sexta-feira, abril 25, 2014

Prefeito de Aiuaba-CE e seus assessores são presos

Uma operação de combate à corrupção foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPE), em parceria com a Polícia Civil, neste município, culminando com a prisão preventiva do prefeito de Aiuaba, Airton Araújo.
Segundo o MP, também foram presos preventivamente o secretário de Finanças do município; o tesoureiro e um irmão do prefeito que, mesmo sem exercer cargo público, é apontado como controlador das receitas de combustíveis para os veículos do município, configurando-se a usurpação de função pública. De acordo com as investigações, os prefeito e seus assessores são acusados de praticarem vários crimes contra a administração pública como: fraude em licitações, lavagem de capitais, peculato, quadrilha ou bando, desvio de verbas públicas e enriquecimento ilícito.
As investigações, realizadas pelos promotores de Justiça auxiliares da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), tramitam sob segredo de Justiça.
Mandados
Além do cumprimento dos quatro mandados de prisão, expedidos pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) Haroldo Máximo, os promotores de Justiça e os policiais civis também cumpriram sete mandados de busca e apreensão. O desembargador também concedeu a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, bem como o afastamento imediato de todos os envolvidos de seus respectivos cargos.
Depoimentos
O prefeito e os demais envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Assaré, ainda durante a manhã de ontem para prestarem depoimentos.policia2
No início da tarde, a Câmara Municipal convocou os vereadores para uma sessão extraordinária a fim de empossar a vice-prefeita Germana Mendes no cargo de prefeita municipal.
Airton Araújo é cria política do seu primo e ex-prefeito Ramilson Araújo. Desde o início deste ano, a Cidade enfrenta desavenças políticas entre os dois.
Até o final do ano, Ramílson exercia forte influência na gestão do primo, que decidiu romper no início do ano. Brigas e confusões entre as famílias vem ocorrendo com frequência nos últimos meses.
No começo da noite de ontem, surgiram informações nas redes sociais sobre a transferências dos presos para Fortaleza, mas a informação não foi confirmada pela Polícia Civil.
Municípios são investigados
O Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF) têm realizado uma série de operações de combate a corrupção, nos últimos anos nas prefeituras do Estado. Com apoio das polícias Civil e Federal, mandados de prisão, busca e apreensão têm sido cumpridos nos municípios cearenses.
Somente no ano de 2013, quando se iniciou o mandato dos gestores em exercício, 255 pessoas que ocupam cargos de prefeito, secretários, presidentes de câmaras e ordenadores de despesas em geral, tinham dívidas por desvios de recursos que causaram danos ao erário.
Cerca de 200 inquéritos que apuram fraudes diversas cometidas contra a administração pública, instaurados pela Polícia Civil do Ceará estão em andamento. Segundo informações da instituição, as irregularidades mais comuns são relacionadas a processos licitatórios.
Pelo menos, 11 operações contra corrupção foram deflagradas pelo MPE e MPF, em 2013. Em decorrência destas, diversos gestores e ex-gestores foram afastados, presos, tiveram sigilos bancários quebrados e foram condenados a pagar multas. Exemplo disto são o ex-prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Araújo Marques Freire, preso em abril de 2013; o ex-prefeito de Pereiro, Raimundo Estevam Neto, preso em março de 2013; e o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Walter Campos de Araújo, e o ex-vice-prefeito Francisco Moraes Braga foram presos sob suspeita de desvio de recursos, em 29 de maio de 2013.
As duas últimas ações foram desencadeadas pelo MP em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e em Senador Pompeu, a 273 km da Capital. A primeira operação, realizada em 21 de março, resultou na prisão do vice-prefeito e mais 14 pessoas em Maracanaú, por envolvimento em supostas fraudes em licitações na cidade. O gestor foi solto 20 dias depois, após receber alvará de soltura da Vara de Maracanaú.
Já no dia 16 de abril, doze gestores públicos foram afastados dos cargos na cidade de Senador Pompeu, por atos de improbidade administrativa e crimes contra a administração daquele município.
Silvânia Claudino

Repórter

Prefeituras têm até sexta-feira (25) para aderir ao Saúde na Escola

As secretarias municipais de saúde e educação de todo o país têm até sexta-feira (25) para incluir as escolas públicas, inclusive creches e pré-escolas, no Programa Saúde na Escola. No ano passado, 44 mil escolas com maioria de estudantes beneficiários do Bolsa Família fizeram a adesão – 55% do total de 80 mil unidades que participaram. O objetivo do governo federal em 2014 é garantir a continuidade das ações nas unidades atendidas e promover a inclusão de novas instituições. “Esperamos que mais instituições façam a adesão ao programa. Nosso objetivo é fortalecer essa articulação”, afirmou a coordenadora geral de Controle Social e Ações Complementares do Ministério do Desenvolvimento Social e Com bate à Fome (MDS), Juliana Macedo.

Segundo Juliana Macedo, é importante que os gestores responsáveis pelo Bolsa Família nos municípios mobilizem as secretarias de saúde e de educação para ampliar o número de escolas participantes que tenham maior quantidade de alunos beneficiárias do programa de transferência de renda. “Essa articulação é fundamental, pois amplia o acesso dos estudantes beneficiários do Bolsa Família aos serviços de saúde, priorizando crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade social”, avalia.

O Saúde na Escola envolve ações diversas que avaliam as condições de saúde dos alunos, promovem da importância dos cuidados e da prevenção de doenças e ainda capacitam as equipes técnicas que acompanham crianças e jovens. Entre elas, se destacam a avaliação antropométrica, da saúde bucal e ocular e da situação vacinal, informações sobre direito sexual e reprodutivo, prevenção de doenças e de consumo de drogas. As prefeituras que aderem ao programa recebem recursos do Ministério da Saúde para execução das atividades.

Uma novidade do programa em 2014 é que as creches atendidas pelo programa poderão optar por participar do NutriSUS, iniciativa que faz parte do Brasil Carinhoso. Por meio dela, as unidades recebem sachês com vitaminas e minerais em pó, para serem adicionados em uma das refeições oferecidas às crianças. ”Há estudos e experiências comprovando que a inclusão de multivitamínicos na alimentação das crianças nessa faixa etária contribui para o desenvolvimento infantil”, destaca o diretor de Programas do MDS, Marcelo Cabral. Segundo ele, países como Índia e Bangladesh fazem uso, com sucesso, dessa suplementação, que pode suprir a carência de ferro e de outros nutrientes nessa faixa de maior risco.

Para aderir ao Saúde na Escola, o gestor municipal deve acessar o Portal do Gestor da Atenção Básica, no endereço http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab/. Neste ano, o processo de adesão foi simplificado. Ao acessar o sistema, as equipes de saúde e educação encontrarão os dados pactuados em 2013, com atualização do número de estudantes conforme o último Censo Escolar. Esses dados poderão ser mantidos ou alterados, de acordo com a realidade de cada município. No final do processo, haverá um ícone para confirmar a adesão, sem necessidade de anexar o Termo de Compromisso.

Dilma exige solução para Eletrobras-PI

Presidenta da República, Dilma RousseffAo saber do episódio de Palmeirais, senador Wellington Dias (PT-PI) solicitou uma audiência e foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília,  que determinou ao Ministério das Minas e Energia, à Secretaria do Tesouro e a presidência da Eletrobras, a elaboração imediata de um plano emergencial para solucionar o problema da Eletrobras no Piauí", ressaltou Fábio Novo.

O deputado admitiu que os governos não tiveram pernas para acompanhar a demanda decorrente da melhoria da qualidade de vida das pessoas: "Eram 150 mil famílias precisando de energia. Atendemos a 135 mil com o Luz Para Todos. Faltam 15 mil para serem atendidas."

Fábio Novo disse também que as obras do aeroportos demoram, mas já melhoraram. E elogiou o prefeito Firmino Filho (PSDB), pela coragem de não fazer populismo e assinar o decreto de desapropriação. "Enquanto não há como fazer uma aeroporto novo, obra que vai demorar 15 anos, temos que fazer as obras de ampliação. Existem R$ 600 milhões para essas obras”, completou.

quarta-feira, abril 23, 2014

FAMÍLIA Claudino 'arrenda' TV de um deputado investigado

Dentro do prazo máximo de 90 dias, a programação da TV BAND Piauí, afiliada da Rede Bandeirantes de televisão no Piauí, estará oficialmente no ar nos lares dos telespectadores piauienses e da vizinha cidade de Timon, no Maranhão. A instalação da mais nova emissora faz parte de um ambicioso projeto da família Claudino, o grupo empresarial mais poderoso do estado, que pretende no futuro construir o grupo Claudino de Comunicação, que abrangeria uma TV, rádios, jornal e site.

A TV BAND Piauí, que chegou a ser chamada de acordo com informações de bastidores de 'TV Perspectiva', nasce de uma parceria entre o empresário, João Marcelo Claudino, (filho do bilionário empresário João Claudino e irmão do senador João Vicente Claudino), com o empresário da área de Educação, Dalton Leal, que é um dos proprietários do colégio Santa Maria Gorretti, considerado uns dos melhores do estado.

Mas o que tem chamado a atenção com a instalação da nova TV, é que ela passaria a funcionar por meio de uma espécie de arrendamento da concessão do canal 5, no município de Parnaíba, que está no nome do grupo Rádio e TV SCHAPPO LTDA, que pertence ao ex-deputado João Caldas do estado de Alagoas. Para quem não se lembra, em 2002, os negócios do grupo SCHAPPO foram investigados sob suspeita de fazerem parte de um esquema de fraude em licitações de concessões de rádio e TV em todo país. O sinal chegará a Teresina por meio de uma retransmissora em Timon no Maranhão.
grupo tv.jpg
INVESTIGADO PELA PF
Segundo investigação da Polícia Federal, o grupo liderado pelo parlamentar teria utilizado ‘laranjas’ para conseguir vencer a licitação de diversos canais de rádio e TV pelo país. Na denúncia, consta a concessão do canal 5 no município de Parnaíba no Piauí, que agora possivelmente será arrendado aos Claudinos. Segundo denúncia, a Rádio e TV Schappo, por sua vez, está registrada em nome do assessor parlamentar Evandro José Schappo, lotado no gabinete de deputado em Brasília, que recebia por mês pouco mais de R$ 2. 500, ou seja, não teria condições de ser dono de um poderoso grupo de comunicação.
timon.jpg
PAGA-SE CERCA DE R$ 300 MIL
A Polícia Federal investigou o uso de laranjas pelo deputado para conseguir ganhar licitações em todo país. Segundo informações, os empresários João Marcelo e Dalton Leal, responsáveis pelo empreendimento, deverão pagar por mês ao grupo Schappo a quantia de R$ 300 mil pelo arrendamento.
joão caldas.jpg
FAMÍLIA CLAUDINO NA COMUNICAÇÃO
Essa não será a primeira experiência da família Claudino no ramo da comunicação. Segundo informações não oficiais, o bilionário empresário João Claudino teria participação em uma rádio na cidade de Castelo do Piauí e em outro no município de Piripiri, região Norte do estado. Futuramente a família pretenderia lançar um jornal de circulação estadual e um site de notícias.
claudino-1.jpg
RETRANSMISSORA SERÁ O CANAL 12
A reportagem do portal 180graus entrou em contato com Dalton Leal que revelo detalhes do processo de criação da mais nova TV do Piauí. Leal afirma que ele e o sócio, João Marcelo Claudino, já negociavam há muito tempo a criação dessa nova TV. Apesar da confirmação de Dalton Leal sobre a participação do filho do seu João Claudino no empreendimento, a assessoria do Grupo Claudino nega que este seja mais um investimento do grupo, mas não descartou a participação do herdeiro do homem mais rico do Piauí na criação da nova televisão. Com a participação de João Marcelo, mesmo que não seja de forma oficial, a família mais poderosa do estado, conhecida por controlar grandes negócios como o Armazém Paraíba e a Construtora Sucesso, terá agora o comando de uma meio de comunicação de grande abrangência como a televisão. A reportagem do 180graus tentou entrar em contato com o empresário João Marcelo Claudino, mas não obteve resposta.
familia-joao-claudino.jpg
TV JÁ ESTÁ NO AR, EM FASE EXPERIMENTAL
O empresário Dalton Leal informou que a TV já está em fase experimental desde o dia 18 de abril, apenas com a transmissão da programação nacional da Rede Bandeirantes. Em Teresina e na vizinha cidade de Timon, no estado do Maranhão, a programação poderá ser acompanhada pelo canal 12. Já na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, a transmissão será realizada por meio do canal 5. A geradora, estação principal onde será produzido o conteúdo da programação, terá sede na cidade de Parnaíba, com o canal 5. A retransmissora, responsável por transmitir a programação da geradora, ficará localizada na cidade de Timon, com o canal 12 e levará o conteúdo da nova TV até a casa dos piauienses. A sede da empresa ficará localizada na Avenida Walter Alencar, bairro Monte Castelo, em frente a TV Clube, na zona Sul da capital. “A TV já está operando em caráter experimental, apenas com conteúdo nacional da BAND, mas já estamos preparando a programação local totalmente do Piauí. Nesses 30 dias de testes, estamos analisando questões como a qualidade do som e da imagem, que ainda apresentam alguns problemas técnicos. Mas acreditamos que nesses 30 dias será possível resolver todos estes problemas”, disse o empresário.
local.jpg
GRANDES CONTRATAÇÕES SÃO ESPERADAS
A instalação da TV BAND Piauí tem movimento o mundo das comunicações no Piauí e dando vida a muitas especulações sobre como será a grade de programação e de profissionais da nova emissora. Grandes contratações são esperadas para compor o time da nova televisão que nasce com o objetivo de concorrer com grandes grupos que já estão no mercado da comunicação no Piauí há mais tempo. A expectativa dos piauienses é saber se a programação local da TV Perspectiva terá estrutura para seguir o mesmo padrão de qualidade da afiliada nacional, a Band. E se o jornalismo seguirá a mesma linha de programação voltada ao mundo esportivo e ao humor.
programação.jpg

CONTRATAÇÃO DE JORNALISTAS CONHECIDOS
Para garantir a qualidade da programação, a direção da nova emissora tem investido pesado e sondado grandes jornalistas locais. Informações extraoficiais dão conta que o apresentador do programa “Bom Dia” da TV Meio Norte, Ieldyson Vasconcelos, foi convidado para apresentar uns dos programas da nova TV, mas teria recusado a proposta. Funcionários da TV Clube também estariam sendo contactados pela direção do novo canal. A jornalista e apresentadora Vanusa Coelho, ex-TV Meio Norte, também já teria acertado a participação na grade da nova TV. Vanusa Coelho terá a missão de apresentar um programa voltado para o público jovem. O editor de Política do jornal Diário do Povo, Mussoline Guedes, também foi convidado para integrar o time da nova emissora.
os convidados.jpg
BAND RETORNA APÓS FIM DE PARCERIA COM MEIO NORTE
A Band volta à casa dos piauienses depois de quatro anos sem transmissão no estado, desde 2010, quando encerrou o contrato com a TV Meio Norte do empresário Paulo Guimarães. A Meio Norte passou a ter uma programação totalmente local e os telespectadores que queriam assistir aos programas da Band tinham que recorrer a antena parabólica ou a TV por assinatura. Na época do fim da parceria, a Meio Norte sofreu fortes críticas por parte dos telespectadores, que não gostaram nada da ideia de acompanhar apenas uma programação local. Pela rede social Twitter, chegou a ser organizada uma campanha que exigia a volta da Band ao estado.
Fonte: 180graus

quinta-feira, abril 17, 2014

Homem mata a esposa em Morro Cabeça no Tempo e se suicida

Mais uma mulher foi assassinada pelo marido no Piau. Desta vez o fato aconteceu no extremo Sul do Estado, mais precisamente na cidade de Morro Cabeça no Tempo.

O ciúme pode ter sido o motivo do crime. Conforme disse o delegado aposentado Ferreira, no programa Tribuna do Povo, da cidade de Corrente, o acusado utilizou-se de um cacete para matar a esposa, Amanda Rodrigues da Silva, atingindo-a várias vezes na cabeça. “A ação foi tão violenta que o sepultamento foi realizado poucas horas depois e foi antecipado pelas condições da vítima.” Disse o delegado aposentado.

Após ter matado a esposa, o acusado teria arrastado a vítima por longa distancia, até chegar em sua casa, onde carregou a arma, visto que vestígio de material para esse fim foi encontrado em cima da cama do casal e disparado tiro fatal em sua própria cabeça.

Amanda Rodrigues da Silva tinha familiares no Bairro Aeroporto em Corrente. O acusado conhecido como Negão seria da região de Gilbués, mas já morou em Brasília, onde ainda conforme o policial aposentado que falou no programa Tribuna do Povo, pode ter cometido outros crimes dessa natureza e até um assassinato de um policial.