quarta-feira, dezembro 21, 2016

Prefeito eleito da Lapa é condenado por fraude e corrupção passiva

O prefeito eleito da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, Paulo Furiati (PMDB), foi condenado por corrupção passiva e fraude a licitação. Os crimes aconteceram, segundo o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), em 2012, quando ele era prefeito da cidade.
A pena dele é de seis anos, 11 meses e 14 dias de prisão em regime semiaberto, mais 30 dias-multa. A condenação do Juízo da Vara Criminal da Comarca foi divulgada pelo MP-PR na terça-feira (20).
A sentença ainda determinou a perda da função pública depois do trânsito em julgado da decisão. O advogado Caio Fortes de Matheus, defensor de Paulo Furiati, informou que entrou com recurso contra a condenação.
"Apesar da própria sentença reconhecer não existir desvio de qualquer dinheiro público, a defesa de Paulo Furiati discorda veementemente da conclusão da decisão proferida no dia de sua diplomação a prefeito da Lapa e confia plenamente que em breve o Tribunal de Justiça declarará sua inocência", diz a nota enviada pela defesa.
Um casal de empresários e uma servidora do município também foram condenados, de acordo com o MP-PR.
Investigações
As investigações do MP-PR, por meio do núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), abrangeram várias cidades. Nestes municípios, um empresário se aproximava de prefeitos e secretários para sugerir projetos.

Conforme o MP-PR, as licitações eram fraudadas e encaminhadas ao empresário, com inserção de condição especial no edital. Então, o empresário devolvia valores de propina aos prefeitos e aos servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog