sábado, março 09, 2013

Morre escritor piauiense Júlio Romão



Faleceu na noite de hoje (09) aos 95 anos de idade o jornalista, escritor e militante politico Julião Romão. Nascido no Piauí, mas é radicado no Rio de Janeiro, onde ganhou cidadania e o nome de uma das ruas do bairro Méier, é detentor dos prêmios Filosofia e João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras (ABL). Recebeu algumas comendas, como o Mérito Cultural Conselheiro Saraiva, no Piauí. Prêmio Cláudio de Sousa, da Academia Brasileira de Letras, com a peça A invasão, e ganhou da UFPI o título de Doutor Honoris Causa.



O senhor Júlio Romão da Silva escreveu 42 livros, alguns populares, outros acadêmicos, um deles é a obra “A Mensagem do Salmo”, uma de suas mais importantes obras, publicada pela primeira vez em 1967, e reeditada por mais três vezes, mereceu aprovação da Lei A. Tito Filho de incentivo cultural da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, da Prefeitura Municipal de Teresina e é leitura obrigatória em universidades do Rio de Janeiro. O livro foi inserido no roteiro do vestibular da UESPI.



Defensor assíduo dos negros dedicou toda sua vida na luta politica junto ao Partido Comunista do Brasil – PCdoB, onde defendeu a luta contra o preconceito racial. Pesquisador na área de etno-linguística indígena, bacharel em Letras, em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia do Rio de Janeiro, para onde foi aos 13 anos tentar uma vida melhor.


A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB/PI, homenageia este grande defensor das classes sociais, o presidente da CTB, prof. Elton Arruda afirma que a luta iniciada por Júlio Romão é um exemplo até hoje para as entidades sociais, “é uma perda muito grande, pela importância, pela coerência e pela ética sempre característica do seu Júlio”. A Central decreta luto de 3 dias, e pretende realizar atividades para homenagem o comunista piauiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog