Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios   (CNM), divulgada no último dia 30 de julho, mostra que entre os 5.241  municípios Brasileiros, apenas 748 adotaram a municipalização do trasinto. A maior parte da frota Brasileira está concentrada nesses municípios, mas o desafio maior é inserir a administração  do trânsito nas cidades menores.
Os dados da pesquisa apontam atualizações sobre o processo de  do trânsito no Brasil, mas a evolução é tímida e revela que muitos não tem o menor interesse em implantar o sistema.  municipalização
Após a integração ao Sistema Nacional de Trânsito, o município   assume a responsabilidade de planejamento,  projeto,  operação e a  fiscalização das vias municipais. Isso significa que o órgão responsável  passa a desempenho tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito. 
Além de apoiar a iniciativa das prefeituras, o  Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI) vem firmando  diversas outras parcerias para estimular a municipalização do trânsito  nos principais e maiores municípios do Estado.  
Aliás, nada mais justo se considerarmos que é nas cidades que o  cidadão efetivamente mora, trabalha e se movimenta, ali encontrando sua  circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão  política. 
A imprudência no transito  mata mais que a AIDS em José de Freitas segundo dados do Ministério da saúde. Uma necessidade urgente na municipalização do transito nesta cidade.  
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
o seu comentário é muito importante para o engrandecimento deste blog