Os bispos do Piauí, que compõem o Regional Nordeste IV da CNBB, estão em Aparecida- SP participando da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que tem como tema central "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja". A assembleia é intitulada “Ministros e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja hoje”.
A 50ª Assembleia Geral da CNBB segue até o dia 26 de abril. Dentro da programação acontecerão dois momentos de solenidade. O primeiro, uma homenagem ao jubileu de 50 assembleias gerais realizadas pelo episcopado brasileiro. Um marco que realça a importância que cada um desses encontros teve para fortalecimento da colegialidade episcopal e da animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. O segundo será realizado na última sessão da próxima segunda-feira, 23 de abril, às 18 horas, e será dedicado ao jubileu de 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II.
Além do tema central, os bispos estão trabalhando sobre uma extensa pauta de outros assuntos. Entre eles, destaque a exposição das Comissões para a Amazônia e da Ação Missionária. Estão sendo apresentados relatórios internos
A Assembleia conta com a participação de cerca de 440 bispos, titulares e eméritos, além de representantes de várias entidades ligadas à Igreja, no qual discutem tópicos pastorais de ordem espiritual e temporal, além de problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização.
A Assembleia também apresenta a situação dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e as necessidades de diversas dioceses. O encontro é também ocasião para analisar as Diretrizes do Diaconato Permanente, elaboradas na assembleia de 2011.
domingo, abril 22, 2012
Carro cai da ponte da Tabuleta, uma pessoa morre e três outras ficam feridos
Um grave acidente aconteceu na madrugada de hoje em Teresina. Um corsa classic, de placa LPA 0427, caiu na saída da ponte Nova que liga Timon a Teresina, no bairro Tabuleta, zona sul de Teresina matando uma pessoa e deixando três feridas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que o acidente ocorreu por volta das 2h15 da manhã e matou um homem identificado como Rafael Vila Nova Araújo. Ele estava no carro com duas mulheres que ficaram gravemente feridas e um ferido leve. As vítimas foram identificadas como Solange dos Santos Magalhães, Wislane Bispo dos Santos e Milton Ferreira Passos Júnior, que foram socorridos e encaminhados ao hospital. O corpo de Rafael Vila Nova Araújo foi liberado por volta das 10 horas deste domingo, do Instituto Médico Legal (IML).
terça-feira, abril 17, 2012
Médicos do Paquistão tentam salvar bebê de seis pernas
Médicos em Carachi, no Paquistão, estão lutando para salvar a vida de um bebê que nasceu com seis pernas. A criança nasceu há uma semana e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Fontes hospitalares, que não quiseram se identificar, afirmaram que a criança sofre de uma condição genética rara.
Em uma nota oficial o governo afirmou que "Os médicos estão examinando a criança para planejar o tratamento necessário para salvar a vida do bebê e garantir que ele tenha uma vida normal".
sábado, abril 14, 2012
Decisão judicial aprova mudança de nome de transexual em Ceres, Goiás
Segundo Ana Kely Carvalho dos Santos, a mudança do nome foi um passo mais importante que a própria cirurgia, que está prevista para acontecer no final de 2013, quando termina o tratamento psicológico. “Não estou dando muita importância para a cirurgia. Eu já estou 95% completa. Não fiz a mudança de sexo, mas já consegui o que era o mais importante”, relata Ana Kely.A transexual, que é microempreendedora, afirma já ter passado por vários constrangimentos na rua e no trabalho pelo fato de ter registrado o nome de homem e ter aparência de mulher. “O nome sempre me causou mais constrangimento porque se passar por uma mulher não é fácil”, conta Ana Kely.
Ana Kely, como é chamada por amigos e familiares desde os 15 anos, conta que notou modificações em seu comportamento quando tinha apenas oito anos: “Comecei a notar que meu comportamento era diferente. Eu notei que gostava e sentia desejo por pessoas do mesmo sexo que eu, mas não entendia. Eu pensava: ‘Mas eu gosto de meninos?’. Era estranho porque o certo, segundo a sociedade de um modo geral acredita, seria gostar de meninas”.
Família
Ana Kely tem mais duas irmãs e um irmão. Ela conta que em casa nunca enfrentou problemas por causa de sua condição sexual: “Em casa foi tranquilo, não teve choque, não foi preciso reuniões. Eu sempre fui mais delicada, mais reservada e não gostava de roupas masculinas. Então, tudo aconteceu naturalmente, sem muito exagero”.
Segundo o advogado do transexual, José Barreto Neto, a conquista de sua cliente abre portas para que pessoas na mesma situação consigam mudar de nome: “Ela sofria muito preconceito, sempre sofreu. O nome na identidade já foi mudado e o sexo também será alterado no documento assim que ela passar pela cirurgia”.
Até este sábado (14), Ana Kely ainda não havia dado entrada para os novos documentos, mas afirmou que já está se preparando para realizar o procedimento.
Assinar:
Postagens (Atom)