caça as bruxas já tão redundante nas últimas conquistas políticas do prefeito reeleito, PSD, Moisés Barbosa que direto ou indiretamente, com mais esta conquista sagrará “4 mandatos consecutivos”, não, não é Venezuela, nem Hugo Chaves é Capitão de Campos.
O Candidato de oposição, PTB Edcarlos Costa é o primo pobre da Família Brígida, sua origem humilde e ascensão financeira e intelectual tornou-se uma pedra nos escarpins de muitas damas do clã governante, já que o mesmo, é vereador e fiscal ferrenho da conduta administrativa dos seus parentes. Pleitear a vaga de prefeito em 2012 foi a maior ofensa que um vendedor de pasteis e “dindins” poderia fazer, afinal, na cidade árvore é como a Índia as castas são reais, ainda!
Nem tudo são flores, Edcarlos Costa enfrentou o ceticismo dos capitão de campenses sobre sua conduta como assessor político em outros municípios, mas nem isso o impediu de conquistar 2803 votos e contradizer as apostas de cartório ou de boteco, onde os situacionistas defendiam que ele perderia com uma diferença de mais de 2000 votos para o candidato da máquina Moisés Barbosa, que levou uma vantagem de apenas 954 votos o que deixou neles uma revolta ainda maior…
Na noite desta segunda,08, Moisés Barbosa o prefeito reeleito conduziu seus eleitores numa carreata com pessoas travestidas em referência a personalidades do partido derrotado e foram passar na porta da casa de Edcarlos Costa. Ainda envoltos nas frustrações da derrota, o insulto da carreata, os gestos obscenos, vaias e gritos instigaram os eleitores derrotados a partirem pro ato extremo da reação à ação de insulto, e uma guerra começou. Os candidatos eleito e derrotado foram para o embate verbal e em vão, tetaram conter seus entusiastas… Foguetes foram explodidos no telhado da casa do candidato do PTB, ovos e lixo jogados nos eleitores do PSD e aí constatou-se, que para ambas as condutas, não cabe reciclagem, mas sim reinvenção! 

Leida Diniz investiga ‘picaretagem’ entre o Detran e um instituto do Paraná


O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotora de Justiça da comarca de Teresina, Leida Maria de Oliveira Diniz, instaurou procedimento preliminar investigatório para “apurar possíveis atos de improbidade administrativa, no que concerne a eventual irregularidade manifesta no contrato firmado entre o ITT (Instituto Tecnológico de Trânsito), situado no estado do Paraná, e o Detran-PI”.
O processo foi aberto através da Portaria nº 070/2012, “considerando o Ofício n. 1.784/2012 GAB, oriundo do Ministério Público do Estado do Paraná que encaminha denúncia anônima oferecida à Procuradoria da República do Distrito Federal e encaminhado à Procuradoria de Justiça do Paraná e, posteriormente, à Procuradoria de Justiça do Estado do Piauí”.
De acordo com a Portaria, a “denúncia noticia a respeito de possíveis irregularidades no contrato firmado entre o ITT do Paraná e o Detran-PI”, de acordo com “a necessidade de averiguação, a respeito de possível ofensa aos princípios da Administração que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições”.

Beto Rêgo declara apoio a Firmino Filho


A campanha de Firmino quer tornar o anúncio de apoio de Beto um ato semelhante que deflagrou o segundo turno, ocorrido na semana passada no Sesc (Serviço Social do Comércio), que no cálculo dos tucanos tinha 5 mil pessoas. Beto rompe com a orientação de seu partido, o PSB, e de Wilson Martins, que apoiam Elmano Férrer (PTB).
O vice de Beto Rego, o cantor Lázaro do Piauí também já se debandou pro ninho tucano.

domingo, outubro 14, 2012

Ex-prefeito de Beneditinos Adaildo Arêa Leão morre aos 79 anos

O Ex-prefeito de Beneditinos Adaildo Arêa Leão Costa morreu nesta madrugada de domingo ele foi prefeito do município por duas Legislatura, anos de 60 e 70, seu Adaildo faleceu após longa enfermidade e estava internado no Hospital São Marcos, em Teresina. nos anos 50 foi uns dos responsável pela Independência e Emancipação Política de Beneditinos, é irmão dos exs-prefeitos de Alto Longá Pedro Henrique de Area Leão Costa e de Alberico de Area Leão Costa (in memória)
também era casado com Maria de Nazaré Marques de Area Leão Costa que é irmã de José Marques da Costa pai do médico cardiologista José ITAMAR COSTA, Adaildo no seu governo teve sua marca registrada com umas das mais importantes obra a construção e inauguração da Unidade Mista de Saúde Antônio dos Santos dando mais assistencialismo no requisito saúde.

sábado, outubro 13, 2012

Dr. Itamar Costa anatomia de um filho do Vale do Longá



Autor de um pequeno opúsculo onde, de maneira sucinta, delineia como seria “um hospital de excelência no Céu”, o cardiologista José Itamar Abreu Costa, ou simplesmente Dr. Itamar, como gosta de ser chamado, aproveita para, de maneira singela, prestar homenagem a grandes nomes da medicina, que fizeram da profissão um sacerdócio, uma missão, um Deus. Nomes como o do Dr. Zerbini, realizador do primeiro transplante de coração no Brasil, de quem o Dr. Itamar foi discípulo, amigo e quase um filho, faz parte desse preito.
            Essa pequena obra é a representação quase exata da personalidade de seu autor, um homem que faz da sua vida uma dedicação constante ao oficio da medicina. Diariamente, o Dr. Itamar atravessa horas infindáveis no atendimento a pacientes vitimas de algum transtorno cardiáco em seu hospital, o ITA’COR, localizado na Rua Coelho de Rezende, próximo ao cruzamento com a Avenida Miguel Rosa, no Centro/Sul. Em um final de tarde quente (como são quentes às tardes de Teresina!) de uma sexta-feira de julho, encontramos o cardiologista em seu consultório para a entrevista desse perfil (Do Jornal da Região). Depois de um dia inteiro de intenso trabalho, o médico, de 61 anos, aparentava estar bem disposto e animado. “A minha receita de bem viver é gostar de gente”, ensina.
            O dedicado doutor nasceu em 26 de Dezembro de 1950, na localidade Cruzeiro, no município de Coivaras, mas foi registrado pelo pai, José Marques da Costa, que era comerciante, e achou mais vantajoso que o seu filho tivesse seu registro naquela cidade. Recentemente, ao receber o titulo de cidadão Beneditinense, Dr. Itamar se convenceu da naturalidade diversa, incluindo na lista o município de Pau d’ Arco. “Agora, fechei o cerco, sou cidadão de toda essa região e tenho muito orgulho disso”, afirma.
            Em 1960, ele foi para Teresina morar com uma tia, para dar continuidade aos estudos, iniciados em Beneditinos, onde estava desde os sete anos, sempre com supervisão de sua mãe, Francisca Rodrigues Abreu Costa, muita rígida quando o assunto era a educação do seu filho. Em 1963, os pais decidem ir morar em Teresina e acompanhar o filho, que estava tendo alguma dificuldade nos estudos, sendo obrigado a fazer o curso primário em oito escolas diferentes da capital.

            Com a orientação de sua mãe, o menino Itamar sempre foi muito bem à escola, o e era um dos primeiros da classe. Após o primário, ele fez o ginásio no Colégio Desembargador Antônio Costa e o cientifico, ele fez no Liceu Piauiense.  “Eu queria cursar medicina, mas naquele tempo, em 1970, eram poucas vagas aqui em Teresina, e eu foi reprovado, isso me causou uma grande revolta, porque eu havia dedicado aquele ano para estudar”, conta.
            A revolta do Dr. Itamar se deve ao fato de ele ter sido reprovado em física, uma matéria que ele tinha bastante afinidade e estava capacitado a ser aprovado. Por causa disso, ele foi para Belém do Pará, onde fez vestibular para e vou aprovado em medicina.  Antes do termino do curso, ele partiu para São Paulo, com o intuito de especializar-se em Cardiologia, empolgado com algumas coisas dessa área da medicina, como criação do eletrocardiograma, por exemplo.
            Em Julho de 1977, desembarca em São Paulo, a cidade dos nordestinos, onde, levado por uma serie de boas coincidências, tem felicidade de encontrar, e se tornar amigo do Dr. Zerbini, o maior expoente da cardiologia da América Latina. “Em São Paulo eu me encontrei com as melhores pessoas do mundo, porque eu fui em busca de abrir as portas, assim eu encontrei um grego ( de Belém que morava em São Paulo ), que eu não conhecia, chamado Teofanis Constatitis, que foi quem me disse que eu iria fazer Cardiologia com o Dr. Zerbini, o homem do transplante”.
            Em 1980, o Dr. Itamar voltou ao Piauí e tornou se sócio da Clínica Prontocor, onde trabalhou por sete anos. Lá, ele conheceu Edilane, que é filha de Alto Longá, com quem se casou no dia 12 de fevereiro de 1982, e teve três filhas (Patrícia Lorena, Elaine e Luana). Duas das suas filhas, que também são médicas, depois que desfez a sociedade do Prontocor.
            O ITA’COR, inaugurado em 2010, acaba de realizar a 55° cirurgia de coração, o que para o Dr. Itamar é um feito fantástico e importante para sua vida. “Você imaginar que uma pessoa não sonhava com isso e essas coisas foram acontecendo em sua vida isso é algo fantástico, mas eu sempre estou preparado para esses imprevistos”, assegura.
            O Dr. Itamar não se dedica apenas a medicina, apesar da vida corrida e atarefada no hospital, ele encontra tempo para a literatura, uma área que o fascina tanto que o fez ser membro de cinco ou seis academias e o faz sonhar com a Academia Piauiense de Letras, para a qual já concorreu uma vez, obtendo nove votos. “Como eu sou da nascente do Rio Longá, o melhor para mim foi ficar na Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL), da qual sou presidente, hoje, e que me levou a Academia Piauiense de Medicina, me levou a Academia de  Trovas, porque faço minhas trovas, o que me dá crédito a sonhar com a Academia Piauiense de Letras (APL)”.
            O cardiologista tem dois livros escritos: “Teoria Miogênica do Infarto do Miocárdio”, sobre o uso de drogas para diluir o tronco e o livreto “Um Hospital de Excelência no Céu”, que teve muita repercussão, nele, o médico narra o que acontecia com os médicos que faleceram aqui e transpôs para o Céu. “É um livro pequeno, que não é cansativo, para o filho do camarada que foi lembrar que ele não pode ser esquecido”, conclui o Dr. Itamar, um médico e historiador que está o tempo todo tempo ligado em estórias.