sábado, junho 11, 2011

Piauí já cassou 46 prefeitos e realizou 16 eleições suplementares


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) editou hoje resolução marcando eleição suplementar no município de Luzilândia para o dia 24 de julho. O pleito vai escolher o novo prefeito do município, com a cassação e afastamento da prefeita Janaína Marques (PTB), determinada na última quinta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Será a 16ª eleição suplementar desde o pleito municipal de 2008. A Justiça Eleitoral já cassou o mandato de 46 prefeitos.
 
No Piauí ainda estão marcadas mais três eleições que estão sub judice e falta marcar  a data do  novo pleito nos municípios de Antônio Almeida, Esperantina e Caracol. A prefeita de Luzilândia, Janaina Marques (PTB), foi eleita em 2008 com 7.989 votos, o dobro do segundo colocado, seu tio José Marques (PSDB) que obteve 3.896 votos. Janaina teve o mandato cassado por se enquadra na categoria de “prefeita itinerante”, já que em 2008 se elegeu pela quarta vez consecutiva.
 
Desde 2008, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou o mandato de 46 prefeitos municipais acusados de compra de votos, abuso de poder econômico e abuso de poder político. Boa parte deles recorreu à instância superior para se manter no cargo. Muitos ainda estão administrando os municípios por força de liminares, podendo ser destituídos a qualquer momento.
 
Em Luzilândia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Hyran Aguiar (PTB), que teve 486 votos, está administrando o município. Ele permanece no cargo até a realização do novo pleito. Luzilândia fica a 234 Km ao Norte de Teresina, tem uma população de 24.257 habitantes.
 
Em Esperantina ocorre a mesma situação. O presidente da Câmara Municipal, Jânio Aguiar (PSB), também virou prefeito depois que cassaram o mandato do prefeito eleito Francisco Antônio de Sousa (PT), acusado de abuso de poder econômico e político. Jânio era marido da vice-prefeita Soraya Sampaio, também cassada pela justiça eleitoral. O município de Esperantina fica a 174 Km ao Norte de Teresina e tem população de 36.222 habitantes.
 
Chico Antônio, como é conhecido o ex-prefeito, foi eleito com 8.331 votos, derrotando o segundo colocado Felipe Santolia (DEM) que obteve 4.912 votos. A eleição suplementar ainda não teve data marcada. No município de Antônio Almeida, o prefeito Alcebiades Borges (PSDB), também foi cassado por abuso de poder econômico. Ele foi eleito com 1.175 votos, de um eleitorado de 2.705 votos. Alcebíades derrotou Anchieta (PR) que teve 1.135 votos. O município de Antônio Almeida fica a 395 Km ao Sul de Teresina e também ainda não teve data marcada para nova eleição. A data chegou a ser marcada pelo TSE, mas foi suspensa, por um pedido de recurso feito pelo advogado do prefeito.
 
Por ultimo, o TSE confirmou a cassação do mandato do prefeito de Caracol, Isael Macedo Neto (PTB), eleito com 3.188, de um universo de 6.900 votos. O TSE determinou a realização de nova eleição em Caracol, que fica a 605 Km ao Sul de Teresina.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog