sábado, novembro 03, 2012

No 1º dia do Enem, 37 alunos são eliminados por tirar foto da prova


No primeiro Enem após a aprovação da Lei de Cotas nas universidades federais, a prova de Ciências Humanas, com 45 questões de múltipla escolha, perguntou sobre Martin Luther King, defensor dos direitos civis dos negros americanos, e sobre o legado dos povos africanos na cultura brasileira. Os estudantes também fizeram 45 testes de Ciências da Natureza neste sábado, 3, entre 13h e 17h30, horário de Brasília.
Amanhã serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e de matemática, cada uma com 45 questões, além da redação. Os candidatos farão o exame entre 13h e 18h30. Mais de 5,7 milhões de pessoas estão inscritas este ano.
O Ministério da Educação (MEC) não registrou incidentes graves no primeiro dia de Enem. Houve queda de energia em um local de prova de Belo Horizonte, por exemplo. A falha durou 20 minutos. O mesmo problema foi detectado em outros dois locais.
As redes sociais foram destaque na prova este ano. O MEC retirou da sala 37 estudantes que fotografaram provas e cartões de resposta e publicaram no Twitter ou no Instagram. Pelas normas do exame, é proibido utilizar quaisquer dispositivos eletrônicos, sob o risco de ser eliminado do concurso.
De manhã, boatos de que o Enem havia sido cancelado ganharam o Twitter. A hashtag #Enem2012Cancelado alcançou o 4.º lugar dos Trending Topics mundiais por volta de 11h. Segundo o MEC, o usuário Chora Minha Nega (@gui_pangua) foi o responsável por espalhar a informação falsa. O dono do perfil, que se identificou como Guilherme, disse ao Estadão.edu que "apenas foi na onda" e também postou hashtags sobre o cancelamento da prova que estavam sendo publicados desde a madrugada. "Não acho justo o MEC me responsabilizar." A Polícia Federal investiga o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog