quarta-feira, outubro 23, 2013

Com nova lei do Senado, seis regiões poderão virar cidades no Piauí

O Senado Federal aprovou no dia 16 de outubro o projeto que permite a criação de novos municípios em todo o Brasil. Com a nova lei, as assembleias legislativas do país podem voltar a examinar o tema, que não era discutido há 17 anos. No Piauí, seis grandes bairros e povoados podem virar cidades. Os bairros que fazem parte da região da Santa Maria da Codipi, na Zona Norte de Teresina, poderá ser um deles.
leiA garagem da casa do funcionário público Iramilto Lima, no bairro Santa Maria da Codipi, parece um depósito de água. Sem o abastecimento regular, o jeito foi armazenar o produto em caixas d’aguas e baldes. “Meia noite acordamos para encher os baldes de água. A falta d’água é um problema antigo nesta região”, revelou Iramilton.
A região da Santa Maria da Codipi é formada por mais de 65 bairros e segundo dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80 mil pessoas moram no local.
Para o motorista Evaldo Matos os problemas na área poderiam ser resolvidos se houvesse a municipalização. “Aqui deveria ter uma administração própria, já que a Prefeitura de Teresina não consegue criar órgãos que foram solicitados para estes bairros que sofrem com a falta de água, saúde, saneamento básico e também a segurança”, disse Evaldo.
O projeto aprovado pelo Senado remete a responsabilidade de criar as novas cidades às Assembleias Legislativas que terão que avaliar alguns critérios. Dentre essas regras está o envio de um abaixo assinado com 20% ou mais dos eleitores do local. Também deve ser criada uma comissão parlamentar para analisar o processo de criação, sendo que a região deve ter mais de 8.415 habitantes. Depois da proposta aprovada é necessária a realização de um plebiscito para a população decidir sobre a criação. O projeto também precisar ser sancionado pela Presidência da República.
De acordo com o presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí (AlepI), deputado Antônio Félix, existem seis regiões no estado que poderão ser municipalizadas. “Temos o conglomerado de bairros da Santa Maria da Codipi, em Teresina, o Povoado Lagoa Seca que fica entre as cidades de Esperantina e Luzilândia, o Povoado Brejo em Luís Correia, Povoado Brejo da Onça em São Miguel do Tapuio e a localidade Nova Santa Rosa, em Uruçui. Estes locais poderão virar cidades”, informou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog