sexta-feira, dezembro 14, 2012

Bandidos iam pegar, castrar, matar cantor e vender os testículos


O cantor Justin Bieber pode colecionar diversos fãs por todo o mundo. Mas, nem todos gostam do astro pop. Ao menos, foi o que descobriu uma investigação da polícia americana.
Segundo informações do site do jornal britânico ‘The Independent’, a polícia descobriu um plano em que pretendiam capturar, castrar e assassinar o cantor. Além do astro, o plano incluía o seu segurança.
Outras informações publicadas pelo jornal afirmam que o mandante do plano seria um homem chamado Dana Martin, que está preso, e cumpre 978 anos de prisão por estupro e assassinato. Este homem teria contratado dois comparsas para capturarem Bieber na série de shows que o astro realizou em Nova York, no mês passado.
Dana Martin teria obsessão por Justin Bieber, tendo feito uma tatuagem em homenagem ao cantor e prometido pagar US$ 2.500 pelo testículo do astro pop. A polícia descobriu o plano interceptando telefonemas entre os homens contratados para o crime.

terça-feira, dezembro 04, 2012

Piauí tem cidade sem juiz, sem promotor, sem delegado e com violência desenfreada


Parece que o Governo do Piauí não tem conhecimento da situação em que se encontra a Segurança Publica em Santa Filomena, pequena cidade localizada no alto rio Parnaíba, no extremo sul do Estado. A sociedade local, que não se acostumou ainda com os repetidos acidentes de trânsito com vítimas fatais, nem com os sucessivos assassinatos, e cansada de ver tanto descaso, cobra providências urgentes das autoridades, antes que a situação piore e se torne insustentável.
Em apenas uma semana, dois jovens menores de idade perderam suas vidas, talvez por causa dessa ineficiência do aparelho policial. Na noite do último sábado, dia 01 de dezembro de 2012, um jovem conhecido por Jair da Cruz foi atingido por duas profundas furadas que acabaram tirando sua vida. O crime ocorreu no Bar Miracema, situado no Bairro Bela Vista.
Jair Cruz tinha 16 anos de idade, era estudante e alimentava o sonho de se formar, trabalhar, ajudar sua mãe, casar e constituir família. Segundo informações dos familiares, o jovem Jair da Cruz foi brutalmente assassinado pelo também jovem de 17 anos, identificado pelo nome de Jeanes Nunes Machado.
Na tarde do domingo anterior (25/11), outros dois jovens ficaram fortemente feridos em um grave acidente envolvendo uma moto modelo Bros, vermelha, que se chocou violentamente com uma caminhonete L200, de cor branca. O acidente causou a morte de Roger Ferreira Nunes, 16 anos, que trafegava como passageiro.
As cobranças da população se intensificaram após esses trágicos acontecimentos, sem que ninguém dê as devidas respostas para a comunidade, acreditando talvez que essa onda de violência em Santa Filomena – município que passou quase 20 anos sem registrar nenhum caso de homicídio – está ligada diretamente à omissão do Estado e à impunidade.
O quadro se agrava com a constatação da incapacidade da polícia em controlar ou diminuir essa escalada de violência, tendo em vista que a ação isolada de três ou quatro policiais militares é insuficiente para realizar as missões diárias de policiamento repressivo.
O 7º BPM da PMPI está sem viatura e seu comandante não mora em Santa Filomena. Para completar, a instalação do Quartel da Polícia Militar extinguiu (não se sabe os reais motivos) a Delegacia de Polícia Civil, embora o trabalho de uma corporação dependa da ação da outra.
O certo é que Santa Filomena, a 22ª maior economia do estado do Piauí, que está ganhando a implantação/pavimentação da BR-235, mas não conta com Promotor de Justiça, nem Juiz de Direito titulares da Comarca, ainda sofre essa violação diária da ordem pública e parece estar prestes a extrapolar o limite do suportável, se é que já não extrapolou.
A pergunta que se faz hoje em na cidade, é: Onde vai parar essa onda de violência que está acontecendo em Santa Filomena? Pedimos, pois, mais uma vez, a intervenção do secretário Robert Rios e do governador Wilson Martins. Afinal de contas, ou se faz alterações sérias nas políticas de Segurança Pública, ou se chegará ao ponto da inviabilidade da vida.

Escrito por José Bonifácio

sexta-feira, novembro 30, 2012

Prostituta foge assustada com tamanho de pênis de cliente


Uma prostituta foi flagrada fugindo depois que ficou assustada com o tamanho do pênis de um cliente em um hotel na cidade de Mtwapa, no Quênia. Segundo o site "Nairobi Wire" e a emissora de TV "HLN", a mulher permaneceu por 15 minutos no quarto de um turista estrangeiro, mas fugiu quando viu que o homem era bem dotado e tinha pelo ao menos 39 centímetros de pênis.

“Estou nesse negócio há mais de dez anos, mas nunca me deparei com o que eu vi dentro daquele quarto. Esse homem era extremamente bem dotado”, disse a prostituta.

"Se não tivesse fugido, poderia ter morrido ou ter que fazer pontos”, acrescentou. Um outro hóspede fotografou com seu celular a mulher enquanto ela fugiu do hotel.

Dnocs precisa de concurso para não fechar as portas em 4 anos


O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Emerson Fernandes, cobrou  ontem um novo concurso para que o órgão não feche as portas. Segundo ele, 1.600 servidores de um total de 1.700 da autarquia terão idade para aposentar em quatro anos.

“É urgente realizarmos o concurso não só para continuar o trabalho, mas para que os atuais detentores do saber do Dnocs possam repassar para os novos membros o aprendizado”, afirmou.

Fernandes também cobrou maior participação do departamento no Projeto de Integração do São Francisco (Pisf). O Pisf busca assegurar água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semiárida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Das 23 grandes barragens que integram o projeto, 20 delas são administradas pelo Dnocs.

O diretor-geral do Dnocs participou de audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público que discute a reestruturação do órgão e a criação de um mapa estratégico para as ações do departamento. Esse mapa será produzido pelo Grupo de Monitoramento Estratégico (GME) criado pela Portaria 156/12 da autarquia. A audiência foi pedida pelo deputado Eudes Xavier (PT-CE).

O Nordeste brasileiro enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos. O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (27) a Medida Provisória 583/12, que abre crédito extraordinário de R$ 676 milhões para os municípios brasileiros que sofrem com a escassez de chuva, principalmente na região do semiárido nordestino. A MP será enviada para análise do Senado.

Dilma veta mudanças na divisão da renda do petróleo sobre royalties

Depois de sinalizar publicamente a intenção de "respeito a contratos" na análise da lei de divisão dos royalties do petróleo, a presidente Dilma decidiu ontem vetar o artigo do projeto aprovado na Câmara dos Deputados que muda as regras de distribuição desses tributos referentes a campos em exploração.

Com o veto, fica mantida a legislação atual que destina a maior parcela dos royalties dos campos em exploração aos Estados e municípios produtores, como defendiam o Rio e o Espírito Santo.

Pela regra atual, os grandes Estados produtores, por exemplo, ficam com 26,25% dos royalties. Os não produtores recebem apenas 1,76%.

Com isso, saem derrotados os Estados e municípios não produtores, responsáveis pela aprovação do projeto no Congresso que mudava essa divisão da receita. O texto reduzia a parcela dos Estados produtores para 20%.

Quanto às regras de exploração dos futuros campos de petróleo do pré-sal, o governo decidiu manter o que foi aprovado no Congresso. O texto fixa em 15% a alíquota dos royalties no modelo de partilha de produção e define a distribuição desses recursos de forma mais igualitária entre todos os Estados e municípios.

Nesta divisão, os Estados produtores devem ficar com 22% da receita de royalties a ser gerada na exploração dos campos que ainda serão licitados na área do pré-sal. Já os Estados e municípios produtores ficariam com uma parcela maior, de 51%.

O Palácio do Planalto analisava ainda incluir numa medida provisória mudanças na divisão de royalties de futuros campos de petróleo que ainda serão explorados pelo sistema de concessão (fora da região do pré-sal).

Nesta MP, o governo deve incluir dispositivo destinando toda receita dos royalties (União, Estados e municípios) para educação. Com isso, a presidente Dilma quer viabilizar a proposta de investir no setor 10% do PIB (Produto Interno Bruto).

Durante a reunião em que discutiu o assunto, a presidente Dilma voltou a insistir que sua decisão evitaria quebrar contratos e respeitaria o direito adquirido dos Estados e municípios produtores.

Ou seja, seguindo a linha defendida pelo governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), ela optou por não fazer qualquer alteração na legislação atual que destina mais recursos para as regiões produtoras, mas nos campos já licitados.

No caso dos futuros campos, ainda a serem leiloados, Dilma entendeu que a regra da distribuição dos royalties pode ser alterada. Por isso, optou por manter a proposta aprovada na Câmara.

Com a sanção do projeto, o governo vai fazer os primeiros leilões, no segundo semestre do próximo ano, de áreas de exploração de petróleo do pré-sal com base no novo modelo de partilha de produção.

Deputados e senadores de Estados não produtores vão tentar derrubar os vetos. Caso isso ocorra, o governador Sérgio Cabral já avisou que recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal).

quinta-feira, novembro 29, 2012

TRE reprovas contas de candidata no Piauí por usar jumento na campanha


A Justiça Eleitoral reprovou as contas da candidata a prefeita de Colônia do Gurguéia, Liziane Franco (PMDB).
Segundo a oposição, autor da ação, Liziane teria usado um jumento para se deslocar em algumas caminhadas pela cidade durante sua campanha e não teria informado à Justiça Eleitoral de quem era o animal, se dela, ou se havia recebido doação.
A Justiça agora pede explicações para saber de quem é o assinino.

terça-feira, novembro 27, 2012

Sobrinho de Vereador de Beneditinos foi detido por engano em Altos-PI


Na manhã de ontem 25 de novembro aconteceu na cidade de Altos Piauí um assalto à Agência dos Correios, a polícia militar em diligência (Blitz) deteve por engano o mecânico conhecido como Júnior sendo ele sobrinho do Vereador Satora de Beneditinos, Júnior tomou emprestado uma moto de Alexandre residente nas mangueiras interior de Alto Longá para fazer uma viagem comprar peças em Teresina a tarde quando retornava para Beneditinos a moto furou o pneu (câmera) próximo o Posto Leão da Estaca Zero e a borracharia estava fechada retornando à Altos para remedar foi surpreendido pela a polícia que deu voz de prisão e acusando de ser uns dos protagonista do assalto aos Correios  daquele munícipio.  “Os policiais me acusaram de serem uns dos meliantes deram voz de prisão e foram logo me empurrando de cima da moto tentei explicar que eles estavam equivocados mais foi retido para delegacia onde passei á noite preso” relatou Júnior. Após tem passado a noite detido a polícia puxou ficha e como nada constava contra Júnior e depois de perceberem não tinha nada haver com o assalto liberou-o na desta terça feira.

terça-feira, novembro 20, 2012

Deputado afirma que prisão é também para rico e não apenas para "lascado"


Atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e relator da CPI do Sistema Carcerário (que funcionou de 2008 a 2009), o deputado petista Domingos Dutra (MA) discorda da posição do ministro José Dias Toffoli de que só deveriam ir para a cadeia réus que representem perigo para a sociedade, e que sejam violentos. Sem citar colegas do mensalão, Dutra afirmou que “grã-finos” corruptos, além de pagar multa e restituir os cofres públicos, devem cumprir pena de prisão “como os lascados”. Ele acrescentou que é “um constrangimento” falar diretamente dos colegas do PT envolvidos no mensalão.

- Para mim, tem que se combinar as duas coisas. Aquele que tirou dinheiro público da boca das crianças (sic) tirou saúde e educação das crianças, tem que pagar alto e ficar fora da sociedade. Pagar multa, por si só, não é inibidor. Se ele fica solto, vira indústria. Ele vai recuperar o prejuízo e depois obter mais lucro – disse Dutra.

O deputado classificou a declaração do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, sobre a situação dos presídios no Brasil como uma “confissão corajosa”. O ministro, na semana passada, gerou polêmica ao afirmar, no meio do julgamento do mensalão, que se suicidaria se tivesse que cumprir pena em penitenciárias do país.

- Parabenizo o ministro pela confissão de responsabilidade do estado brasileiro pelo inferno carcerário no Brasil. Se a Justiça condenar todos os políticos acusados de crimes de colarinho branco, teremos, Brasil afora, um índice de suicídio de autoridades maior que dos índios caiovás – disse o deputado, em referência à etnia indígena em que é alto o índice de suicídios.
 

domingo, novembro 18, 2012

Bezerra nasce sem as patas dianteiras em fazenda no interior do Piauí


Um caso raro no sertão piauiense. Uma bezerrinha nasceu sem as patas dianteiras. Mas, o amor da mãe é tão grande que ela se abaixa para a vaquinha mamar.

A foto foi divulgada pela servidora do INCRA-PI, Welline Borges, que dá assistência e acompanha a aplicação de Crédito Instalação no assentamento Fazenda Canaã, no município de Lagoa do Sítio, onde vive o proprietário da bezerrinha.

O animal nasceu no último dia 15 de novembro. A deformação nos órgãos geralmente acontece quando há uma falha na formação embrionária conhecida como amelía, que ocorre durante a gestação. Também pode acontecer entre os humanos.


Fonte: PH

Policiais mineiros podem ser os próximos alvos de ataques do PCC


Uma carta contendo uma suposta lista de policiais civis e militares que estariam marcados para morrer por integrantes da facção criminosa paulista PCC (Primeiro Comando da Capital) em Minas Gerais colocou as corporações em alerta ontemsábado (18). A informação foi divulgada pelo presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol) de Minas Gerais, Denílson Martins, através de um documento publicado no site da entidade e que foi enviado ao delegado-chefe da Polícia Civil do Estado, Cylton Brandão da Matta.
Conforme o ofício, o texto teria sido encontrado em uma unidade prisional do Triângulo Mineiro, região que faz fronteira com São Paulo. Nele, o presidente do sindicato pede que seja feito um "contato estratégico com todas as autoridades policiais da região" e também que haja "aplicação nas medidas necessárias para abortamento das ações dessa célula delitiva organizada".

sexta-feira, novembro 16, 2012

Estudantes jovens tentam refundar partido símbolo da ditadura militar


Extinta há mais de 30 anos com o fim do bipartidarismo no Brasil, a Aliança Renovadora Nacional (Arena) pode voltar à ativa nas mãos de jovens e com uma cara "nova". O estatuto e o programa do novo partido foram publicados no Diário Oficial da União na última terça-feira (13), cumprindo um dos passos burocráticos para o registro da legenda.

A Arena foi fundada originalmente em abril de 1966 dentro do sistema de bipartidarismo imposto pelo regime, que extinguiu outros 13 partidos que existiam antes. Enquanto a Arena sustentava o governo militar, fazia oposição no Congresso o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O partido elegeu todos os presidentes que se candidataram pela legenda, de Costa e Silva (1967-1969) a João Figueiredo (1979-1985). Foi extinto junto com o MDB em novembro de 1979, no processo de redemocratização que permitiu a abertura de novos partidos. Do MDB surgiu o PMDB; os remanescentes da Arena foram o antigo PDS (atual PP) e a Frente Liberal (atualmente DEM).

Nos anos 70, enquanto os militares estiveram no poder, o país viveu o chamado "milagre econômico", com altas taxas de crescimento econômico. No âmbito político, o período foi marcado por perseguição aos opositores do regime, com a violação de direitos humanos e políticos e a adoção de práticas como censura prévia da imprensa, tortura e assassinatos.

Para fugir da repressão do Estado, políticos, militantes, artistas e pessoas de vários outros setores da sociedade buscaram exílio em outros países. Estima-se que mais de 420 pessoas foram assassinadas ou dadas como desaparecidas durante o período de exceção. Em maio deste ano, foi instalada a Comissão da Verdade, com o objetivo de apurar os crimes cometidos no período.

Valores e ideologia
Segundo sua idealizadora, a estudante de Direito Cibele Bumbel Baginski, 23 anos, a nova Arena rechaça a possibilidade de atrair grupos extremistas, com tendências fascistas ou neonazistas, por exemplo. Ela conta que o grupo já teve de aturar alguns tipos com "propostas absurdas", mas que, aos poucos, acabaram se afastando.

"Não viemos flertar com o totalitarismo. Nosso partido não é uma seita. Quem não tem capacidade de dialogar, pode pegar a mala e ir embora. Somos a direita democrática", garante.

O grupo de 144 pessoas, espalhados por 15 estados do país, diz querer promover o retorno da "verdadeira direita" ao cenário político brasileiro. A nova Arena defende o resgate de valores que consideram esquecidos, como o conservadorismo e o nacionalismo, um partido que defenda o Estado "necessário" e o direto à propriedade, por exemplo.

No programa da nova Arena, constam propostas como a privatização do sistema penitenciário; a abolição de qualquer sistema de cotas raciais, de gênero, ou condições "especiais"; a aprovação da maioridade penal aos 16 anos; o retorno ao currículo escolar de disciplinas como moral e cívica e latim; a retomada do controle de estatais fundamentais à proteção da nação; e o reaparelhamento das Forças Armadas.

Estudante na Universidade de Caxias do Sul (UCS), sediada no município de mesmo nome, é Cibele Bumbel Baginski quem assina como presidente provisória do partido o estatuto e o programa da nova Arena.

"Queremos implementar mudanças na sociedade de forma gradual, ordeira e com estabilidade. Propomos um jeito de fazer política com convicção, com propostas e focado na resolução dos problemas dos país. As pessoas querem solução e não discussão", argumenta.

O objetivo é erguer um partido assumidamente de direita. Para os neo-arenistas, há um espaço que precisa ser preenchido entre as 30 legendas atualmente existentes. "Politicamente, a direita brasileira é um horror. Não existe. Tem vergonha de se assumir. É a única direita que se vende para a esquerda", opina Cibele.

De acordo com o estatuto, a nova Arena "não coligará com partidos que declaram em seu programa e estatuto a defesa do comunismo, bem como vertentes marxistas". Caberá a um órgão chamado de Conselho Ideológico, entre outras tarefas, aprovar as correntes e tendências que venham a se formar internamente, além de "fiscalizar, e se necessário intervir, em todos os órgãos do partido". Esse conselho, a instância máxima, será formado formado por nove pessoas, das quais cinco serão membros permanentes e vitalícios.

Mobilização
A publicação no Diário Oficial é uma das etapas para a criação do partido. Após a sigla adquirir personalidade jurídica, os fundadores irão pleitear o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para isso, devem reunir 491 mil assinaturas de eleitores (0,5% dos votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados) de pelo menos nove estados (um terço do total) – o grupo já tem de 40 a 50 mil, diz Cibele.

"A partir de agora é que vamos mobilizar nossos núcleos regionais para essa tarefa. Acredito que até meados de 2013 isso esteja pronto, e o partido apto a concorrer nas eleições de 2014", planeja Cibele.

Natural de Porto Alegre, a estudante reside em Caxias do Sul há cerca de quatro anos. O gosto pela política, diz ela, vem dos pais, um casal de comerciantes. A ideia de fundar uma legenda nova surgiu a partir de discussões entre colegas universitários e amigos sobre o modelo de partido ideal. Os debates se espalharam pela internet e encontraram adeptos em outros estados. Em junho, o grupo decidiu levar a proposta adiante e deu início aos trâmites burocráticos.

A proposta inicial não era ressuscitar a extinta Arena – o nome só foi escolhido depois, em votação, por sugestão de outra fundadora. A presidente da nova Arena não teme críticas pelo fato de o nome do partido estar associado à ditadura militar. Ela argumenta que o partido atuava dentro das leis da época e que os crimes cometidos durante o regime de exceção partiram das pessoas que controlavam o Estado e as instituições, não do partido.

"Não acho que seja algo ruim. É algo que ou você gosta ou você não gosta", diz Cibele, que cita o desenvolvimento econômico durante o período do regime militar como saldo positivo. "O país estava precisando de uma sacudida. Sem isso [o regime militar], o Brasil não seria o que é hoje", defende.

Autora de um livro de contos de publicação independente, que assina como Lady Baginski, a jovem que exibe um piercing nos lábios foge do estereótipo de conservadora. Ela conta que, por suas convicções políticas, já sofreu agressões verbais públicas no meio universitário, que considera “doutrinado” pelo pensamento marxista. Diz que cultiva amizades e consegue dialogar com pessoas de ideologias opostas.

O que era
Segundo o verbete do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, organizado pelo CPDOC/FGV, a Arena foi um "partido político de âmbito nacional, de apoio ao governo, fundado em 4 de abril de 1966 dentro do sistema de bipartidarismo instaurado no país após a edição do Ato Institucional nº 2 (27/10/1965), que extinguiu os partidos existentes, e do Ato Complementar nº 4, que estabeleceu as condições para a formação de novos partidos. Desapareceu em 29 de novembro de 1979, quando o Congresso decretou o fim do bipartidarismo e abriu espaço para a reorganização de um novo sistema multipartidário".

O que será
De acordo com o estatuto publicado no Diário Oficial da União, a nova Arena é um partido que "possui como ideologia o conservadorismo, nacionalismo e tecno-progressismo, tendo para todos os efeitos a posição de direita no espectro político; devendo as correntes e tendências ideológicas ser aprovadas pelo Conselho Ideológico (CI), visando a coerência com as diretrizes partidárias. A Arena, em respeito à convicções ideológicas de Direita, não coligará com partidos que declaram em seu programa eestatuto a defesa do comunismo, bem como vertentes marxistas".

O que defendem os novos arenistas
- Privatização do Sistema Penitenciário.
- Abolição de quaisquer sistemas de cotas raciais, de gênero, ou condições "especiais".
- Aprovação da maioridade penal aos 16 anos.
- Retorno ao currículo escolar das disciplinas de Educação Moral e Cívica e Latim.
- Ensino da História do Brasil e História Geral sem ênfases tendenciosas doutrinariamente e com abrangência de todos os continentes, e não somente alguns.
- Defender o Estado Necessário
- Retomar o controle de todas as empresas estatais que são fundamentais à proteção da Nação.
- Reaparelhar as Forças Armadas, tirando-a de seu sucateamento e parco efetivo.
Fonte: g1

Tio de deputada do Maranhão acusado de mandar matar advogado é preso em Teresina


Acusado de ser o mandante do assassinato do advogado Almir Silva, há cerca de quatro anos, no município de Barra do Corda, estado do Maranhão, o empresário Norman Gonçalves Sá, tio da deputada estadual maranhense Priscilla Sá, foi preso na noite ontem quinta-feira, 15, quando jantava num restaurante fino de Teresina com alguns amigos.

A prisão foi efetuada pelo policial maranhense Leidval da equipe da delegada regional Bernadete que o monitorava há vários meses, mas precisavam ter certeza de que se tratava do acusado porque sua fisionomia estava bastante modificada, apresentando-se muito mais esbelto do que quando deixou Barra do Corda e exibindo uma longa cabeleira pintada que o deixava praticamente irreconhecível à distância.

O empresário não resistiu à prisão, realizada na metade da noite desta quinta-feira e, em seguida, foi levado à Central de Flagrantes de Teresina onde foi autuado por falsa identidade. Em Barra do Corda, segundo informação obtida por este repórter às 10 horas da manhã de hoje, existe uma grande expectativa quanto a seu depoimento.

Declaração de inocência

Pouco tempo depois da morte do advogado, a Polícia Civil do Maranhão conseguiu identificar e prender o executor do crime. Ele confessou a autoria e revelou ter sido contratado pelo empresário Norman Sá, que logo em seguida deixou Barra do Corda, mas antes gravou um vídeo em que se declara inocente e atribui o crime a familiares do prefeito do município.

O delegado de Pedreiras, Edmar Cavalcante, informou que no momento da prisão o acusado estava com documentos em nome de uma pessoa de Barra do Corda, que a polícia ainda vai investigar.

O julgamento do pistoleiro, que teria sido contratado pelo empresário, teve que ser adiado por motivos ainda não esclarecidos.

Cientistas dizem que Teresina já foi mar à 270 milhões anos atrás


Novos fósseis encontrados no Parque Nacional da Floresta Fóssil comprovam que Teresina já foi coberta pelo mar na Era Paleozóica,  há cerca de 270 milhões de anos. A descoberta dos estromatólitos, fósseis formados em águas marinhas rasas ou em lagoas de água salgada, foi feita por uma equipe de paleontólogos, na semana passada.




De acordo com o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Juan Cisneros, a equipe estava fazendo o reconhecimento da Floresta Fóssil quando encontrou os novos fósseis. "Encontramos cinco ou seis estromatólitos e colhemos algumas amostras para análise em laboratório", explicou Cisneros.




As amostras foram levadas para laboratórios da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e da UFPI, instituições que participam do projeto, juntamente com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "A partir das análises poderemos identificar o tipo de estromatólito que encontramos", ressalta o pesquisador.


O projeto, financiado pelo CNPq, existe desde o final de 2010 e se estenderá por mais um ano. Para Juan Cisneiros, a descoberta é importante para a história do Estado. "É necessário que as autoridades se conscientizem de que a Floresta Fóssil precisa ser protegida", destacou.


Fonte: cv

Fumaça que sai de caverna assusta moradores em Assunção do Piauí


 Um fato inusitado tem despertado a atenção de moradores do município de Assunção do Piauí, que fica a 280 km de Teresina, capital do estado. Há cerca de um mês tem saído uma fumaça estranha de uma fenda que fica um morro localizado na comunidade Brejinho a cerca de 4 km da sede do município.

Como ninguém sabe ao certo do que se trata o tal fenômeno, surgem várias especulações sobre o que poderia está acontecendo naquela localidade, entre elas, fatos relacionados a profecias que afirmam que o “fim dos tempos” deverá acontecer em 21 de dezembro próximo. Segundo moradores mais antigos da região, o local serviu de abrigo para os primeiros habitantes da região e é cercado de mistérios.

O assunto tem sido tratado intensamente nas redes sociais, principalmente no Facebook de moradores da cidade e lugares vizinhos.
O local está recebendo inúmeras visitas de curiosos e é fato comum entre todos que o fenômeno não se trata de um incêndio ou algo parecido e que estaria vindo de um lugar próximo da superfície, o que fez surgir uma teoria que o local pode se tratar de um vulcão em atividade. De acordo com informações de alunos que moram no lugar a fumaça libera um cheiro muito forte de enxofre. O local já está sendo chamado de “Vulcão de Assunção” e “Purgatório”.

Autoridades da cidade solicitaram uma equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), para fazer uma vistoria no local e apontar o que poderia ser a tal fumaça misteriosa.


Qualidade das águas que banham o Cânion do Rio Poti é avaliada


Em um lastro de extensão de aproximadamente 140 km, dez dos mais importantes poços do cânion do rio Poty foram escolhidos para que suas águas fossem analisadas por uma equipe de técnicos da Fundação Nacional de Saúde-FUNASA. Tal intuito visa conhecer diversos parâmetros, dentre os quais a potabilidade e turbidez desses longos, estreitos e, por vezes, profundos corpos hídricos de superfície, a exemplo do “Poço da Pedalta”, “Poço da Casa de Pedra”, “Poço do Canalão”, “Poço do Curral de Pedra”. A pesquisa de campo aconteceu entre os dias 6 e 11 novembro em curso, abrangendo 05 municípios: Novo Santo Antônio, Castelo, Juazeiro do Piauí e Buriti dos Montes.

Segundo informações da FUNASA, os resultados da pesquisa estarão disponíveis até dezembro vindouro, a qual em muito contribuirá para a efetivação sustentável das políticas públicas e empreendimentos privados que venham a ser investidos naquele magnífico patrimônio encravado no coração da caatinga. Lá, onde o semi-árido do nordeste brasileiro mais aflige o homem e o meio com secas implacáveis, a natureza nos presenteia com mananciais tão preciosos, repositório inconteste de toda a vida existente em seu entorno.

De certo que tal projeto não teria obtido o êxito alcançado não fosse a união de esforços da FUNASA, em parceria com as prefeituras de Buriti dos Montes e Castelo do Piauí por meio de suas respectivas coordenações de turismo. Louros e apupos devem ser dirigidos a iniciativas como esta.

Fonte: cdp

Acidente com Banda de Forró deixa três mortos e três feridos


Um grave acidente de trânsito vitimou fatalmente três pessoas e deixou outras três feridas na madrugada desta quinta-feira, dia 15. A colisão ocorreu na Avenida Fernando Affonso Collor de Melo, em Rio Largo. Um veículo de passeio teria colidido frontalmente com um muro depois que o condutor teria, supostamente, perdido o controle da direção.

A primeira vítima fatal do trágico acidente ocorrido na manhã de ontem
quinta-feira, dia 15, no município de Rio Largo já foi identificada. Bruna Conceição dos Santos, de 23 anos, morreu antes de receber socorro médico. A informação foi confirmada por um policial civil que teria conversado com a mãe de Bruna através do celular.

A mãe da jovem ligava insistentemente, até que o policial atendeu ao telefone. A descrição da roupa que Bruna estaria usando quando saiu de casa - um vestido verde - batia com os trajes de uma das vítimas fatais. As primeiras informações dão conta que Bruna seria vocalista da Banda de Forró Paixão Proibida.

A confirmação oficial foi obtida minutos depois de o IML emitir nota confirmando, além so nome de Bruna o nome das outras duas vítimas, entre ela um menor de idade: Bruna Conceição dos Santos, 23 anos; Crislaine Luiza dos Santos, 22 anos e Nicollas da Silva, 16.

Entre os feridos, três pessoas deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), conforme nota encaminhada pela assessoria do HGE:

1. Roseane Santos de Castro, de 25 anos:
Paciente sofreu trauma na face e múltiplas escoriações no corpo. Encontra-se na Área Vermelha do hospital e está sendo submetida a exames de imagem. Estado de saúde: estável;

2. Evoneide Gustavo Silva da Paixão, 20 anos:
Paciente sofreu trauma nos membros superiores e escoriações no corpo. Encontra-se na Área Vermelha em estado estável;

3. Elaine Zacarias, 23 anos;
Paciente foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

quarta-feira, novembro 14, 2012

Instituto prevê chuvas em Beneditinos nos próximos 14 dias

O Instituto de meteorologia TEMPO prevê de acordo como seus análises chuvas nos próximos 14 dias em Beneditinos, os estudos do instituto aponta a primeira chuva domingo 18/11 previsto 2,5mm de chuva com tempestade e temperatura minima 25º C e máxima 38º C. Segunda 19/11 tempestade entre 0h e 03h da madrugada e a temperatura minima 25°C e máxima 37°C, previsto 2,7mm de chuva. Sábado 24/11 2,5mm de chuva e temperatura minima 25°C e máxima 36°C. Na segunda 26/11 previsto 4,1mm de chuva com tempestade, temperatura minima 25° máxima 35°C e na terça previsto 1,6mm de chuva com tempestade e a temperatura minima 25°C e máxima 36°C.

domingo, novembro 04, 2012

'Ministro me dará nova chance', diz candidata que deu à luz durante Enem


A candidata Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, que deu à luz momentos antes de prestar prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4), disse ao G1 MS que recebeu uma ligação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Segundo a jovem, o ministro afirmou que ela terá uma nova chance de prestar o exame, e que espera conhecê-la pessoalmente, com o filho, quando estiver em viagem ministerial por Mato Grosso do Sul. "Fiquei nervosa na hora, mas ele me disse que dará uma nova chance", disse a candidata.
Por meio da assessoria de imprensa, o Inep confirmou que o ministro Mercadante entrou em contato com a candidata que ela poderá fazer a prova entre os dias 4 e 5 de dezembro. Estas são as data em que o exame será aplicado nos presídios e unidades socioeducativas no país.
O caso aconteceu em uma escola pública de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Pâmela, que mora com a família em um assentamento rural e cursa o 3º ano do Ensino Médio, conta que não sabia que estava grávida, e que não percebeu qualquer mudança em seu corpo.
"Foi um grande susto para mim, porque sempre tive a menstruação desregulada e tomava injeções de anticoncepcional. Senti muitas cólicas na quinta-feira e fui ao médico, fiz exames mas nem ficaram prontos ainda", diz. A jovem afirma que o pai da criança é o namorado, com quem vive no assentamento rural.
Pâmela relata que, antes de entrar em sala para prestar o exame, começou a sentir fortes dores e pediu para ir ao banheiro. Lá, instintivamente começou a fazer força até que sentiu a cabeça do bebê. A estudante gritou por socorro logo foi atendida por uma técnica de enfermagem, que a auxiliou. Minutos depois chegou a ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), que levou mãe e filha para o hospital da cidade.
De acordo com o Samu, a central foi acionada por volta das 11h40 (horário de MS) pelo diretor da escola. O bebê nasceu sadio, com 3,05 quilos, e se chamará Everton.

Candidata de 17 anos dá à luz em local de prova do Enem


Uma adolescente de 17 anos que prestaria a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4) em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, deu à luz um menino momentos antes de entrar em sala de aula. De acordo com o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), a central foi acionada por volta das 11h40 (horário de MS) pelo diretor da escola onde o exame seria aplicado. O parto foi feito dentro do banheiro da escola.
Segundo o Samu, uma técnica de enfermagem que estava no local da prova fez os primeiros procedimentos de socorro. Mãe e criança foram encaminhadas de ambulância ao hospital da cidade e, de acordo com a instituição, passam bem.

Fonte: g1

Virgindade de meninas índias são compradas no Amazonas a R$ 20

No município amazonense de São Gabriel da Cachoeira, na fronteira do Brasil com a Colômbia, um homem branco compra a virgindade de uma menina indígena com aparelho de celular, R$ 20, peça de roupa de marca e até com uma caixa de bombons.
A pedido das mães das vítimas, a Polícia Civil apura o caso há um ano. No entanto, como nenhum suspeito foi preso até agora, a Polícia Federal entrou na investigação no mês passado.
Doze meninas já prestaram depoimento. Elas relataram aos policiais que foram exploradas sexualmente e indicaram nove homens como os autores do crime.
Entre eles há empresários do comércio local, um ex-vereador, dois militares do Exército e um motorista. 
As vítimas são garotas das etnias tariana, uanana, tucano e baré que vivem na periferia de São Gabriel da Cachoeira, que tem 90% da população (cerca de 38 mil pessoas) formada por índios.
Entre as meninas exploradas, há as que foram ameaçadas pelos suspeitos. Algumas foram obrigadas a se mudar para casas de familiares, na esperança de ficarem seguras. 
M., de 12 anos, conta que "vendeu" a virgindade para um ex-vereador. O acerto, afirma a menina, ocorreu por meio de uma prima dela, que também é adolescente. "Ele me levou para o quarto e tirou minha roupa. Foi a primeira vez, fiquei triste."
A menina conta que o homem é casado e tem filhos. "Ele me deu R$ 20 e disse para eu não contar a ninguém."
P., de 14 anos, afirma que esteve duas vezes com um comerciante. "Ele me obrigou. Depois me deu um celular."
Já L., de 12 anos, diz que ela e outras meninas ganharam chocolates, dinheiro e roupas de marca em troca da virgindade. "Na primeira vez fui obrigada, ele me deu R$ 30 e uma caixa com chocolates."
Outra garota, X., de 15 anos, disse que presenciou encontros de sete homens com meninas de até dez anos.
"Eu vi meninas passando aquela situação, ficando com as coxas doloridas. Eles sempre dão dinheiro em troca disso [da virgindade]."

P. aceitou depor na PF porque recebeu ameaças de um dos suspeitos. "Ele falou que, se continuasse denunciando, eu iria junto com ele para a cadeia. Estou com medo, ele fez isso com muitas meninas menores", afirma.
Familiares e conselheiros tutelares que defendem as adolescentes também são ameaçados. "Eles avisaram: se abrirem a boca a gente vai mandar matar", diz a mãe de uma menina de 12 anos. 

sábado, novembro 03, 2012

Senador quer vereadores de graça, nas cidades com até 50 mil habitantes


O fim do pagamento da remuneração de vereador em municípios com até 50 mil habitantes é o objetivo de proposta de emenda à Constituição (PEC) em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país.

Além disso, a PEC limita o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal.

“Estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores”, argumenta o senador.

Com essa medida, acredita ele, os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo “em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional”. Portanto, para o senador, serão selecionados candidatos comprometidos com a ética, o interesse público e o desenvolvimento local.

O senador avalia que a proposta, se aprovada, trará um impacto positivo para os cofres públicos dos pequenos municípios. Ele lembra que o número de vereadores no país pode superar a marca de 59 mil nas eleições de 2012. Quase sete mil a mais do que o número de eleitos para as câmaras municipais em 2008, o que representa, conforme assinala Cyro Miranda, “um aumento significativo nos gastos públicos municipais”.

Na justificativa da PEC, o senador também lembra que a própria Constituição Federal permite aos vereadores ocupantes de cargo público acumular outras funções no caso de compatibilidade de horários. Cyro Miranda ressalta ainda que, na maioria dos municípios, os vereadores reúnem-se duas ou três vezes por mês, o que viabiliza a manutenção de outras atividades profissionais por parte desses parlamentares.

A proposta, que tramita no Senado como PEC 35/12, aguarda a designação de relator na CCJ e, se aprovada pela comissão, segue para análise do Plenário.

No 1º dia do Enem, 37 alunos são eliminados por tirar foto da prova


No primeiro Enem após a aprovação da Lei de Cotas nas universidades federais, a prova de Ciências Humanas, com 45 questões de múltipla escolha, perguntou sobre Martin Luther King, defensor dos direitos civis dos negros americanos, e sobre o legado dos povos africanos na cultura brasileira. Os estudantes também fizeram 45 testes de Ciências da Natureza neste sábado, 3, entre 13h e 17h30, horário de Brasília.
Amanhã serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e de matemática, cada uma com 45 questões, além da redação. Os candidatos farão o exame entre 13h e 18h30. Mais de 5,7 milhões de pessoas estão inscritas este ano.
O Ministério da Educação (MEC) não registrou incidentes graves no primeiro dia de Enem. Houve queda de energia em um local de prova de Belo Horizonte, por exemplo. A falha durou 20 minutos. O mesmo problema foi detectado em outros dois locais.
As redes sociais foram destaque na prova este ano. O MEC retirou da sala 37 estudantes que fotografaram provas e cartões de resposta e publicaram no Twitter ou no Instagram. Pelas normas do exame, é proibido utilizar quaisquer dispositivos eletrônicos, sob o risco de ser eliminado do concurso.
De manhã, boatos de que o Enem havia sido cancelado ganharam o Twitter. A hashtag #Enem2012Cancelado alcançou o 4.º lugar dos Trending Topics mundiais por volta de 11h. Segundo o MEC, o usuário Chora Minha Nega (@gui_pangua) foi o responsável por espalhar a informação falsa. O dono do perfil, que se identificou como Guilherme, disse ao Estadão.edu que "apenas foi na onda" e também postou hashtags sobre o cancelamento da prova que estavam sendo publicados desde a madrugada. "Não acho justo o MEC me responsabilizar." A Polícia Federal investiga o caso.

sexta-feira, novembro 02, 2012

Delegado investiga invasão e tortura em chácara de Marcelo Castro




O delegado Menandro Pedro, do 25° Distrito Policial, investiga denúncia de tortura praticada dentro da chácara do deputado federal Marcelo Castro (PMDB). Doze pessoas teriam invadido o local e espancado os caseiros da propriedade do parlamentar, no último domingo (28). "Foi uma sessão de terror", classificou o delegado.
Menandro Pedro explicou que o crime foi cometido porque um morador da chácara vizinha acredita que o filho do caseiro furtou duas bicicletas de dentro da sua propriedade. "Aí, o vizinho juntou 12 pessoas, sendo seis já conhecidos da polícia por crimes na região, e invadiu a chácara de Marcelo Castro. Eles entraram numa Hilux preta. Dois deles estavam armados e disseram que eram policiais", acrescentou o delegado.
De acordo com a polícia, o filho do caseiro, de 15 anos, e outro jovem foram "intensamente torturados" na frente de crianças de idade entre 5 e 6 anos. "O mais cruel é que o rapaz de 15 anos que foi acusado de furtar as bicicletas é doente mental e o outro está com uma deficiência na perna. A tortura foi tanta que eles chegaram a fazer as necessidades na roupa", destacou o delegado. 

Os espancamentos e humilhações foram ouvidas por pessoas das redondezas, que acionaram a Polícia Militar. "O estranho é que quando a PM chegou lá, ao invés de prender a todos, prendeu apenas a vítima, que passou horas sendo torturada e não sei por que foi presa. O jovem defiente mental foi levado em estado grave para o HUT e depois transferido para o HPM. Ainda hoje ele está internado", ressaltou Menandro.
O delegado acrescentou que enviará um ofício ao comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, solicitando explicações sobre o caso. "Também vou enviar para a Coordenadora da Central de Flagrantes para saber se foi feito algum procedimento lá. Quanto ao jovem que está internado, já foi feito exame de corpo delito", contou.
Já foram ouvidos seis depoimentos e na próxima semana o delegado pretende começar a ouvir os policiais que atenderam a ocorrência. "Ainda estamos investigando, mas todos os depoimentos colhidos confirmam a história", explicou.

Menandro disse ainda que recebeu um telefonema do deputado Marcelo Castro na quinta-feira (1). "Ele falou que está horrorizado com o acontecido. Estamos fazendo o possível para prender os culpados", finalizou.


Fonte: cidadeverde

Escrivã de polícia do Ceará mandou matar advogada do Piauí


Depois de quatro meses de investigação, a polícia civil divulgou ontem quinta-feira (1º) a identidade da suspeita de ser a mandante do crime que vitimou a advogada Maria Danielle Ximenes, de 52 anos, em junho deste ano. Danielle era piauiense natural do município de Campo Maior, a 84 quilômetros de Teresina, mas residia a muitos anos no Ceará.
Segundo a polícia, o crime foi encomendado por Regina Lúcia de Amorim Gomes, de 54 anos, escrivã da delegacia do Bairro São Cristóvão, em Fortaleza, e candidata derrotada a vereadora do município de Horizonte, na Região Metropolitana.
Durante as investigações, a pedido da polícia, a Justiça concedeu um mandado de prisão contra Regina. Na quarta-feira (31), ela se apresentou na delegacia de capturas, no Centro. Ainda não existe previsão de quando ela será transferida para o presídio feminino Auri Moura Costa, em Itaitinga. Ainda segundo a polícia, Regina tinha interesse em uma ação judicial, a herança de um ex-companheiro, onde a advogada Danielle Ximenes defendia a outra parte.
De acordo com as investigações, Regina contratou um amazonense de 33 anos para executar o crime. O suspeito tem três mandados de prisão por homicídios no estado do Amapá e continua foragido.
Maria Danielle Ximenes foi assassinada com três tiros, dentro de seu escritório, no Bairro Cidade dos Funcionários, na manhã do dia 23 de junho deste ano. De acordo com a polícia, por volta de 9h, Danielle recebia um casal de clientes em seu escritório, quando foi surpreendida por um homem armado, que disparou três tiros contra a advogada. Os tiros atingiram o ombro direito, a mão e o tórax de Danielle. O assassino fugiu numa motocicleta. A advogada chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital.

Fonte: Diario do Nordeste

quinta-feira, novembro 01, 2012

Por que Igrejaa celebra o dia de FINADOS


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. 
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

quarta-feira, outubro 31, 2012

Mandu Ladino o único índio genuinamente Piauiense

Nasceu em São Miguel do Tapuio (Altos-PI), era um índio Arani e ficou órfão de pai e mãe aos 12 anos de idade, e que fora recolhido ao aldeiamento cariri do Boqueirão, a 70 léguas de Recife, para estudar e ser cristianizado pelos religiosos da Ordem dos Capuchinhos, logo fora batizado. Sem esconder o ódio aos brancos que haviam exterminado a sua família e seu povo, seu sentimento se tornaria ainda maior quando presencia os mestres que o educavam queimarem os ídolos, vestimentas e outros objetos de adoração de seu povo, após isso, fugiu do aldeiamento e uniu-se a vários indígenas cariris que buscavam o vale do Longá, no Piauí, no meio do caminho foi aprisionado e vendido como escravo para um criador de gado que com o passar do tempo conquista a sua confiança trabalhando muito tempo como escravo-vaqueiro. Como condutor de boiadas, conhece várias tribos da região, até que em uma de suas viagens de rotina, no ano de 1712, se revolta ao presenciar uma índia sendo brutalmente morta por soldados portugueses. Inconformado com essa cena, ele consegue reunir vários índios, retornando ao local, exterminando toda a guarnição militar. A partir daí inicia-se sua fase de liderança indígena.
A revolta
A pecuária desempenhou papel importante na economia colonial, pois além da carne utilizada na alimentação humana, os bovinos também forneciam o couro aproveitado de diversas maneiras, além de servirem como meio de transporte nas zonas mineradoras. Mas uma carta régia de 1701proibiu a criação do gado numa faixa de 10 léguas a partir do litoral, já que as extensas áreas destinadas à pastagem seriam mais lucrativas se utilizadas na cultura de cana, matéria-prima na produção açucareira. Com isso as fazendas de gado se multiplicaram pelo interior, invadiram os férteis terrenos marginais do rio Parnaíba, no Piauí, provocando assim, e mais uma vez, a expulsão das nações indígenas. O movimento iniciou-se pelo assassinato do fazendeiro Antônio da Cunha Souto, pelos indígenas, revoltados com a crueldade dele. A partir daí, o movimento contra os fazendeiros, liderado por Mandu Ladino, da tribo dos Caririsbatizado e educado pelos jesuítas nacapitania de Pernambuco, ganhou fôlego, estendendo-se pelo sertão do Maranhão, do Piauí e alcançando o do Ceará. Muitos portugueses morreram e muitas fazendas foram arrasadas nessas regiões.
Com o auxílio dos aldeamentos jesuítas da região da serra da Ibiapaba, onde predominavam os Tabajaras, os fazendeiros portugueses organizaram uma grande expedição contra os revoltosos. Desse modo, partiu do Maranhão, em 1716, uma expedição chefiada por Francisco Cavalcante de Albuquerque à qual se uniu o Mestre-de-Campo da capitania do Piauí, Bernardo de Carvalho Aguiar. Mandu Ladino, entretanto, logrou escapar a estas forças, que entretanto, chacinaram os Aranis.
O movimento extingui-se com a morte por afogamento, nas águas do rio Parnaíba, do seu líder.